segunda-feira, 21 de fevereiro de 2011

Abhyanga - massagem indiana - Ayurveda


Abhyanga é uma massagem terapêutica que a Ayurveda utliza para tratar os seus pacientes. Nesta massagem terapêutica o corpo é coberto de óleo, utilizando posteriormente movimentos que serão executados de acordo com o biótipo. Médicos e terapeutas ayurvédicos recomendam que todas as pessoas deveriam receber a massagem abhyanga de modo a manter o corpo equilibrado e saudável.

É uma massagem que nutre e revitaliza os tecidos do corpo e permite remover as toxinas das células; possibilita a melhoria da circulação e do sistema imunológico, melhora o poder digestivo, promove a suavidade, elasticidade e o brilho na pele, lubrifica e reforça os músculos, tecidos e articulações, aumenta a flexibilidade, revitalizando o corpo por inteiro, induzindo um extremo relaxamento. Aplicada com regularidade fortalece a pessoa, dando-lhe mais vigor e vitalidade e promovendo o rejuvenescimento; torna-a ainda mais capaz de suportar trabalhos extenuantes e ferimentos acidentais aliviando o stress da vida actual.


De acordo com os princípios da Ayurveda, todas as pessoas tem um biótipo específico conhecido como dosha. Existem três doshas: Vata, Pitta e kapha,.A ideia de diagnosticar o biótipo surge com a possibilidade de formular tratamentos numa base individual para os seus pacientes. Numa abhyanga, o dosha vai determinar qual o tipo de óleo que se deve utilizar, e que tipo de ingredientes devem ser adicionados (óleos medicados), tradicionalmente os óleos de gergelim, coco e girassol (entre outros) são comumente utilizados, juntamente com uma variedade de ervas.

A Abhyanga difere de muitas técnicas de massagem ocidental na medida em que ela é profunda, sendo executada para nutrir o corpo activando a circulação, nutrindo as articulações e penetram profundamente nos tecidos moles do corpo, uma rotina regular de massagem abhyanga pode ser muito benéfica para a pele.

Segundo descrições no: Charaka Samhita, Sushruta Samhita e Hrdayam Ashtanga

Os benefícios da Abhyanga são:

Diminui os efeitos do envelhecimento

Aumenta a longevidade

Dá uma boa visão

Nutre e fortalece o corpo

Trás benefícios para o sono

Benefícios para a pele

Dá uma firmeza às pernas

Tonifica e dá vigor aos dhatus (tecidos) do corpo

Estimula os órgãos internos do corpo, incluindo a circulação

Pacifica Vata e Pitta e harmoniza Pitta


Recomenda-se sempre que tanto os cursos como os locais onde são administradas estas terapias sejam locais certificados e específicos para que as pessoas possam desfrutar de todo o conhecimento, ambiente e sentido terapêutico.

Malas ( residuos )


Malas podem ser definidos como resíduos corporais. Um correcto e adequado uso destes resíduos é essencial para a manutenção da saúde.

Quando nosso processo metabólico é normal os dathus (tecidos) produzem vários elementos de desperdício conhecidos como malas. Estes resíduos podem aparecer sob na forma de fezes, urina, suor, e outros menos abundantes mas da mesma importantes como lágrimas, saliva, secreções com mau cheiro, secreções nasais (mucosas) e esmegma (um líquido que está na glande e no clitóris). Todos estes resíduos ajudam a manter o bom funcionamento dos órgãos do corpo.

De acordo com a ayurveda os principais Malas (resíduos) são três: purisa (fezes), MuTra (urina) e Sweda (suor).

- Purisa (fezes) são os detritos sobrantes. São formados uma vez que os nutrientes do alimento ingerido foram absorvidos no Intestino delegado tal como a água e os sais minerais, e em seguida, os resíduos restantes são convertidos em fezes sólidas e eliminados através de recto. A consistência das fezes depende do alimento ingerido e da transformação gastrointestinal. As fezes ajudam a manter a temperatura e a tonificação do corpo. O medo, a tensão, as preocupação e o stress causam problemas na eliminação das fezes.


- Mutran ( urina) É a remoção da água e outros pequenos detritos do corpo. O processo de formação e eliminação de urina e composto pelos rins, uréter, bexiga e uretra. A formação e eliminação da urina faz a regulação e o equilíbrio dos fluidos corporais e mantém a pressão arterial dentro dos níveis saudáveis.

Baixa produção de urina pode desencadear vários desequilíbrios, tais como infecções urinárias, dor na bexiga, pedras nos rins, cistite, boca seca, e em alguns casos, desidratação e febre. O processo de eliminação da urina pode ser alterado pela ingestão de drogas e álcool ou através de contusões, sexo excessivo e baixa ingestão de líquidos.

- Sweda (suor) A transpiração é o produto de resíduos produzidos durante a síntese de tecido adiposo. O suor é eliminado através dos poros, limpando o excesso de gordura e toxinas do corpo ajudando ainda a purificar o sangue. Isso também irá regular o equilibrar o corpo mantendo uma temperatura corporal adequada.
Os canais de suor são responsáveis por levar o suor à superfície da pele para a sua eliminação. Qualquer desequilíbrio causado nestes canais irá resultar em infecções de pele e a perda de transposição dos líquidos corporais.

Qualquer alteração na correcta eliminação de suor irá resultar em diversas infecções de pele, cabelo duro e seco, rugas e da temperatura corporal. O processo de eliminação de suor pode ser alterado pela ingestão de sal, consumo elevado de alimentos secos, pouco exercício e ervas utilização excessiva de ervas diaforéticas (ação sudorífica ).