segunda-feira, 16 de fevereiro de 2015

Massagem ayurvédica às costas: Pristhabhyanga

Qual de nós com a vida do hoje, a agitação contínua e até a nossa postura errada não sente uma tensão grande e uma sobrecarga nas nossas costas.
Esta terapia é uma técnica especial para relaxar os músculos de suas costas sendo muito eficaz nas dores de costas ou mesmo nas lombalgias.
Na massagem ayurvédica às costas é utilizado um óleo quente em que contém plantas incorporadas ( taila) de modo a potencializar a terapia e o tratamento. São utilizados movimentos como uma pressão variada de modo a estimular e activar todo o sistema nervoso central.
A coluna vertebral e tudo o que está em torno dela, são órgãos muito importantes do nosso corpo, por exemplo a medula em sânscrito é designada por “danda meru” em que “dando” significa vara e “meru” significa uma montanha. Esta designação descreve a ligação entre a flexibilidade da vara e a estrutura e resistência da montanha.
Esta terapia efectua um grande trabalho sobre a coluna vertebral, desde o osso sacro e as vertebras lombares até às cervicais descongestionando também toda a zona dos ombros, que na grande maioria das vezes concentra uma grande tensão.
Nesta terapia são trabalhados também os marmas (pontos de concentração e passagem dos fluxos de energia) ao longo das costas que vai interferir em todo o sistema nervoso no qual vamos aumentar o fluxo, a sensibilidade e a circulação energética nas pernas, nos braços, em suma por todo o corpo, fazendo com isto uma reorganização dos doshas e ao mesmo tempo nutrindo todo o corpo.


A terapia
Esta terapia é efectuada com a pessoa deitada confortavelmente na marquesa em que a utilização do óleo vai depender do tipo de terapia e do tipo de tratamento a efectuar, tal como as técnicas a utilizar que irão depender do paciente, da sua estrutura e sua constituição de modo a que todo o corpo possa regenerar e voltar a ter um equilíbrio saudável e em que a junção mente e corpo se voltem a encontrar.


Benefícios:
Os benefícios musculo- esqueléticos são grandes, produzindo um relaxamento muscular,  a revitalização e uma melhora tanto no sistema nervoso como na melhora da circulação sanguínea.
Alivia o sofrimento do pescoço e a diminuição das dores nas costas
Os estímulos efectuados no sistema nervoso central libertam todos os músculos das costas e a tensão em todo o corpo
São utilizados óleos quentes para esta massagem músculo-relaxante e revitalizante que melhora a circulação sanguínea para os músculos das costas e libera a tensão em todo o corpo melhorando ainda o fluxo linfático.
O alívio da tensão produz um desbloqueio corporal e um reequilíbrio energético do nosso corpo.
Melhora a postura regenerando toda a coluna
Reduz o cansaço produzindo uma sensação de bem estar e de paz.
Pela diminuição do stress vai diminuir os níveis de ansiedade.
Para os desportistas produz um recuperar mais fácil do esforço físico
Através da estimulação dos Marmas normaliza o fluxo energético removendo bloqueios.

mais tarde irei falar sobre os benefícios da Nabiabhyanga que é a massagem Ayurvédica ao abdomen em que utiliza os pontos marmas para produzir o equilíbrio dos órgãos internos, melhorando  de entre outros o fogo digestivo e a sensação de bem estar a nivel intestinal.

Investimento :
45 minutos - 30€

Lowcost  - 20€

Para ler com atenção

UM PLANO DE TERAPIA AYURVÉDICA
As terapias Ayurvédicas fazem sempre parte de um plano de tratamento que se inclui sempre um acompanhamento por um especialista qualificado, um médico Ayurvédico ou um terapeuta Ayurvédico, que irá avaliar as características da pessoa e efectuar um diagnóstico e só a partir daí é que todo o tratamento é prescrito tal como as terapias a efectuar. Só a partir daí é que se pode garantir o máximo benefício, a melhor qualidade e o melhor  resultado do tratamento proposto.
Tudo vai influenciar no tipo de terapia a efectuar, conforme pode consultar em

Aonde se vai analisar as condições do corpo, o seu sistema de funcionamento e daí o tratamento a efectuar, definindo o óleo específico e as técnicas a usar de forma a aumentar o impacto terapêutico.

Sem comentários:

Enviar um comentário