sexta-feira, 5 de janeiro de 2024

História e Significado de Shani Dev

 

 

História e Significado de Shani Dev  (Shani Bhagwan ):

Shani Dev (também conhecido como Sani, Shani Bhagwan, Sani Maharaj e Chayyaputra) é uma das divindades mais populares para os hindus. Shani é o arauto da má sorte e da retribuição, e os Hindus fazem preces a Shani de modo a afastar o mal e remover as alterações negativas pessoais. O nome Shani vem da raiz Sanaischara, que significa movimento lento (em sânscrito, "Shani" significa "o planeta Saturno" e "chara" significa "movimento"); Shanivara é o nome hindu do sábado, que é o dia dedicado a Shani Dev.

 

Na iconografia hindu, Shani é retratada como uma figura negra que se move lentamente pelos céus. Ele carrega várias armas, como uma espada, um arco e duas flechas, um machado e/ou um tridente, por e vezes é representado em cima de um abutre ou um corvo. Muitas vezes vestindo roupas pretas ou azuis escuras, e tem consigo uma flor azul, uma safira e pedras pretas.

Shani é representado muitas vezes coxo ou manco, devido a uma zaragata quando criança com o seu irmão. Na terminologia da astrologia védica, a natureza de Shani é Vata, ou aérea; sua pedra ou gema é uma safira azul e pedras pretas, e seu metal é o chumbo. Sua direção é oeste e sábado é seu dia e o dia que o representa.

Diz-se que Shani é uma encarnação de Vishnu.

 

Origens de Shani

 


Shani é filho de Surya, a divindade hindu do sol, e de Chaya ("Sombra"), uma serva de Surya que foi mãe substituta da esposa de Surya, Swarna. Enquanto Shani estava ventre de Chaya, ela jejuou e sentou-se ao sol quente para impressionar Shiva, que interveio e cuidou de Shani. Como, Shani durante a gravidez e no útero materno apanhou muito sol ficou preto, sendo por isso que Surya é considerando como pai de Shani.

O irmão mais velho é o deus hindu da morte, Yama. Shani faz justiça ás pessoas que estão vivas e Yama á morte de uma pessoa. Shani tem duas irmãs - a deusa Kali, destruidora do mal, e a deusa da caça, Putri Bhadra. Shiva, casado com Kali, é seu cunhado e guru.

Embora muitas vezes cruel e facilmente enfurecido, Shani Deva é ao tempo o maior impostor e o maior benquerente, uma divindade rigorosa, mas beneficente. Ele é a divindade da justiça que supervisiona como “masmorras do coração dos perigos humano e os que ali se escondem”.

Diz-se que Shani Deva é muito prejudicial, prejudicando aqueles que fazem injustiças, a vingança, a mentira e os arrogantes. Ele faz como que as pessoas sofram pelos seus pecados, mas ao mesmo tempo pode ajudar nas purgas e nas limpezas negativas que adquirimos.

Na astrologia védica o local, a data e a hora de nascimento determinam o nosso futuro; acredita-se que qualquer pessoa nascida sob a influência do planeta Saturno de Shani vai ter alguns contratempos, mas pedindo e venerando a Shani podemos ter momentos que podem prever sucesso, mas neste caso devemos ter alguma disciplina, dedicação, trabalho duro e persistência. Um adorador que pratica o bom Karma pode corrigir e neutralizar as dificuldades de um nascimento mal escolhido.

Na astrologia védica, Shani é uma das nove divindades planetárias chamadas Navagraha. Cada divindade e cada planeta (Sol, Lua, Marte, Mercúrio, Júpiter,, e Saturno) podem destacar uma face diferente do destino. O de destino de Shani é Kármico, faz com que os indivíduos se apaguem ou beneficie do mal enquadrado no nosso dia-a-dia.

Astrologicamente, o planeta Saturno é o mais lento do signo do Zodíaco (em cerca de dois anos e meio. O Saturno encontra-se no Zodíaco na sétima casa, sendo benéfico para os ascendentes de Touro e Balança. 

 

Ação de Shani não ocorrem apenas aos nascidos sobre o efeito de Saturno, pode acontecer a qualquer um e até pode ocorrer duas a três vezes na nossa vida. O Sade Sati (também escrito Sadesati) é um de período de sete anos e meio (que ficamos sobre o auspício de Saturno) e acontece a cada 27 a 29 anos.

De acordo com a astrologia hindu, uma pessoa que está sobre influência se Shani tem um maior risco de que ocorram coisas menos boas ou mesmo quando está sobre influência dos signos anteriores e posteriores. Assim, uma vez a cada 27 a 29 anos, uma pessoa pode esperar um período de azar ou de transformação que dura 7,5 anos (3 vezes 2,5 anos).

Os Mantras a Shani são usados pelos praticantes tradicionais hindus durante o período Sade Sati de 7,5 anos, para escapar aos efeitos adversos de ter Saturno na (ou perto) da casa astrológica.

Existem vários Mantras a Shani  ou a Shani Deva ( ver artigo ).

A recitação deve ser executada num local tranquilo enquanto se contemplam as imagens de Shani deva ou de Hanuman, e para obter o melhor efeito deve ser entoado 23.000 vezes durante o período de 7,5 anos de Sade Sati, ou uma média de 9 a 12 vezes por dia. É mais eficaz se for possível recitar 108 vezes ao mesmo tempo.

Para agradar a Shani Dev, deve:

Aos sábados usar preto ou azul escuro;

Abster-se de álcool e carne;

Acender lâmpadas com óleo de gergelim ou mostarda;

Adorar o Senhor Hanuman;

visite e valorizar templos e lugares que lhe tragam paz.

 

 

Gratidão aos que vão publicando informação que me permitiu compilar a informação deste artigo.

Que todos tenham paz e felicidade

 

Sem comentários:

Enviar um comentário