Ganesha Caturthi 2024
(ou Vinayaka Chaturthi, Ganesa Caturthī)
Dia 07 de setembro
Ganesha Chaturthi é o festival Hindu que comemora o aniversário de Ganesha. Este festival é celebrado em toda a India e dura 10 a 14 dias.
Dia 7 de Setembro 2024 é comemorado o dia de Gaṇesha sendo designado como Gaṇesha Caturthi, inicia sempre no quarto dia do sexto mês do Calendário Shalivahan que corresponde ao 4º dia da lua crescente, entre o final de agosto e início de setembro e termina no 14º dia dessa lua, e é comemorado na homenagem ao aniversário de Ganesha.
Ganesha era o filho mais novo de Shiva e de Parvati, e é conhecido por mais de 108 nomes diferentes, sendo considerado o Senhor das artes, das ciências e o deva da sabedoria. As vitórias de Ganesha são invocadas na maioria das cerimônias, pois ele é aquele que limpa todos os obstáculos para o sucesso. Ele é o doador da fortuna e pode ajudar a evitar calamidades naturais.
O Senhor Gaṇesha ou Gaṇapati é sempre invocado primeiro lugar em qualquer puja, pois ele é o eliminador dos obstáculos e a personificação da sabedoria. Na sua festa, além da puja, com a repetição de seus 108 nomes, oferecendo-lhe uma flor a cada nome, sendo ainda oferecidos muitos doces variados e saborosos, que são depois distribuídos como prasad, um presente que vem para nos abençoar. No fim das celebrações a imagem de Ganesha é passeada pela rua como se fosse uma nossa procissão acompanhada por milhares de pessoas que efetuam cânticos e danças, e depois imersa num rio ou no mar.
Não se sabe quando e como Ganesha Chaturthi foi celebrado pela primeira vez, mas as primeiras datas de referência são em Pune desde os tempos de Shivaji (1630-1680),
Rituais
Ganesha hoje é demasiado conhecido por todos encontrando-se representado em todos os altares.
Como parte do evento realiza-se um ritual Prana Pratishtha (cerimónia) com o objetivo simbólico de convidar a divindade a habitar o murti (divindade a venerar). Durante o processo ocorrem várias oferendas como coco, açúcar mascavo, Modaks (um bolinho doce), durva (trevo), folhas de grama e flores vermelhas aos murti. Durante toda a cerimônia, são verbalizados e cantados mantras.
Durante os 10 ou 14 dias todas as manhãs e à noite são feitas as celebrações e a veneração até ao ultimo dia em que se faz a imersão. A adoração envolve várias ofertas ao ídolo incluindo flores e durva. As cerimônias de adoração diárias terminam com os fiéis cantando a Aarti ( Ganga Aarti é um ritual que se realiza todos os dias ao pôr do sol, onde o amor e a devoção estão presentes. Nesta cerimónia é feito o agradecimento a todas as divindades pela luz que nos oferecem e por nos iluminar e purifica o nosso pensamento, o espírito e o corpo. Aarti, o “Aa” significa “em direção ou para”, e “rti” “direita ou virtude”. Neste ritual estão presentes 5 elementos físicos importantes: a Água, o Vento, o Fogo, a Terra, e o Espaço).
Quem é ganesha, os elementos e significado
Ganesha é o primeiro filho de Shiva e Parvati, sendo considerado como o Senhor das Tropas (o que nos guia espiritualmente), que nos guia no plano físico e espiritual para elevar a nossa espiritualidade. Ganesha está muito ligado ao elemento da Terra e ao Chakra da Raiz, para podermos elevar na espiritualidade, temos que nos enraizar muito bem, pois é aqui que vivemos e aprendemos e é aqui evoluímos o nosso Ser.
Simbologia de Ganesha:
A cabeça – é grande e manifesta o macro, ver a essência do TODO. Também representa a sabedoria, a inteligência.
O corpo – representa o micro, tem a forma da sílaba OM. Todo o universo está em Ganesha. E todo o universo está em nós também.
4 braços – representa a divindade
Olhos pequenos – significa a concentração
Orelhas grandes – sensibilidade, saber escutar, escutar mais do que falar.
A tromba – é o discernimento do desejo. Tem sensibilidade. Onde vai a tromba vai a intenção. Também representa a eficiência e a adaptabilidade.
Uma coroa – para recordar a sua grandeza infinita. Todos nós temos superpoderes. Somos perfeitos. Tudo é perfeito. Somos a expressão do AMOR.
Um machado na mão – serve para cortar as ataduras, o cordão umbilical dos problemas e nos mostrar a necessidade de trabalharmos o desapego sempre.
Uma corda – pode nos salvar, nos aproximar dos nossos objetivos
Um dente de marfim – unidade das nossas próprias ansiedades. Representa a força e a confiança no nosso próprio. Representa também um certo sacrifício que se deve fazer, abrindo mão do que não nos serve, do que não é bom.
A comida, frutas, chocolates, doces – Aprender a degustar a amargura, reconhecendo o que é uma doçura.
O rato – a necessidade de controlar, de dominar os nossos impulsos.
A posição dos pés – aprender a brincar, a encontrar o deleite da vida. A vida é um jogo.
Flor de lótus – a abundância
A mão direita aberta e para cima – mudrá – tudo está bem, não tenha medo e tenho a bênção e proteção no caminho espiritual.
O Instituto de medicina Ayurveda irá comemorar este evento efetuando na nossa meditação de Segunda feira dia 9 de Setembro uma Aarti a Ganesha.
Iremos fazer o mantra
O mantra ‘Om Gam Ganapataye namo Namaha’ faz com que venere e honre o Senhor do Imensurável, aquele que remove obstáculos materiais e espirituais e atrai a abundância”.
Significado de “om gam ganapataye namo namaha”
Estes significados são de forma geral, podem aparecer descritos de outra maneira pois cada pessoa faz a sua tradução do sânscrito mas aqui deixo a que para mim é a mais coerente.
- Om = invocação espiritual que nos conecta à energia divina
- Gam = significa a movimentação (conecto, ligo, aproximo, afasto, retiro, uno, …)
- Ganapataye (Gana + Pati) = um dos nomes de Ganesha que significa Senhor das Tropas (o que nos liga e transporta para a espiritualidade )
- Namo = é uma saudação e invocação de humildade.
- Namaha = expressão de adoração e devoção a todas as divindades
Entoar este mantra ajuda:
- na conexão a Ganesha e a tudo o que ele representa
- na nossa evolução espiritual
- na eliminação de energias negativas
- quando se sente a vida bloqueada
- na remoção de obstáculos, quaisquer que eles sejam
- na falta de motivação e foco na vida
- na necessidade de abundância (financeira, amor, saúde, …)
- na captação de energia positiva para a casa, para o espaço, a para nós mesmo.
Sem comentários:
Enviar um comentário