quinta-feira, 9 de dezembro de 2010

Óleos para Terapias Ayurvédicas









Óleos e funções terapêuticas
Os óleos utilizam-se em vários sistemas terapêuticos, na medicina ayurvédica, na aromaterpia e muitos tipos de massagens terapêuticas. Estes utilizam-se para modificar rápida e eficazmente o estado de ânimo, aumentar a energia ou reduzir o stress e favorecer o relaxamento.
A medicina Ayurvédica é o sistema de cura mais antigo do mundo e utiliza a massagem com óleos como fonte de cura para muitas perturbações.
Os óleos entram no organismo através do corpo como por exemplo do nariz (nasya) e da pele (massagem). O nariz é um órgão sensorial, e o sentido do olfacto está directamente ligado com o sistema límbico do cérebro, o que ajuda a controlar as emoções, memória, e funções do organismo. Foi demonstrado que os aromas e o sentido do olfacto influenciam a memória, o humor e as respostas corporais, como a frequência cardíaca, respiração, níveis hormonais e reacções ao stress. Estes óleos são absorvidos pela pele e actuam medicinalmente quando transitam para o interior do organismo. Os óleos essenciais podem combater bactérias, fungos, vírus e outros microrganismos se forem inalados ou absorvidos pela pele, e podem estimular o sistema imunológico a ajudar a restaurar a saúde.
Os óleos essenciais juntamente com um óleo, chamado óleo de base (como iremos ver a seguir) resultam num óptimo óleo terapêutico.

Alguns exemplos de óleos
Óleo de Jasmim:


O óleo de Jasmim tem propriedades anti-espasmódicas (dores menstruais), aromáticas, hipnóticas. É empregue em fricções, na ocorrência de dores nevrálgicas. É ainda afrodisíaco (impotência e frigidez), calmante, anti-depressivo (ansiedade, tensão, nervosismo e insónias) e hidratante. O jasmim apresenta um perfume doce e envolvente.
O óleo desta flor - um dos mais caros do mundo – é utilizado na preparação dos mais valiosos perfumes. Muito ligado ao aspecto feminino, o jasmim inspirava as canções ardentes dos poetas árabes. Era uma das flores mais usadas pelas (favoritas) dos sultões, e utilizado para produzir sensações nas longas noites de amor. O Jasmim solta a imaginação e deixa a pessoa num estado jubiloso. Num certo sentido o jasmim só pode ser experimentado por completo por quem se ama de verdade, pois ele transcende o amor físico e liberta toda a energia sexual.
Este óleo pode ser misturado com sândalo, rosa e cedro.

Óleo de linhaça:
Por ser um óleo rico em vitamina E, torna-se valioso na recuperação da pele.
A semente de linhaça é originária da planta do linho. As suas sementes são utilizadas como alimento e para fins médicinais, pois são emolientes e laxativas, sob a forma de cataplasmas.
Este óleo é utilizado em constipações, gastrite, colite, bronquite, prurido, rouquidão, flebite e reumatismo. As suas sementes deverão ser colhidas perto do verão.


Óleo de Sésamo ou gergelim:

Este é um dos óleos mais utilizados em Ayurveda.
Esta planta tem vindo a ser utilizada desde o século IV a.C. como remédio para as dores de dentes e as doenças das gengivas. Este óleo também é utilizado para cozinhar pois é considerado como condimento e alimento requintado e energético. Este óleo é obtido através das sementes pretas da Sesamum indicum. As sementes e os óleos têm propriedades anti-cancerosas, anti-bacterianas e anti-inflamatórias.
O sésamo contém pelo menos sete compostos que aliviam a dor e é uma rica fonte de antioxidantes. Foi desde sempre um conhecido laxante. Diversos trabalhos de investigação sugerem que o óleo de sésamo tem um efeito potencial contra o cancro devido ao ácido linoleico que transporta consigo. Este óleo desempenha ainda um papel significativo na medicina ayurvédica. Aplica-se sobre a pele durante o abhyanga (massagem indiana) que se centra em 107 pontos do corpo (pontos Marma). Pode ainda ser utilizado para aliviar a ansiedade e a insónia. É um óleo muito estável e pouco sujeito a criar ranço. É muito rico em vitamina A e vitamina E. A vitamina A age como protectora da epiderme e a vitamina E estimula a actividade muscular.
É usado também como base para as fórmulas mais complexas de óleos medicinais. O óleo de gergelim é untuoso, pesado, doce, amargo, adstringente e quente. Está indicado nas doenças originadas por Vata aumentado e também por Kapha, mas deve ser evitado nas doenças de desequilíbrio Pitta por ser um óleo quente (o que tende a agravar o Pitta corporal). Está indicado nos casos de inchaço, quadros dolorosos, alterações musculares, pele seca, envelhecimento precoce, promove a saúde das mamas e da pele, actua rejuvenescendo, aumentando a virilidade e a vitalidade,

Óleo de Girassol:

Contêm as preciosas vitaminas F, pseudo vitaminas que na realidade são ácidos gordos, e vitaminas E, que é reconhecida pelas suas propriedades curativas da pele. É muito aplicado em dores de estômago e tem propriedades febrífugas, hipocolesterolemiantes. Do girassol tudo se aproveita. Assim, por exemplo, as sementes depois de torradas e moídas são ingeridas como aperitivo, e delas se extrai também um óleo de mesa que é anti-colesterol.

Óleo de Coco

O óleo de coco é rico em substâncias antioxidantes e apresenta propriedades funcionais, conferindo diversos benefícios à saúde.
O óleo de coco pode auxiliar no emagrecimento devido ao seu efeito termogênico, que aumenta o gasto energético do organismo, além de causar saciedade. Auxilia também na prevenção e tratamento de doenças cardiovasculares.
Garante o aporte de antioxidantes na pele, actua como excelente hidratante, promove melhora da elasticidade cutânea, confere à pele uma aparência mais jovem e sadia e reduz danos capilares em diversos tipos de cabelos. Pode ser massajado directamente sobre a pele, diariamente, principalmente para peles mais secas.
É também muito utilizado no continente indiano para massagem. O óleo de coco é doce, relativamente leve, untuoso e refrescante. Devido às suas propriedades frias é indicado para os distúrbios do tipo Pitta.
Está indicado nos quadros com alterações cutâneas como fissuras, queimaduras, inflamações, eczemas e infecções por fungos porque possui propriedades antisépticas. Quando utilizado na culinária, este óleo pode aumentar Kapha; por isso deve ser cozido com ervas que diminuem Kapha, como a mostarda e o azeite. O óleo de coco é indicado para pessoas que habitam regiões quentes, pois possui propriedades refrescantes. Por causa disso, está indicado para pessoas com excitação sexual exacerbada. Na Índia, o coco é considerado uma fruta sagrada com muitas propriedades medicinais.

Óleo de mostarda:
É um óleo muito popular na Índia para massagem pois possui propriedades medicinais que aliviam a tensão e rigidez muscular sendo muito utilizado pelos lutadores e culturistas.
Actua purificando o sangue e eliminando toxinas, está indicado no caso de doenças de Kapha e Vata aumentado. O óleo de mostarda é untuoso, amargo, picante, forte e morno.
É um excelente medicamento para a queda de cabelos e pode ser usado nos casos de reumatismo, artrite e gota quando associado com a cânfora.

Óleo de amêndoas doces

Este óleo é doce, untuoso, pesado e quente, sendo indicado nas desordens de Kapha. Seu uso na Índia é restrito devido ao seu alto custo, sendo utilizado para crianças e idosos.
Afirma-se no Oriente que se este óleo for colocado ao sol por 40 dias, em um frasco de vidro cor de laranja, assume propriedades especiais trazendo alegria, dissolvendo ansiedades e purificando o sangue.
Associado ao leite este óleo torna-se tónico, sendo muito utilizado como bebida pelos praticantes de artes marciais.

Óleo de Amla

O óleo de Amla é extraído de amla, também conhecida como a groselha indiana, uma árvore nativa do sul da Ásia. É um símbolo de boa saúde e é adorado como uma fruta auspiciosa. Este fruto contém 20 vezes mais vitamina C que uma laranja. É considerado um dos mais antigos condicionadores de cabelo natural.

Benefícios do óleo de Amla
Podem impedir calvície e estimular o sono profundo.
O óleo de Amla é muito útil na melhoria da memória e do intelecto.
Previne, até mesmo trata as rugas, na uma extensão.
Previne o stress e o envelhecimento.
O óleo de Amla é bem conhecido por dar um efeito refrescante para a mente e o corpo.
Na massagem terapêutica dá uma sensação de frescor na pele semelhantes ao gel de aloe vera. Acredita-se que uma massagem no couro cabeludo aumenta o fluxo de oxigénio no cérebro e relaxa o sistema nervoso.
Tem o poder para tornar o cabelo mais forte, mais brilhante, mais macio e mais hidratado.
É usado para a prevenção de cabelos grisalhos.
Também é conhecido por prevenir e queda de cabelo, caspa e também melhora o crescimento e pigmentação do cabelo.


Outros óleos:
GHEE - utilizado para massagem facial, pois elimina rugas.
É uma manteiga clarificada mas é utilizado em massagens e terapias como basti.
ÓLEO DE CAMOMILA - Auxilia nas dores musculares
ÓLEO DE COENTROS - elimina o excesso de calor corporal
ÓLEO DE CRAVINHO - auxilia nos problemas dentários e nas micoses de unha
ÓLEO DE SÂNDALO - é refrescante e promove a espiritualidade, auxilia na insônia, dor de cabeça e neurastenia
ÓLEO DE SEMENTE DE ABÓBORA - auxilia na insônia, ansiedade, memória deficiente.
ÓLEO DE GRAINHA DE UVA - está indicado na bronquite, reumatismo, alterações de pele, eczemas e é vermífugo.
ÓLEO DE BRAHMI - auxilia nos problemas do sistema nervoso, pois alivia Vata aumentado, ajuda a memória e melhora a insônia.
O Brahmi é uma espécie de Centella asiática, planta muito utilizada na fitoterapia indiana.

Se pretender adquirir estes óleos ou qualquer informação pode solicitar para Email.

27 comentários:

  1. gostaria de saber como faço para adquirir os oleos, obrigada gisele.maresias@hotmail.com

    ResponderEliminar
  2. Olá espero que possam me informar onde posso comprar o óleo de amla, obrigada pela atenção meu email é ppo318@hotmail.com

    ResponderEliminar
  3. olá, gostaria de adquirir a planta "bacopa monnieri", qual o local mais adequado? agradecia toda a informação sobre esta planta (brhami). obrigado e cuprimentos.
    dario.vaz@hotmail.com

    ResponderEliminar
  4. Olá espero que possam me informar onde posso comprar o óleo de amla, obrigada pela atenção meu email é viktoria.il@hotmail.com

    ResponderEliminar
  5. Olá gostaria de saber ode compro o óleo de amla.Obrigada.Aguardo resposta.neydinha_f@yahoo.com.br

    ResponderEliminar
  6. ola gostava de saber como comprar oleo de amla e se tem em pó ? jennie_daniela_13@hotmail.com

    ResponderEliminar
  7. Boa tarde, gostaria de saber onde comprar oleo de grainha de uva. Obrigado haromao@gmail.com

    ResponderEliminar
  8. Olá gostaria de saber ode compro o óleo de amla.Obrigada.Aguardo
    nanciemarcio@hotmail.com

    ResponderEliminar
  9. Ola. Gostaria de saber onde comprar o oleo de sesamo. Almeidaluisa@aeiou.pt

    ResponderEliminar
  10. Onde posso comprar estes �leos? De preferencia em Vila Real ou pela internet. O neu mail � scmsp_88@hotmail.com

    ResponderEliminar
  11. Gostaria de obter mais informaçoes sobre como adquirir alguns dos oleos. nao sei se a fará diferença, mas sou do porto.
    agradeço a atençao dispensada,
    joana.malta@gmail.com

    ResponderEliminar
  12. olá Joana irei contactar consigo por Email e enviarei os valores dos óleos

    ResponderEliminar
  13. Olá,
    Gostaria de saber onde consigo o óleo de mostarda.
    E-mail: silvia.ponath@hotmail.com

    Grata.

    ResponderEliminar
  14. Olá,
    Gostaria de saber como adquirir alguns dos óleos,
    Obrigado
    josbern71@gmail.com

    ResponderEliminar
  15. Olá,
    Gostaria de saber um pouco mais sobre esses óleos,
    Obrigada
    naty_poleia@hotmail.com

    ResponderEliminar
  16. Olá gostaria de saber como adquirir o óleo de sésamo
    obrigada
    natalianew@gmail.com

    ResponderEliminar
  17. O óleo que utilizo é óleo de sesamo preto mas se pretender óleo de sesamo pode dizer o que quiser.

    ResponderEliminar
  18. Boa tarde,

    Como consigo adquirir os óleos?

    Obrigada

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Não sei de onde está a contactar mas se for em Portugal eu posso enviar os óleos que pretender. se quiser mais explicações pode contactar por Email

      Eliminar
    2. Vivo entre Gondomar e Porto
      A onde poderei comprar oleo amla

      Eliminar
    3. olá Rakel, aqui mesmo em gondomar no meu espaço entre em contacto e marcaremos uma hora 966058320 ou contacte por mail

      Eliminar
  19. Boa noite,
    Onde posso comprar estes óleos?
    domingos.loureiro@iol.pt

    Obrigado

    ResponderEliminar
  20. Olá Domingos eu tenho vários oleos diga os que quer e a quantidade.

    aguardo o contacto

    ResponderEliminar
  21. Bom dia, quero saber onde comprar estes óleos e se voce atende em Riberao Preto?
    Grata, Noemi

    ResponderEliminar