SÂMKHYA
Toda a literatura ayurvédica basei-se na Filosofia da Criação Sâmkhya.
O Sâmkhya é uma das seis filosofias (darshanas) da Índia com origem nos Vedas. Na sua essência as darshanas são pontos de vista sobre os Vedas.
As raízes da palavra Sâmkhya são: Sat, que significa “verdade”, e Khya, cujo significado é “saber”.
A palavra Sâmkhya pode ser traduzida como “enumeração” e refere-se à tentativa desta darshana de fazer “uma lista” das várias componentes que formam a realidade. O Sâmkhya é uma das darshanas mais antigas cuja origem é atribuída ao sábio Kapila.
O Sâmkhya debruça-se sobre a vida, a causa da vida, o fim da vida e a maneira como acabar com o sofrimento.
O Sâmkhya é uma filosofia dualista em que a realidade é composta por duas entidades; pususha e prakriti.
Purusha pode ser descrito como sendo puro, a consciência suprema ou como o espírito. Prakriti é frequentemente traduzida por natureza ou a matéria.
Ambas são reais mas transcendentes no sentido em que não são facilmente perceptíveis aos sentidos.
Prakriti é composta por três gunas, ou qualidades.
sattva guna de luminosidade, claridade ou pureza,
rajas guna de paixão e actividade
tamas guna de inércia, estagnação ou opacidade.
Purusha, ou consciência suprema, é o observador impassível de todos os fenómenos.
A presença de Purusha provoca actividade em Prakriti desequilibrando-lhe os gunas e desencadeando o processo de evolução.
Quando os gunas estão em equilíbrio não há criação ou movimento, quando um desequilíbrio é desencadeado por Purusha algo é produzido por Prakriti.
A relação entre Purusha e Prakriti é por vezes comparada a um homem coxo com boa visão sob os ombros de um homem cego. Em conjunto ambos conseguem evoluir, sós ficam estagnados.
Quando aplicado em relação ao ayurveda, para além dos aspectos acima mencionados, segundo o Samkhya o ego (ahamkara) produz os 3 gunas (qualidades)
: sattva (é a estabilidade, aspecto puro, percepção, essência, luz),
rajas (movimento dinâmico)
e tamas (estático, estagnado).
Sattva produz:
1: Os cinco sentidos ou órgãos de percepção (ouvidos, pele, olhos, língua, nariz)
2: Os cinco órgãos motores ou órgãos de acção (boca, mãos, pés, órgãos reprodutores, órgãos excretores)
3: Mente – um órgão de ambas acção e percepção
Tamas produz:
O som, é o guna do Éter (akash)
O tacto é o guna do ar (vayu)
A visão é o guna do fogo (tejas)
O paladar é o guna da água (jala)
O Olfato é o guna da terra (prthvi)
Rajas produz:
A força que promove a actividade, movimento:
acção, criatividade, a engenhosidade, mudança, mutação, transformação, paixão, emoção, nascimento, criação, fundando geração.
acção, criatividade, a engenhosidade, mudança, mutação, transformação, paixão, emoção, nascimento, criação, fundando geração.
Excelente apanhado da Filosofia Samkhya, Vitor José. Procuro informação sobre a época do desenvolvimento dessa filosofia e só encontrei na Wikipédia que é aproximadamente concomitante com o surgimento do Yoga.
ResponderEliminarNão havia encontrado, ainda, um apanhado tão sucinto e exato como o seu. Parabéns.
Grato pelo carinho e pelas palavras de incentivo.
ResponderEliminarAbraço