quarta-feira, 30 de setembro de 2015

Prakruti e Vikruti


Depois de algumas pessoas confundirem este dois conceitos e a sua definição vou falar um pouco sobre eles.

Prakruti (também escrito prakriti) e vikruti são dois termos utilizado no Ayurveda que definem o modo de como nos entendemos e nos conhecemos.
Prakruti é a nossa constituição natural, é caracterizado como sendo a nossa constituição da relação mente-corpo-espírito com que nascemos, muitos textos fazem a referência de que é definido no momento da concepção. Neste caso a Prakruti é influenciada pela genética dos pais e também pelo tipo de alimentação da mãe, pelos seus hábitos, em suma pelo seu estilo de vida durante a gestação.
A sua Prakruti pode ser considerado como sendo o seu ponto base que define o seu equilíbrio e que quanto mais próximo estiver dele mais se mantem em consonância com a sua Natureza. Alterar a sua Prakruti seria como alterar a cor dos olhos, ou a sua altura.
Vikruti é o nosso estado actual e é uma consequência de todas as alterações e desequilíbrios acumulados ao longo da vida. Em Sânscrito, Vikruti quer dizer “alteração do corpo, mente e consciência”. O Vikruti pode sofrer flutuações anuais, mensais, diárias ou até mesmo a cada minuto.
De acordo com o Charak Samhita, o dever do médico ayurvédico é determinar Prakruti (nossa constituição) e Vikruti (nosso desequilíbrio), e, de seguida, prescrever medidas para corrigir o desequilíbrio e fazer com que o paciente regresse ao seu estado normal, equilibrado. Por isso, é o Vikruti que tratamos, não o Prakruti.
Tanto a Prakruti como Vikruti são compostos de proporções específicas do "doshas"( Vata Pitta e Kapha), que por sua vez são definidos pelos cinco grandes elementos, espaço, ar, fogo, água e terra.

Sobre os doshas consulte mais em:

ayurveda-gdm.blogspot.pt/2011/05/os-doshas-vata-pitta-e-kapha.html

Sem comentários:

Enviar um comentário