sábado, 11 de junho de 2011

Os seis sabores ( Rasa) e a importância na digestão



O sabor dos alimentos são optimizados para nutrir o corpo e a mente, mas de acordo com a Ayurveda o alimento vai muito para além da nutrição, dos carboidratos, minerais e vitaminas, não consideramos só o que comemos mas para além  do que comemos, é importante o quanto comemos, mas também a maneira como comemos.
È a junção destes que se vai efectuar o equilíbrio e assegurar uma boa digestão que vai produzir a criação de um bom Ojas que podemos considerar uma boa digestão e nutrição dos alimentos. Quando isto não acontece existe a produção de AMA que são toxinas formadas no corpo devido à má digestão que consequentemente vai provocar desequilíbrio.

O gosto começa com a reacção de alimentos nas papilas gustativas da língua (ver diagnóstico da Língua e incidência dos sabores) e continua com os sucos digestivos no estômago
O gostos dos alimentos são designados por Rasa.
Há seis sabores: doce, azedo, salgado, picante, amargo e adstringente.
Uma refeição completa deveria conter estes seis sabores, em que a quantidade deve variar de acordo com a característica da pessoa de forma a atender às necessidade individuais, mantendo um equilíbrio adequado de modo a alcançar uma boa saúde física, mental e espiritual.
Os alimentos numa refeição devem ser consumidos de forma ordenada a partir de doce: doce, salgado, amargo, picante, amargo e finalmente o adstringente






Potência, poder, força do alimento (virya)

Virya é considerado potência o aspecto ou factor da substância que é responsável pelas acções desta no corpo humano. As qualidades de força ou potência das substâncias são duas: Quente (
Ushna) e frio (Shita).De uma forma geral, podemos afirmar que os sabores ácido, salgado e picante têm potência quente; já o doce, amargo e adstringente apresentam potência fria.
Existem algumas excepções, como o mel que tem sabor doce e potência quente.
Não deve ser considerado nível calórico do alimento, quente ou frio, pois o virya vai posteriormente reger a facilidade ou dificuldade da digestão, pois mais quente aumenta Pitta, ou mais frio aumenta Kapha e Vata.
Mas esse quente ou frio não é só na temperatura, mas sim na característica do alimento por exemplo pensamos na pimenta e logo associamos a quente, pensamos em um alface, e logo se pensa em frio.







Efeito pós-digestivo (vipaka)

Durante o percurso da digestão, ingredientes do alimento ou medicamento passam por diferentes estágios de transformação por causa da acção enzimática no trato digestivo, podemos considerar quando ocorre e finaliza o processo da digestão, quando os tecidos absorvem todos os nutrientes.
Destas transformações emergem "novos sabores" que são: doce, ácido ou picante.
De um modo geral, o doce e o salgado apresentam vipaka doce; o sabor ácido tem vipaka ácido e o picante, o amargo e o adstringente têm vipaka picante como podemos ver no gráfico.




Propriedade especial ou acção específica (prabhava)
 

Algumas alimentos agem com base nos seus sabores (rasa), algumas com base na sua potência (virya) e outras com base em seu efeito pós digestivo (vipaka). Algumas substâncias entretanto exercem uma propriedade especial inexplicável no organismo e não levam em consideração nenhum destes conceitos atrás referidos. Para reconhecer esta acção, Charaka Samhita usou o termo prabhava, que significa "propriedade especial ou acção específica": duas susbtâncias podem ser parecidas em sabor, potência e vipaka mas as suas acções poderão ser diferentes uma da outra.
Aqui podemos pensar numa pessoa que come uma refeição feita pela mãe com todo amor, e outro que come fast food, Junk food ou mesmo num lugar comercial, o efeito psicológico e a carga que este alimento tem no organismo é diferente, mas na maioria das vezes penso e coloco á consideração este mistério.



Restam ainda oito factores para que a alimentação seja saudável


 - Prakritti – a natureza do alimento
 - Karana – método de preparação
 - Samyoga – combinação
 - Rashi – quantidade
 - Desha – lugar
 - Kala – horário, idade e estação do ano
 - Upayogasamtha – regras para ingestão dos alimentos
 - Upayokta – pessoa que consome o alimento


2 comentários:

  1. Estou gostando muito do seu blog! Sou acupunturista e as semelhanças das duas medicinas são incríveis!

    Parabéns e continue divulgando conhecimentos.

    Obrigada
    K

    ResponderEliminar
  2. Obrigado Karina por seguir o meu blog e espero com ele divulgar e desmistificar esta medicina Milenar tal como divulgar todos os seus procedimentos.

    ResponderEliminar