segunda-feira, 16 de fevereiro de 2015

Massagem ayurvédica às costas: Pristhabhyanga

Qual de nós com a vida do hoje, a agitação contínua e até a nossa postura errada não sente uma tensão grande e uma sobrecarga nas nossas costas.
Esta terapia é uma técnica especial para relaxar os músculos de suas costas sendo muito eficaz nas dores de costas ou mesmo nas lombalgias.
Na massagem ayurvédica às costas é utilizado um óleo quente em que contém plantas incorporadas ( taila) de modo a potencializar a terapia e o tratamento. São utilizados movimentos como uma pressão variada de modo a estimular e activar todo o sistema nervoso central.
A coluna vertebral e tudo o que está em torno dela, são órgãos muito importantes do nosso corpo, por exemplo a medula em sânscrito é designada por “danda meru” em que “dando” significa vara e “meru” significa uma montanha. Esta designação descreve a ligação entre a flexibilidade da vara e a estrutura e resistência da montanha.
Esta terapia efectua um grande trabalho sobre a coluna vertebral, desde o osso sacro e as vertebras lombares até às cervicais descongestionando também toda a zona dos ombros, que na grande maioria das vezes concentra uma grande tensão.
Nesta terapia são trabalhados também os marmas (pontos de concentração e passagem dos fluxos de energia) ao longo das costas que vai interferir em todo o sistema nervoso no qual vamos aumentar o fluxo, a sensibilidade e a circulação energética nas pernas, nos braços, em suma por todo o corpo, fazendo com isto uma reorganização dos doshas e ao mesmo tempo nutrindo todo o corpo.


A terapia
Esta terapia é efectuada com a pessoa deitada confortavelmente na marquesa em que a utilização do óleo vai depender do tipo de terapia e do tipo de tratamento a efectuar, tal como as técnicas a utilizar que irão depender do paciente, da sua estrutura e sua constituição de modo a que todo o corpo possa regenerar e voltar a ter um equilíbrio saudável e em que a junção mente e corpo se voltem a encontrar.


Benefícios:
Os benefícios musculo- esqueléticos são grandes, produzindo um relaxamento muscular,  a revitalização e uma melhora tanto no sistema nervoso como na melhora da circulação sanguínea.
Alivia o sofrimento do pescoço e a diminuição das dores nas costas
Os estímulos efectuados no sistema nervoso central libertam todos os músculos das costas e a tensão em todo o corpo
São utilizados óleos quentes para esta massagem músculo-relaxante e revitalizante que melhora a circulação sanguínea para os músculos das costas e libera a tensão em todo o corpo melhorando ainda o fluxo linfático.
O alívio da tensão produz um desbloqueio corporal e um reequilíbrio energético do nosso corpo.
Melhora a postura regenerando toda a coluna
Reduz o cansaço produzindo uma sensação de bem estar e de paz.
Pela diminuição do stress vai diminuir os níveis de ansiedade.
Para os desportistas produz um recuperar mais fácil do esforço físico
Através da estimulação dos Marmas normaliza o fluxo energético removendo bloqueios.

mais tarde irei falar sobre os benefícios da Nabiabhyanga que é a massagem Ayurvédica ao abdomen em que utiliza os pontos marmas para produzir o equilíbrio dos órgãos internos, melhorando  de entre outros o fogo digestivo e a sensação de bem estar a nivel intestinal.

Investimento :
45 minutos - 30€

Lowcost  - 20€

Para ler com atenção

UM PLANO DE TERAPIA AYURVÉDICA
As terapias Ayurvédicas fazem sempre parte de um plano de tratamento que se inclui sempre um acompanhamento por um especialista qualificado, um médico Ayurvédico ou um terapeuta Ayurvédico, que irá avaliar as características da pessoa e efectuar um diagnóstico e só a partir daí é que todo o tratamento é prescrito tal como as terapias a efectuar. Só a partir daí é que se pode garantir o máximo benefício, a melhor qualidade e o melhor  resultado do tratamento proposto.
Tudo vai influenciar no tipo de terapia a efectuar, conforme pode consultar em

Aonde se vai analisar as condições do corpo, o seu sistema de funcionamento e daí o tratamento a efectuar, definindo o óleo específico e as técnicas a usar de forma a aumentar o impacto terapêutico.

domingo, 8 de fevereiro de 2015

Estética e o Ayurveda - Como tratar a sua face


 
Vou desta vez abordar  um tema que é ainda desconhecido da maioria das pessoas  e muito pouco abordado, vou falar sobre LAVANYA SUTRA  e vou descrever o porquê,  e, como as Indianas tratam e cuidam de si, da sua pele, do seu cabelo, de si em geral através de técnicas simples e com produtos facilmente  disponíveis.
Recomento uma vista de olhos á minha publicação no blog em 2013.

O que é Lavanya Sutra?
Lavanya sutra é uma terapia da Ayurveda que efectua principalmente os cuidados de beleza, como a própria palavra diz Lavanyam ou lavanya significa beleza e sutra é um conjunto de orientações ou técnicas. Esta técnica garante uma qualidade da pele saudável sendo tratado exclusivamente com produtos naturais.
A preservação da qualidade de vida e o procura  do bem estar físico são abordados na terapia do Lavanya sutra em que é tratada a pele, o cabelo, os olhos, a boca, os pés e as mãos.

Ayurveda entende que a beleza exterior depende da saúde geral de uma pessoa tal como a beleza física está intimamente ligada à saúde física. Se considerarmos os três ingredientes de vitalidade Ojas, Tejas e Prana verificamos a importância que uma lubrificação e libertação de resíduos e toxinas que são designados como Ama, vão beneficiar todas as características físicas corporais, como o brilho da pele, que brilha no rosto, e expressão do olhar, que numa primeira abordagem dependem sempre de uma boa alimentação, de um processo digestivo eficiente e de uma hidratação adequada.


Programa:
Princípios básicos do Ayurveda
Os doshas e a pele
A saúde dos tecidos vistos pela pele e pelo cabelo.
O poder digestivo e a pele
Os marmas da face
Tratamentos e cuidados
A pele e a sua absorção
Os óleos e a pele
Tratamentos:
 Limpeza,  esfoliação, tonificadores, mascaras de limpeza, mascara nutritiva, mascara para peles secas.



Este workshop será realizado dia 15 de Fevereiro de 2015



sábado, 7 de fevereiro de 2015

O ar que respiramos e a Lota




Como estou a fazer um estudo sobre e execução do Jala Neti e o uso da Lota cada vez fico mais preocupado com tudo o que nos rodeia e o ambiente aonde vivemos e o que respiramos.
Aqui vos deixo um pouco do estudo para que possam reflectir e pensar na importância da Lota nos dias de hoje e o valor que esta técnica pode ter na nossa qualidade de vida e no nosso bem estar.









A preocupação da OMS (Organização Mundial de Saúde) é cada vez maior quanto á qualidade do ar, não vou falar muito, pois as preocupações e as directivas da OMS são muito explicitas quanto a este assunto quando em 2000 em Genebra definiu as directrizes para a qualidade do ar.
Estas directrizes que não vou repetir mas aconselho que possam ver  o Link que deixo aqui para que possam ler  o capitulo 3 onde se descrevem as directrizes do ar baseadas em saúde.(https://www.elaw.org/system/files/aqguide3.pdf )

Nesse capítulo descrevem-se os principais poluentes atmosféricos como monóxido e dióxido de carbono, os compostos orgânicos voláteis, PM e chumbo no qual são descritos os riscos para a saúde e os valores de referência.
São ainda descritos outros poluentes do ar como os compostos orgânicos, os formaldeídos, o ozono, o radão, de entre outros poluentes.
Nestas diretrizes encontram-se ainda as definidas para a Europa, separando-as em várias regiões.
Define ainda  este documento os diversos factores que interferem com algum impacto sobre a nossa saúde como a altitude, a umidade, a temperatura, o estado nutricional, o estado de saúde, de entre outras.



Podemos ainda ver o guia técnico sobre a qualidade do ar em espaços interiores  - Amadora 2009  e editado pela Agência Portuguesa do Ambiente que aqui deixo o Link .(http://www.apambiente.pt/_zdata/Divulgacao/Publicacoes/Guias%20e%20Manuais/manual%20QArInt_standa


Depois de ler estes textos sinto cada vez mais que o uso da Lota com alguma regularidade é muito importante, pois as nossas narinas são como um filtro e actuam como uma barreira para impedir todas as impurezas e micro-organismos entrarem no nosso corpo.
Como eu costumo dizer imagine que está num espaço com ar condicionado em que nunca foi substituído o filtro, ou mesmo se o filtro de seu carro está sujo e podemos por em causa a qualidade do ar interior, ou mesmo quando se tem um filtro de água em casa  e que nunca se substituiu. Isto é o que acontece ás nossas vias respiratórias que nunca foram limpas nem desobstruídas nem mesmo quando estamos expostos a estas agressividades ambientais.

Podemos considerar o que será quando estamos expostos a fungos, quando retemos impurezas quando inalamos bactérias ou os polens do meio ambiente etc.  Aqui deixo algo para que se possa pensar na importâncias desta técnica milenar.
 
Informamos que temos lotas em cerâmica de alta qualidade e de vidrado alimentar sem partículas químicas e tambem temos disponiveis lotas de cobre de várias dimensões conforme fotos em anexo.

caso queira saber mais um pouco sobre os benefícios da lota vá a 
http://ayurveda-gdm.blogspot.pt/2014/02/lota.html








quinta-feira, 5 de fevereiro de 2015

Jala Neti e a utilização da lota


Este Sábado dia 7 de Fevereiro pelas 17.30 vou realizar mais uma acção sobre a utilização da lota e do Jala Neti

consulte os seus benefícios e verifique como pode quem sabe livrar-se deste surto de gripe que por aí está.

Saiba mais sobre esta técnica em     http://ayurveda-gdm.blogspot.pt/2014/02/lota.html




domingo, 25 de janeiro de 2015

monochord and shakuhachi



para ouvir, relexar e sentir, muita profundidade.
https://www.youtube.com/watch?v=cJOel6BFQzg


musica vocal indiana


Quando dei por mim estava a ouvir muito quieto esta musica, que expressão que bonito. para ver
https://www.youtube.com/watch?v=kfBvz2rG-NI



segunda-feira, 19 de janeiro de 2015

Psicologia Hindu

Aqui deixo para que não se perca um dos meus últimos achados....
Casualmente num alfarrabista em Salamanca encontrei um livro com mais de 50 anos sendo uma primeira edição como tal com um preço engraçado como devem imaginar.
Penso que o livro está esgotadíssimo e considero um livro muito importante para quem quer estudar Ayurveda.




aqui deixo o link:

http://www.estudantedavedanta.net/psicologia_hindu_akhilananda_espanol.pdf


PSICOLOGIA HINDU
Swami AKHILANANDA, 

Paidós, Bs. As. 1964. Colecc. Biblioteca del hombre contemporáneo. 

Presentación de Gordon W. Allport. Buen estado. 18x10,5. 299 págs. .
Referencia de la librería: 30481

segunda-feira, 12 de janeiro de 2015

A ingestão de água





O Ayurveda ensina-nos novamente com orientações fundamentais para algo que não estamos atentos e que cada vez é mais importante na nossa digestão e na ingestão – a àgua potável, não só dizendo o que beber mas também como deve beber e a maneira de ser ingerida, para que o nosso corpo físico possa absorver com mais naturalidade e qualidade.


A maneira como bebemos pode significar o modo como o nosso corpo efectua a absorção, retenção ou mesmo eliminação.
Todos estes processos vão interferir tanto na maneira como efectuamos a eliminação através da urina, da pele ou mesmo dos modos de arrotar depois das refeições.
Por outro lado pode ajudar ou mesmo prejudicar no processo de assimilação dos alimentos.
Sendo assim o Ayurveda efectua algumas considerações quanto ao modo de ingestão de água de modo a aumentar a nossa qualidade de vida e nutrir o nosso corpo:

1. A água deve ser ingerida sentado, tal como acontece com os alimentos.
2. A água deve ser tomada com pequenos goles podendo respirar no meio da ingestão da água e repetir este processo, e nunca beber um copo de água de uma vez só..
3. Degustar água durante todo o dia. Se você ingere muita água de uma só vez o seu corpo na realidade não a consegue absorver sendo eliminada directamente através do seu corpo. 
 4. Beba água á temperatura ambiente e em muitos casos deve-se ingerir água morna ou mesmo quente. A água fria ou gelada apaga o fogo digestivo, dificultando a digestão.
5. Nas refeições deve ingerir uma pequena quantidade de água como se a fosse só saborear, se beber muita água quando come o seu estômago vai dilatar  e em alguns casos dificultar o processo digestivo.  Lembrando uma regra fundamental aqui fica alguns dados sobre a ingestão de alimentos a quando das refeições: Ingestão de alimentos deve ser aproximadamente 50% da capacidade do estômago, ingerir 25% de água mas aqui estão incluídos os líquidos dos alimentos como da sopa, etc. e  25% do estômago deve ficar vazio, para que se processe mais facilmente a digestão.
6. Pela mesma razão, não beba muita água antes ou após as refeições. Contar que antes e depois das refeições está a ingestão dos 25% de água.
7. Devemos beber quando estamos com sede. A sede é um impulso natural que deve ser seguido, isto significa que seu corpo precisa de água.
8. No que diz respeito a quantidade de água a ingerir temos de ter em atenção pois nós temos todos altura e estruturas diferentes, e como tal tanto a ingestão de alimentos como de água deve estar de acordo com a nossa constituição e o nosso estilo de vida. Podemos seguir uma regra na qual diz que devemos ingerir oito copos de água por dia, mas devemos ter sempre em atenção ao que foi dito antes a nossa estrutura e o nosso estilo de vida, por isso esta regra não se adapta a todos. O corpo humano é como um relógio, tem o seu próprio sistema de controlo e de medição. Quando estiver com sede deve beber e deve escutar o seu corpo para ingerir a quantidade certa.
9. A sua urina é uma confirmação para saber se você está amplamente hidratado. A sua urina deve ter sempre uma cor clara, se a cor for amarela mais escura deve ingerir mais água. Tal como no processo de transpitação do seu corpo.
10. Seus lábios são ainda um outro indicador da desidratação do seu corpo, se estão demasiado secos são um indicio que o corpo está desidratado. 

As regras são tão simples, talvez até mesmo óbvias e intuitivas, mas eles podem fazer uma grande diferença na forma como você se sente e gere a sua rotina diária.
Aqui podemos inserir todos os ensinamentos do Ayurveda que nos ensina a gerir o processo do que se come e como se come, do que se bebe e como se bebe a beber.
Todos estes ensinamentos alteram todo o nosso quatidiano e a nossa qualidade de vida.

A água em excesso produz acumulação e retenção de água no nosso corpo.


Grato ao Ayurveda por tantos ensinamentos

Nota: Estas notas são dadas como um aconselhamento, não actue sozinho, procure sempre o acompanhamento de um Técnico especializado ou um Terapêuta Ayurvédico 

sábado, 10 de janeiro de 2015

Curso de Ayurveda







Curso de Técnico de Ayurveda

Depois de tudo o que tomei conhecimento sobre a formação em Ayurveda, desejo começar o ano de uma forma muito especial, auxiliar os que querem iniciar o ano a pensar em si, no seu bem-estar e na sua qualidade de vida, ou mesmo os que querem aumentar o seu conhecimento sobre uma medicina milenar, ou os que querem ter conhecimento das terapias Ayurvedicas, ou ainda os que querem utilizar o Ayurveda como profissão. A todos me proponho transmitir os meus conhecimentos e a minha vasta experiência no Ayurveda de modo que o início de ano traga uma grande mudança em todos os sentidos.
Esta formação de Técnico de Ayurveda tem como formador: Vitor José ( Terapeuta Ayurvédico) e como Instituição reguladora Ayurveda.gdm e a APA – Associação Portuguesa de Ayurveda
Sendo Credenciada pela:
APA (Associação Portuguesa de Ayurveda)
COFENACIS (Conselho Federativo das Medicinas não Convencionais)
FPFP (Federação Portuguesa Fitoterapia Profissional)
Nota: Procure formação certificada

Curso:
Técnico de Ayurveda

Planificação do curso:
Modulo I – 50 horas – Janeiro, Fevereiro, Março e Abril
Modulo II – 60 horas - Maio, Junho, Julho e Agosto (1ª semana)
Modulo III – 60 horas - Setembro, Outubro, Novembro e Dezembro.


Estrutura do Curso:
O curso tem uma vertente teórico prática.
Cada Modulo terá um dossier com toda a descrição das técnicas e procedimentos
Os documentos entregues de curso são redigidos em Português.
Todos os alunos têm de efectuar uma avaliação final que pode ser efectuada em qualquer zona do país.
Para poderem efectuar a avaliação final os formandos tem de ter uma assiduidade de pelo menos 75% das aulas.


Programa do Curso:
Nível I ( 50 horas )
Resumo do Conteúdo Programático:
1 . Historia e os Fundamentos da Ayurveda;
2 .  O Sistema Tridosha;
3 . Alimentação
3 .  A massagem: indicações e contra-indicações;
4 .  Massagem de corpo inteiro por segmentos (prática).

Nível II ( 60 horas )
1 .  Resumo do Conteúdo Programático:
2 .  Os Chakras e energias subtis;
3 .  Pontos de Pressão Marma;
4 .  Abordagem Ayurvédica da doença;
5 .  Preparação do terapeuta;
6 .  Determinação prática dos Doshas;
7 .  Composição de óleos de massagem específicos;
8 .  Técnicas de tracção e alongamento;
9 .  Prática de técnicas avançadas.


Nível III  ( 60 horas )
Resumo do Conteúdo Programático:
1 .  Introdução ao Panchakarma;
2 .  Panchakarma e os seus níveis de aplicação;
3 .  Swedhana: diferentes aplicações;
4 .  Garshana e Udwartana;
5 .  Nasya;
6 .  Basti: cuidados a ter e sua aplicação (sneha e niruha);
7 .  Aprofundamento da “Massagem Indiana à Cabeça” (Shirodhara);
8 .  Princípios de Observação e Reconhecimento de desequilíbrios dos Doshas
através da língua (ama) e pulso;
9 .  Rasayana: rejuvenescimento através do alimento, suplementos alimentares e
ervas que beneficiam a imunidade corporal;
10 .  Yoga: seus ramos e a sua utilização em Ayurveda;
11 .  Paralelismo entre a Ayurveda e a Acupuntura;





A quem  se destina:
Este Curso destina-se a todos os que vêm no Ayurveda uma maneira de qualificar a sua vida, aprender a tratar e cuidar de si.

O curso só se iniciará com o mínimo de seis inscrições e terá o numero máximo de 12 pessoas.



Calendário do Curso – Módulo I

[Janeiro] [2015]
[Fevereiro] [2015]
Dia

25
Dia
08

horas
Domingo
horas
Domingo
Manha
3
História e Filosofia do Ayurveda
Manha
3
Sistema Tridosha vata – pitta – kapha (1ªparte)





Tarde
2
Gunas e os 5 elementos Pancha Maha Bhutas
Tarde
1
Sistema Tridosha vata – pitta – kapha (1ªparte)
2
Sistema Tridosha vata – pitta – kapha (1ªparte)

3
Tecidos (Dhatus – Upadhatus - Malas)


[Fevereiro] [2015]
[Março] [2015]

Dia

22
Dia

08

horas
Domingo
horas
Domingo
Manha
1
Óleos, propriedades e aplicações
Manha
3
Alimentação (teórica e prática)
1
Ética do Técnico de Massagem


1
Preparação de uma sala de terapia Ayurvédica
Tarde
4
Marmas e Anatomia
Tarde
4
Alimentação (teórica e prática)






[Março] [2015]
[Março] [2015]

Dia

22
Dia
29
horas
Domingo
horas
Domingo
Manha
3
A massagem: indicações e contra-indicações;
Manha
3
Massagem Abhyanga (teórica e prática)




Tarde
4
Massagem Abhyanga (teórica e prática)
Tarde
4
Massagem Abhyanga (teórica e prática)
[Abril] [2015]
[Abril] [2015]
Dia

12
Dia
19
horas
Domingo
horas
Domingo
Manha
3
Massagem Abhyanga (teórica e prática)
Manha
3
Massagem Abhyanga ( continuação prática )



Avaliação  ( fim modulo I )
Tarde
4
Massagem Abhyanga (teórica e prática)







































Procure mais informações sobre o curso em:

pelo telm 966 058 320



consulte o meu Curriculum em:
https://www.linkedin.com/pub/ayurveda-gdm-ayurveda/59/436/4a1