sexta-feira, 22 de março de 2013

Raspadores de língua


Vou complementar um artigo que já coloquei no blog mas vou acrescentar algumas novas descrições e novas opiniões sobre os raspadores da língua.
Vou iniciar com uma citação de Charaka Samhitá IV-74,75




"Higiene oral: raspagem de língua
Raspadores de língua, que são curvos, não apresentando zonas cortantes, são fabricados com metais como ouro, prata, cobre, estanho e latão.
A sujidade depositada na raiz da língua obstrui a expiração e dá origem ao mau hálito; sendo assim a língua deve ser raspada regularmente."

Raspador de língua, também chamado limpador de língua é utilizado na higiene oral sendo concebido para limpar a acumulação de bactérias, resíduos de alimentos, fungos , e as células mortas da superfície da língua. As bactérias e os fungos que crescem sobre a língua estão relacionados com os problemas de saúde em geral. Além disso, as bactérias produzem compostos voláteis de enxofre na parte traseira da língua,  que em muitos dos casos são as responsáveis pela produção de mau hálito.  Algumas das bactérias que são facilmente removidas da língua com o raspador de língua são as mesmas bactérias responsáveis pelo mau hálito, pela dor e infecção da garganta.

A ideia da limpeza da língua é simples: a maioria das bactérias orais acumulam-se principalmente dentro das papilas filiformes e no fundo da língua, formando a saburra (placa esbranquiçada que cobre a superfície da língua)

Limpeza da língua tem sido usado desde os tempos antigos na Índia
A Ayurveda , a prática da medicina tradicional indiana, recomenda a limpeza da língua como parte de um regime de higiene diária, para remover os detritos tóxicos, conhecida na Ayurveda como Ama .
No século 19 os  raspadores de língua artesanais eram feitos de ouro,  prata, cobre, marfim, carapaça de tartaruga, neste momento os mais utlizados são os de aço inox, cobre e prata.

Sobre os benefícios ...
Embora não haja uma grande investigação sobre os raspadores de língua, os estudos clínicos demonstraram que a remoção de bactérias, células mortas, etc como disse atrás em que os alimentos depositados na língua produzem mau hálito e esta técnica ajuda a remover os detritos e significativamente ajuda com o mau hálito. A maioria dos profissionais sugerem escovar a língua para remover este material, o raspador de língua é apenas uma ferramenta mais sofisticada para o mesmo fim.
Ayurveda diz que remove ama. AMA é o subproduto tóxico de alimentos mal digeridos. Acredita-se que os alimentos se vão alojando no corpo produzindo obstruções, sendo identificados através da língua. Portanto, a fim de digerir corretamente próxima refeição de alguém, é preciso remover esses detritos da sua língua.
Com a língua limpa os sabores são mais sentidos. Este é um dos pontos mais críticos para a Ayurveda, a boa digestão começa com bom gosto dos alimentos e da  salivação. Acredita-se que quanto mais você gosto, o mais conscientemente você vai comer: Você vai apreciar a comida, digerir melhor, ouvir o seu corpo quando ele está cheio, e assim por diante. É mais uma daquelas receitas Ayurvédicas muito simples mas que só fazem todo o sentido. Aproveite o tempo, e tem uma língua limpa, para saborear e apreciar a sua comida.
É bom para os dentes. Assim como escovar a língua, porque a língua raspagem se livrar de coisas desagradáveis ​​na boca, também ajuda em toda a higiene oral, com os dentes e com as gengivas.
A ayurveda utiliza o exame da língua como método auxiliar no diagnóstico pois a língua exibe sinais e sintomas muitas vezes de doenças ainda em fase precoce, deste modo, é possível diagnosticar uma patologia que pode provocar a falência de um órgão ou sistema.
Alguns dos elementos a ter em conta na língua são a forma, a cor, a cor da superfície, secura da língua, as fissuras entre muitas outras,  assim, uma prática diária de limpeza da língua vai estimular todos os órgãos e fazer com que o próprio diagnóstico seja mais eficiente.





Caso esteja interessado pode contactar através de Email


Sal dos Himalaias


O sal para utilizar na LOTA e fazer o NETI e nem só... 


Sal Rosa dos Himalaias

 Proveniente dos antigos oceanos é colhido em depósitos enterrados a centenas de metros nas montanhas dos Himalaias, que se consideram depósitos de um enorme oceano Pré-histórico e, é considerado o mais antigo e puro de todos os sais marinhos.

Este sal contém nem mais nem menos 84 elementos que compõem também o corpo humano e na proporção que as células do nosso corpo humano necessitam. Trata-se de uma fonte pura de energia natural. De entre estes elementos existem inúmeros minerais como ferro, potássio, cobre, magnésio, cálcio etc. a sua cor rosa é-lhe dada pelos minerais e pelo ferro que contém. Esta grande concentração de minerais faz com que este sal tenha propriedades terapêuticas, melhorando a circulação sanguínia.

A sua estrutura permite armazenar a energia vibracional.  Seus minerais existem em uma forma coloidal, o que significa que eles são pequenos o suficiente para as nossas células para absorver facilmente. Sendo completamente livre de metais pesados tem por si só um efeito purificante.

Devido ao seu sabor intenso, deve ser usado em pouca quantidade.

O sal dos Himalaias não deve nem pode ser comparado com o sal de mesa mais há frente irei colocar a descrição do sal de mesa e a sua constituição química.

Os benefícios para a saúde

•          Controlando os níveis de água no organismo, regulando-os para o funcionamento adequado
•          Promover o equilíbrio de pH estáveis, em que as células, incluindo o cérebro.
•          Neutralizar os açucares do sangue aumentando a sua fluidez.
•          Auxiliando na redução dos sinais comuns de envelhecimento
•          Promovendo as capacidades de absorção dos elementos alimentares no interior do tracto intestinal
•          Ajudando a saúde vascular
•          Suporte da função respiratória saudável
•          Diminuir a incidência de problemas de sinusite, e promover a sobre-tudo a saúde dos seios nasais.
•          Redução de caibras musculares
•          Aumentando a força dos ossos
•          Criando uma libido saudável
•          Em combinação com a água regula a pressão sanguínea
•          Impede a celulite, quando comparado com o sal de mesa
•          Reduz as chances de desenvolvimento de reumatismo, artrite e gota, quando comparados ao sal quimicamente tratado comum
•          Reduz as chances de desenvolver renal e pedras na vesícula biliar, quando comparado com outro sal.
 
 Modo de usar no banho

Pode ser usado no banho Modo de Usar  - Para cada 100 litros de água é necessária uma quantidade aproximada de 1 kg de sal do Himalaia. A água deve estar quente para que o sal possa dissolver. - Adicione um pouco de água fria até chegar as temperaturas de 36-38 º C. - Tome um banho aproximado de 20 minutos. 
Posteriormente tomar um banho rápido de chuveiro e descansar durante meia hora

Este sal está disponível em embalagens de 100gr caso esteja interessado envie um email.

sexta-feira, 1 de março de 2013

Bálsamo Labial




Com este tempo vento frio os lábios começam a estalar e a gretar daí a necessidade de utilizarmos mais assiduamente os bálsamos labiais.
As soluções mais interessantes que neste momento precisamos fizeram com que executa-se quatro Bálsamos diferentes conforme descrição abaixo.

Balsamo  1
Cera de abelha bio
Manteiga de cacau
Óleo de côco
Óleo de amêndoas doces
Óleo de rícino


Balsamo 2
Cera de abelha bio
Manteiga de cacau
Óleo de côco
Óleo de amêndoas doces
Óleo de rícino
Azeite
Cacau em pó bio
Balsamo 3
Cera de abelha bio
Manteiga de cacau
Óleo de côco
Óleo de sesamo
Óleo de rícino
Azeite
Cacau em pó bio
Óleo de neem

Balsamo 4
Este Balsamo que contém uma grande percentagem de óleo de Neem, torna-se também como uma possibilidade de ser utilizado em problemas de pele devida ás características do neem ser antisséptico, antifúngico, anti inflamatório, podendo assim ser utilizado mesmo em eczemas e outras doenças de pele.

Cera de abelha bio
Manteiga de cacau
Óleo de côco
Óleo de sesamo
Óleo de rícino
Azeite
Óleo de nem

Àgua de rosas vermelhas






Caso esteja interessado em utilizar estes balsamos envie um email para 
ayurveda.gdm@gmail.com