सत्सङ्ग Satsang
O que é Satsang?
Satsang é uma palavra em sânscrito, composta por “sat”, que significa “verdade”, e “sang”, que significa “encontro”,"reunião". Assim, Satsang é o encontro com a Verdade. É uma palavra bastante utilizada nas tradições da Índia como referência de se estar próximo a um guru, ou “Iluminado”, ou de alguém com o coração aberto à Verdade que dele emana.
Satsang não é uma mensagem, não é um ensinamento, não é uma religião, é um encontro. Um Encontro consigo mesmo, um encontro com o seu ser. Num Satsang, descobre-se um espaço energético e a procura energética de onde o poder está e de tudo o que está por detrás da vida, aquilo que não tem nome nem forma, aquilo que somos nós mesmos, expressando-nos como Paz, Liberdade, Amor, Inocência e pura Felicidade. Ao mesmo tempo o Satsang tem por objetivo revelar tudo aquilo que nos é necessário e ao mesmo tempo que já se encontra presente em nós, levando-nos à constatação desta presença atemporal, para além da ideia que temos de nós mesmos. Trata-se de um mergulho profundo no auto-conhecimento que visa o encontro da verdade interior de cada um.
Como aqui no ocidente não existe uma palavra específica para estes encontros espirituais e energéticos, continuamos a suar esta palavra no ocidente. Infelizmente a palavra já foi, e tem sido muito adulterada tanto no significado como no conceito, em que muitos que a utilizam estão envoltos em polémicas, mas, não é por isso que se deve deixar de usar a palavra.
O satsang é um encontro do silêncio e da investigação profunda e íntima da nossa verdadeira natureza. Todos são bem-vindos, independente de suas religiões, filosofias ou crenças. No satsang o foco não é o de ensinar teorias nem procedimentos, mas sim investigar e procurar a verdadeira natureza do ser humano e ajudar cada um de nós a evoluir no seu processo espiritual.
O caminho espiritual está cheio de armadilhas, os becos sem saídas, e normalmente os professores, mestres ou gurus são pessoas que já trilharam este caminho e podem ajudar a transcender certas barreiras e alguns obstáculos. Na realidade, o professor apenas aponta o caminho, mas quem tem que se envolver na evolução e no crescimento de cada um.
A procura de cada um se tentar libertar e de se conectar com uma energia positiva e ao mesmo tempo estar na envolvência da energia de um ser desperto e de um espaço energeticamente são, trás uma grande ajuda para o nosso caminho, isto porque a presença é uma ''força'' impactante e que contagia todos a sua volta. A presença e a egrégora é o que cura, o que fortalece, o que trás paz e alegria, não o professor ou guru ou seja lá quem for. É a presença da consciência, impessoal e pura, que faz tudo, nós apenas nos predispomos a receber.
Quando se faz ou se propõe um Satsang todos são bem-vindo, não é necessário criar vínculo, você pode participar quando quiser e parar de participar quando quiser, ou melhor, quando a vida quiser.
A presença num Satsang é uma experiência única, pois é um encontro com a verdade da sua Alma e ao mesmo tempo conduz todos os intervenientes a um encontro consigo mesmo, sendo a partilha com o outro uma maneira de vermos o espelho das nossas ações e comportamentos. Através da interação com os outros induzimos as nossas emoções e ao mesmo tempo descobrimos a nossa verdade e os labirintos da nossa mente. Podemos considerar que com as práticas assíduas num Satsang quebramos a ilusão do medo, da raiva, da dor e do sofrimento, abrimos o coração à verdade através da tranquilidade, bem-estar e amor.
No Instituto de Medicina Ayurveda vamos propor a execução de Satsang chanting
Vá consultando as nossas redes sociais
Grato a todos que publicaram seriamente sobre o tema e nos ajudam e exclerecer mais os outros
Namastê!
Sem comentários:
Enviar um comentário