domingo, 8 de dezembro de 2013

VATA - Outono e Inverno



Os problemas de vata  nesta estação


Os tratamentos que tenho efectuado e as pessoas que tem vindo fazer um acompanhamento Ayurvédico tenho constactado que os agravamentos Vata estão muito acentuados e com este frio ainda se agrava mais a situação.
Como sabemos o Vata é formado de ar e éter(espaço) que condiz como é obvio com esta estação que estamos a atravessar.
Sabemos também que as pessoas de constituição Vata apresentam como característica - leve, frio, seco, áspero e este frio e este vento vai acentuar essa secura. Uma das referências é as extremidades frias de entre muitas outras.
Uma das características do Outono é que cai tudo o que muitas vezes na gíria nós dizemos que em nós acontece a mesma coisa a estrutura do Vata deixa de  ser firme.
Sem querer estar aqui a fazer diagnóstico todos os Vata devem aumentar a sua oleosidade pois está desnutrido e podemos sempre efectuá-la como é óbvio através da rotina diária ou Dinacharya, através da meditação, da alimentação e neste caso devemos ingerir alimentos quentes, bem cozinhados.
Os sabores que devemos aumentar um pouco mais são os sabores doce, amargo e salgado, podendo em alguns casos aumentar um pouco de picante, evitando tudo o que for seco e aumentando um pouco algumas gorduras naturais, como o ghee e o azeite.
Deve evitar a ingestão de tudo o que é frio ou fresco.
Os adoçantes utilizados deve ser  o mel ou qualquer açúcar natural rapadura, açúcar mascavado.
Uma das maneiras de evitar a secura é através da oleação que é designada por snehana que pode ser interna e externa.
Vou falar um pouco da oleação externa
Sabendo que o nosso maior tecido é a pele, é através dela que efectuamos essa oleação. Procedemos a terapias como abhyanga, shirodhara,  pizhichili  de entre outras sempre executadas com óleos quentes e de acordo com a constituição da pessoa que neste caso será utilizado como referencia o óleo de gergelim. Estas terapias vão auxiliar o funcionamento do próprio organismo aumentando a vitalidade e a nutrição de todo o corpo.
Com estas terapias o resultado da desnutrição vai-se atenuando a pele fica mais lustrosa, brilhante, sedosa. Para ter noção dos níveis de secura da pele em alguns casos o consumo de óleo em cada terapia pode atingir entre os 150ml e os 250ml.
A face é uma das zonas mais afectada pela exposição ao tempo e daí aparecerem mais facilmente as rugas que são a comunicação do excesso de secura da pele e da sua pouca nutrição, sendo importante a tonificação e o reforço da vitalidade da pele.
Outras das questões que estou a notar é o aumento da secura do cabelo, muito pelo uso de tintas e de "shampoos" muito agressivos e com muitos químicos. Neste caso os tratamentos com óleo para reforço do cabelo podendo ai ser usado o óleo de Bringharaj ou mesmo o de Amla de modo a nutrir tanto o couro cabeludo como a raiz do cabelo. Mas faço sempre referência que não é com produtos que tratamos o cabelo, mas sim com a alteração dos nossos comportamentos diários, a nossa alimentação e os nossos tratamentos. Nestes casos como apontamento de resolução a massagem à cabeça com óleos medicados pode atenuar e auxiliar na resolução deste problema.

Este tema é muito extenso mas fica aqui um alerta e uma preocupação, que muito nós podemos fazer para auxiliar as pessoas.
Em caso de dúvida consulte sempre gente credenciada.



Sem comentários:

Enviar um comentário