Thali
Thali: prato indiano
Thali é uma palavra hindu que significa “um prato grande”. O thali faz parte de tradições antigas da Índia, mas com o passar do tempo, o termo “thali” deixou de se referir a apenas um prato, e começou a ser uma expressão usada para se tratar como um tipo de alimentação.
Segundo algumas referências, o thali é consumido na Índia desde os tempos pré-históricos, mas no início, o thali era composto apenas por folhas de bananeira ou de palmeiras costuradas. Hoje o thali feito de folhas de palmeiras ainda é usado no norte e na região central da India.
O thali também acompanha alguns katoris, que são pequenos recipientes que contem a comida separadas dentro do grande prato.
O thali é uma refeição pronta, sendo a pessoa que confeciona a responsável por escolher o que inclui o thali. Outro fator importante é que o thali é considerado uma refeição “coma tudo que puder”.
Tradição do thali
A maneira como se come o thali é diferente, precisa de misturar cada alimento na sua boca, comendo um pouco de cada conteúdo dos Katoris, por exemplo comer um pouco de arroz , depois um pouco de berinjela e então um pedaço de outros vegetais. Essa tradição do thali permite que cada pessos possa criar esta mistura de sabores importantes para uma refeição completa.
Apesar de poder ser confecionado em casa é um prato muito utilizado em grandes festivais, nos templos e até nos funerais, e nestes casos o convidado está sempre a ser servido. No final das refeições nestes festivais é servido um prato chamado payasam, um pudim doce preparado com arroz e leite de coco.
Ingredientes convencionais no thali
Grão: arroz ou biscoitos feitos com trigo e millet ou mileto;
Lentilhas: pratos de dahl ou sambar;
Vegetais: vegetais da estação;
Chutney: um molho preparado com frutas, ervas, especiarias, vegetais e peixes;
Raita: coalhada misturada com um tipo de vegetal;
Conservas: frequentemente feitas com manga crua;
Papadum: um salgado frito preparado com arroz, farinha ou lentilhas;
Observação:
o thali pode ser preparado totalmente com ingredientes vegetarianos, mas em algumas regiões da india podem associar carne ou peixe.
Valor nutricional do thali
Se preparado de uma forma correta, o thali é uma refeição que promove a quantidade necessária de Hidratos de carbono, vitaminas, minerais, fibras e proteínas que o corpo humano precisa. Os produtos lacteos também pode ser usado na confeção do thali, como o uso de queijo fresco, ghee, etc..
A combinação de ingredientes do thali leva em consideração os ensinamentos da medicina Ayurvédica, pois segundo a Medicina Ayurveda, é necessário a presença dos seis sabores para se ter uma alimentação rica em nutrientes. A ordem usada leva em consideração que o sabor doce vem primeiro, e o adstringente por último.
Os seis sabores da Ayurveda presentes no thali são:
Madhura: doce (grãos, frutas como manga, banana, uvas, tâmaras, açúcar natural, jaggery)
Amla: salgado(sal marinho, sal grosso, frutos do mar, algas marinhas, folhas verdes como espinafres)
Lavana: ácido (cítricos, tamarindo, kokum, alimentos fermentados, conservas, manga crua)
Katu: picante (pimenta, cebola, alho, gengibre)
Tikta: amargo (abóbora amarga, neem/limão indiano, café, chocolate, feno-grego)
Kashaya: adstringente (a maioria dos vegetais não maduros, frutas como abacaxi, romã, jaca, banana crua, diospiro)
Como preparar seu thali
Na Índia, existem diversas variações do thali. Algumas regiões preferem que sua refeição com thali seja totalmente vegetariana, enquanto outras adicionam peixes ou outros tipos de carne.
A única regra que precisa ser seguida na produção de um thali são as dos seis sabores. Isso consequentemente também implica que na preparação do seu thali provavelmente vai usar alguns dos ingredientes mais comuns citados acima, mas também podemos ter em consideração os gostos pessoais.
O mais importante é que o thali seja servido num grande prato, com outros katoris (recipientes para colocar a comida
Sem comentários:
Enviar um comentário