Navaratri
A celebração do Divino Feminino
Navarati é um festival de nove noites durante o mês hindu de Ashwin. É comemorado a partir da Lua crescente depois da lua nova do mês de Outubro sempre a seguir a Pitrpaksa. Em 2024 corresponde desde o dia 3 ao dia 11 de Outubro.
Navaratri é uma celebração do Divino Feminino, mas não só pois é considerada como o valorizar o papel de todas as várias manifestações femininas. Considerando o aspecto feminino como a força criativa força sensorial e a energética do Divino, mas também pode ser expressa como a energia feminina amorosa, a compaixão, a gentileza, a amabilidade, também se manifesta como uma energia poderosa, auspiciosa e intensa quando associada às nossas vidas.
Navaratri significa (nava = nove, rātri = noites) dura nove noites e é dedicado às divindades Femininas que são – Lakshmi, Sarasvati (Saraswati) e Sáti, Parvati, Durga e Kali , mas muitas vezes são referenciadas só três Sarasvati, Lakshmi e Durga,.
Quando referenciamos só estas 3 divindades Sarasvati, Lakshmi e Durga, dedicamos 3 dias a cada uma das divindades ou a cada Shakti. Há diferentes opiniões sobre a ordem da comemoração de cada Devi, em primeiro coloco Sarasvati que é a divindade do conhecimento e aí são colocados livros no altar juntamente com instrumentos sejam eles musicais ou outros. Lakshmi para nos trazer a riqueza em todos os aspectos quer eles sejam financeiros, de qualidade de vida ou da fortuna, e por fim Durga que suscitamos a libertação e eliminação das dificuldades que estão instaladas na nossa mente,
Em Gurjarat Durga é comemorado no último dia de Navaratri, durante o qual se faz uma dança Garba para comemorar vitória de Durga.
Mas aqui vos deixo uma síntese das descrições de cada divindade
Lakshmi é uma personificação do amor na forma feminina, esposa de Vishnu, e a personificação a beleza, a fartura, a generosidade e principalmente da riqueza e a fortuna. É o principal símbolo da potência feminina, sendo reconhecida pela sua eterna juventude e formosura. A sua imagem é apresentada muitas vezes com uma flor de lótus nas mãos, e um recipiente onde estão e deita as moedas de ouro.
Sarasvati é a deusa hindu da sabedoria e do conhecimento, das artes e da música. É a companheira de Brahma, o criador do mundo. Sarasvati é considerada a protetora dos artesãos, pintores, músicos, atores, escritores, podemos dizer dos artistas em geral. Sendo também considerada como a protetora dos que procuram o conhecimento como os estudantes, os professores.
É comemorado um festival na India dedicado a Sarasvati - Dawat Puja
Satī ou Dākshāyani é a divindade da felicidade conjugal e longevidade, sendo especialmente adorada pelas esposas, a fim de procurar prolongar a vida de seus maridos. Ela é a primeira consorte de Shiva
Parvati. Esta é a reencarnação de Sati.
Os textos antigos referenciam que Parvati renasceu a partir de Sati, a primeira esposa de Shiva. Podem consultar sobre Parvati pois a história é muito curiosa e interessante.
A história considera que como disse atrás que Parvati Casada com Shiva, e teve dois filhos: Ganesha (o removedor de obstáculos) e Skanda (o deus da guerra).
Parvati é considerada a deusa do casamento, e também é louvada como a deusa da família, daí a origem da palavra parivar (família). É considerado como uma pessoa bondosa, austera e disciplinada mostrando sempre os caminhos mais corretos e orientando os passos que devemos dar.
Durga é considerada uma Divindade suprema como a faceta guerreira de Parvati e o invencível.
É representada com 8 braços, cavalgando num leão ou um tigre, carregando armas e assumindo gestos simbólicos com a mão. Esta forma da deusa é a encarnação do feminino e da energia criativa Shakti.
Kali é a representação como o principio feminino renovador e transformador, que aparece como a destruição da ilusão e dissolve a ignorância, pois estes elementos são os responsáveis pela escravidão. A grande importância de Kali é a sua força e determinação que faz com que exista uma capacidade enorme pelo ato de destruir todos os obstáculos ao divino.
Kali é uma das dez Mahavidyas, shakti tântricas que são a manifestação da deusa Mahakali.
Nas festividades do Navarati tudo é decorado e venerado, os carros, autocarros, as maquinas.
Uma puja especial é feita a cada forma de Shakti, comemorando o poder divino.
No dia 7 de Outubro na nossa meditação iremos fazer uma celebração desta data e a este período, espero por vocês
Sem comentários:
Enviar um comentário