terça-feira, 14 de janeiro de 2014

Tantra



Depois de ler este texto da Ana Rita e verificar alguns relatos que consigo encontrar na minha vida de terapeuta, por isso o  transcrevo para que possa ser lido por outras pessoas

O tantra expande o universo de sensações e prazer. Conheça melhor essa prática e melhore sua vida amorosa e sexual.



Na infância, o sexo costuma ser um assunto misterioso, cercado de tabus. Na adolescência, quando colocamos em prática a busca do prazer a dois, a descoberta é tão forte que só queremos mais e mais. A maturidade, porém, chega e, com o tempo, percebemos que apenas a quantidade não nos satisfaz. Mais do que muito sexo, queremos sexo com qualidade. Apesar do desejo universal de prazer, pela troca, no entanto, quem pode dizer com sinceridade que se sente livre, leve e solto e completamente satisfeito entre quatro paredes?
Antes de responsabilizar o parceiro ou até mesmo a falta dele, vale tentar enxergar o sexo por uma outra perspectiva: a do tantra. Segundo esse complexo de conceitos filosóficos a respeito da vida surgido há mais de 5 mil anos na região da Caxemira, norte do Paquistão e da Índia, o sexo tem o potencial de nos colocar em contato com a nossa energia vital, a do outro e ainda desenvolver o autoconhecimento e a verdadeira intimidade. A chave, dizem os tântricos, é mudar a forma com que nos relacionamos com a sexualidade. E, claro, para isso há técnicas milenares de toque, controle da respiração e meditações que prometem levar os praticantes a sensações intensas e orgasmos nunca antes experimentados.
A advogada paulistana Mara Linhares, de 33 anos, pratica o tantra com o marido há três anos. Antes desse período, eles estavam prestes a se separar, pois viviam frustrados com o fato de Mara não sentir orgasmo nas relações sexuais. “Eu simplesmente não conseguia chegar lá, apesar de estar casada há cinco anos”, conta. Indicada por uma amiga, resolveu ir a um centro tântrico. Lá, um terapeuta ensinou para ela e o marido como despertar orgasmos poderosos um no corpo do outro. “Eu cheguei a chorar muitas vezes, pois a sensação do orgasmo é muito intensa, a ponto de causar vários espasmos. São ondas circulando pelo corpo inteiro. Perde-se a noção do tempo, do espaço”, relata. Na hora de transpor o conhecimento para os momentos íntimos, o casal também aprendeu a investir em posições confortáveis, justamente para poder prolongar a união sexual. Trocar de posição a todo momento, aliás, prejudica o processo de interiorização e percepção das sensações e, consequentemente, a obtenção do prazer. Quando o encaixe é menos amplo, essa é uma diferença fundamental do tantra para o Kama Sutra, dar e receber prazer passa a ser natural, sem a necessidade de ser performático. Casais tântricos, inclusive, costumam passar horas apenas se olhando e tocando levemente o corpo do parceiro antes da penetração. O que guia o ritmo é, sobretudo, o afeto e o cuidado; jamais a preocupação do ego com a virilidade e afins.
O brasileiro Deva Nishok, idealizador do centro tântrico Metamorfose, presente em várias capitais do país, conta que o tantra estimula o desenvolvimento da sexualidade por vias que normalmente não são exploradas: “As pessoas costumam se excitar sexualmente por meio de estímulos visuais e fantasias que atuam no hemisfério cerebral esquerdo, descem pela medula e causam resposta nos órgãos sexuais”, conta. “No tantra, o gatilho para a excitação não parte nem de estímulos visuais nem de fantasias eróticas, mas da percepção do toque do outro no próprio corpo. Quando se rompe o padrão “fantasiar para se excitar” e deixa-se o toque comandar a festa, mobilizá-se o hemisfério cerebral direito. Com ele na liderança, não há espaço para as racionalizações, julgamentos ou preocupação com a performance. Só para o desfrute”, completa.
Além de sugerir que nos excitemos por meio do toque e não da fantasia ou dos estímulos visuais, o tantra também busca uma mudança de padrão em relação à forma de tocar no outro. Durante as massagens, toda a pele deve ser estimulada de forma suave e contínua. “É preciso despertar a epiderme inteira para o prazer e não só a região genital”, ressalta o paulistano Evandro Palma, terapeuta tântrico e coordenador do centro Metamorfose. Tirar o foco apenas dos órgãos sexuais, ele conta, é fundamental para integrar todas as partes do organismo, deixando a energia sexual fluir e subir para os chakras superiores. “Só quando o corpo inteiro vibra de excitação é que os órgãos sexuais podem ser tocados”, completa.
Isso faz com que a visão tântrica sobre a masturbação seja bem diferente da que estamos acostumados a ouvir. Lembra dos sexólogos dizendo que tocar o próprio corpo é uma forma de se conhecer melhor e adquirir intimidade consigo mesmo? No tantra, a conversa é outra. “Os movimentos masturbatórios são repetitivos, viciantes, localizados e condicionantes. E o resultado deles é uma sensação fraca e efêmera”, diz o paulistano Evandro Palma. Ele diz ainda que a masturbação faz com que o corpo crie uma memória sensorial limitada, associando o prazer apenas à manipulação genital.



No tantra a rapidinha não tem vez
Mudar o jeito de expressar a sua sexualidade foi uma jornada difícil para o mineiro Fernando de Oliveira, 35 anos. O engenheiro sofria de ejaculação precoce e teve de aprender a diminuir o próprio ritmo para encontrar o prazer. “Fazer sexo para mim era como andar numa montanha-russa. Rápido, frenético. Eu me sentia bastante ansioso, não conseguia controlar nada. O orgasmo virava uma saída fraca para me aliviar. E depois eu ficava cansado e frustrado”, relata. “A relação entre o sexo e a ansiedade é muito comum e o tantra busca desvinculá-la. Quando o sexo torna-se tenso e mecânico, o que existe são duas pessoas que não se comunicam. É triste, mas a maioria se relaciona assim”, diz Isabelle Moura, terapeuta tântrica do centro Companhia do Ser. No caso do Fernando, aprender a relaxar, por meio de meditação e exercícios de respiração profunda, foi essencial para minar a ansiedade que levava à ejaculação precoce e à frustração. Conhecer o próprio corpo também: “Descobri, numa massagem em que a terapeuta movia as pontas dos dedos por toda a minha pele, dos pés a cabeça, que podia sentir muito prazer com o corpo todo. E que os estímulos numa velocidade mais lenta me ajudavam a controlar a hora de ter um orgasmo. Fora o fato de que ele vinha muito mais forte”, conta.
Difícil foi, ao começar a namorar, contar para a moça que frequentava um centro tântrico. “Você paga para uma mulher te fazer gozar?” “Sim, mas não é o que você está pensando...” “Meu Deus! Você frequenta uma casa de prostituição?” O jeito foi levar a mineira Rafaela Zardini, de 28 anos, ao centro. “Apesar de o terapeuta ficar de roupa e de o paciente não poder tocá-lo, no início foi estranho. Demorou para eu entender que é possível sentir prazer a partir de um toque e de uma experiência desvinculada do desejo”, ela conta. Depois da experiência, o casal fez um curso tântrico em que aprendeu como tocar no corpo do outro com calma, cuidado e a atenção voltada para o presente. Meditações com o uso de yantras – mandalas com figuras geométricas e padrões florais que representam a divindade feminina – e técnicas como a de vibração biodinâmica (ficavam em pé, de frente um para o outro, com as pernas flexionadas por cerca de 40 minutos) serviram para fazer a energia sexual – também chamada de kundalini – ascender para os chakras superiores do corpo. Fernando diz que, com três meses de prática, a ejaculação precoce sumiu. “Conseguimos unir o potencial pleno do corpo em sentir prazer ao afeto e, por fim, ao desejo”, conta.














Orgasmos transcendentais
No livro A Função do Orgasmo, o médico e cientista ucraniano Wilhelm Reich (1897-1957) desenvolveu a teoria de que, quando circula sem entraves, a energia sexual tem a função de harmonizar o corpo humano, gerando um estado de saúde perene.
O guru indiano Osho, que popularizou o tantra no Ocidente, nos anos 1960, vai além. Na publicação Do Sexo à Supraconsciência (editora Cultrix), ele diz que o sexo é a energia mais vibrante do homem, mas que não deve ser um fim em si mesmo, e sim um caminho até a alma. Mas o que a atividade sexual, teoricamente mundana, teria a ver com a espiritualidade? “O terapeuta tântrico toca o corpo do paciente de forma a estimular a energia sexual a circular pelos chakras, liberando-os de bloqueios. Trabalha-se todos, mas, sobretudo, o Muladhara, localizado no períneo, o Anahata (cardíaco, conhecido como o centro do amor) e o Vishuddha (localizado na garganta, relacionado à expressão e comunicação)”, explica Deva Nishok. “Quando esses centros estão alinhados e a energia circula livremente, a pessoa consegue acessar outros níveis de consciência e percepção. Então, durante um orgasmo, ela consegue sentir a fonte primária que conecta todos nós”, completa. Nishok chama isso de experiência oceânica e diz que ela não tem a ver com sedução, sensualidade, nem erotismo, mas com ausência do ego e conexão com o todo, valores primordialmente espirituais.

Apesar de ser budista, a aposentada capixaba Edite do Rosário, de 60 anos, não procurou um centro tântrico atrás da dimensão espiritual do sexo. “Eu queria me redescobrir sexualmente, mas achava que não era possível, pois estava na menopausa”, conta. O tantra ensinou à Edite que as mulheres são deusas sagradas por causa do dom da maternidade e uma fonte infinita de prazer, independentemente da idade.
Ela conta que surpreendeu-se ao sentir prazer na terceira idade. “Não estava acostumada. Muito menos com o fato de as sensações corporais provocadas pelas sessões de massagem às vezes durarem dias”, diz. Segundo o terapeuta Evandro Palma, isso é possível porque o toque terapêutico libera endorfina, serotonina e ocitocina, hormônios que causam sensações agradáveis no corpo. No caso das mulheres na menopausa, há ainda mais uma vantagem: a ocitocina é responsável também por aumentar a lubrificação íntima. “Agradeço aos terapeutas que me ensinaram a sentir prazer. E agora quero conhecer alguém com quem dividir esse aprendizado”, diz. E, sem saber, corrobora uma das máximas filosóficas do tantra: a de buscar compartilhar o conhecimento, o prazer e espalhar a felicidade pelo mundo.

Tantra versus kama sutra

Não é incomum as pessoas confundirem o tantra com o Kama Sutra, ou acharem que um deriva do outro. No entanto, não existe relação direta entre os dois. Surgido há mais de 5 mil anos na região da Caxemira, tantra significa “chave”, “técnica” e propõe o uso da energia sexual para atingir novas percepções e dimensões espirituais. Baseia-se na abertura e na receptividade, características essencialmente femininas. No tantra, o que se busca por meio das técnicas de toque é fazer a energia sexual circular pelo corpo inteiro para só então mobilizá-la para os órgãos sexuais. Antes do sexo, os parceiros devem se tocar bastante e, durante, é importante que se olhem nos olhos e fiquem numa posição o mais confortável possível. Já kama signifca prazer em sânscrito e sutra manual. O Kama Sutra é um texto indiano escrito por Vatsyayana Kamasutram, no início do século 4, que traz um guia com posições sexuais e tipos de beijo para a obtenção do prazer. Nele, o foco é a própria relação sexual e as possibilidades interativas entre o corpo feminino e o masculino (mesmo que nem todas sejam lá muito confortáveis). Apesar de os hindus considerarem o amor e o prazer um dos três pilares para a elevação espiritual (os outros dois são o dharma, mérito religioso, e a artha, aquisição de riquezas), no Kama Sutra não se fala da energia sexual e de como usá-la para ascender espiritualmente. Enquanto o tantra apresenta técnicas para desbloquear chacras e tornar pele e músculos mais sensíveis a essa energia, o Kama Sutra parece ser mais uma inspiração para a hora do vamos ver.

Texto: Ana Rita Martins



quarta-feira, 1 de janeiro de 2014

O Caminho


O caminho 


Algumas frases e imagens para repensar o caminho








segunda-feira, 30 de dezembro de 2013

Estou a fazer um pequeno inquérito para ter conhecimento de algumas questões relacionadas com Ayurveda e as terapias Ayurvédicas
caso pretenda responder agradeço

http://www.survio.com/survey/f/V6U7A2K6U7Y0G9P9A


domingo, 8 de dezembro de 2013

VATA - Outono e Inverno



Os problemas de vata  nesta estação


Os tratamentos que tenho efectuado e as pessoas que tem vindo fazer um acompanhamento Ayurvédico tenho constactado que os agravamentos Vata estão muito acentuados e com este frio ainda se agrava mais a situação.
Como sabemos o Vata é formado de ar e éter(espaço) que condiz como é obvio com esta estação que estamos a atravessar.
Sabemos também que as pessoas de constituição Vata apresentam como característica - leve, frio, seco, áspero e este frio e este vento vai acentuar essa secura. Uma das referências é as extremidades frias de entre muitas outras.
Uma das características do Outono é que cai tudo o que muitas vezes na gíria nós dizemos que em nós acontece a mesma coisa a estrutura do Vata deixa de  ser firme.
Sem querer estar aqui a fazer diagnóstico todos os Vata devem aumentar a sua oleosidade pois está desnutrido e podemos sempre efectuá-la como é óbvio através da rotina diária ou Dinacharya, através da meditação, da alimentação e neste caso devemos ingerir alimentos quentes, bem cozinhados.
Os sabores que devemos aumentar um pouco mais são os sabores doce, amargo e salgado, podendo em alguns casos aumentar um pouco de picante, evitando tudo o que for seco e aumentando um pouco algumas gorduras naturais, como o ghee e o azeite.
Deve evitar a ingestão de tudo o que é frio ou fresco.
Os adoçantes utilizados deve ser  o mel ou qualquer açúcar natural rapadura, açúcar mascavado.
Uma das maneiras de evitar a secura é através da oleação que é designada por snehana que pode ser interna e externa.
Vou falar um pouco da oleação externa
Sabendo que o nosso maior tecido é a pele, é através dela que efectuamos essa oleação. Procedemos a terapias como abhyanga, shirodhara,  pizhichili  de entre outras sempre executadas com óleos quentes e de acordo com a constituição da pessoa que neste caso será utilizado como referencia o óleo de gergelim. Estas terapias vão auxiliar o funcionamento do próprio organismo aumentando a vitalidade e a nutrição de todo o corpo.
Com estas terapias o resultado da desnutrição vai-se atenuando a pele fica mais lustrosa, brilhante, sedosa. Para ter noção dos níveis de secura da pele em alguns casos o consumo de óleo em cada terapia pode atingir entre os 150ml e os 250ml.
A face é uma das zonas mais afectada pela exposição ao tempo e daí aparecerem mais facilmente as rugas que são a comunicação do excesso de secura da pele e da sua pouca nutrição, sendo importante a tonificação e o reforço da vitalidade da pele.
Outras das questões que estou a notar é o aumento da secura do cabelo, muito pelo uso de tintas e de "shampoos" muito agressivos e com muitos químicos. Neste caso os tratamentos com óleo para reforço do cabelo podendo ai ser usado o óleo de Bringharaj ou mesmo o de Amla de modo a nutrir tanto o couro cabeludo como a raiz do cabelo. Mas faço sempre referência que não é com produtos que tratamos o cabelo, mas sim com a alteração dos nossos comportamentos diários, a nossa alimentação e os nossos tratamentos. Nestes casos como apontamento de resolução a massagem à cabeça com óleos medicados pode atenuar e auxiliar na resolução deste problema.

Este tema é muito extenso mas fica aqui um alerta e uma preocupação, que muito nós podemos fazer para auxiliar as pessoas.
Em caso de dúvida consulte sempre gente credenciada.



domingo, 24 de novembro de 2013

Óleo de Papoila



Acabadinho de chegar o óleo de papoila com imensas propriedades terapêuticas.

Anti-séptico - Elimina diversas bactérias e pode ser aplicado em feridas e pode ser até ingerido, sendo também anti-séptico interno.
Anti-inflamatório - Pacifica todos os tipos de inflamações aliviando as inflamações do sistema nervoso e circulatório.
Cicatrizante - influencia o crescimento de novos tecidos, útil para estrias pós-parto, manchas na pele, queimaduras, fisuras de gordura, etc.
Afrodisiaco - aumenta o líbido e desperta emoções, sendo considerado importante nos disturbios sexuais,frigidez, impotência, estimulando o cerebro.
Nevrites - Tónico para o sistema nervoso, medos, stress, aflições, doenças de parkinson, etc.
Sedativo - acalma agitações nervosas, raiva, ansiedade, agitação, insónias, etc.

Pode ser usado ainda como:
condimento e em várias receitas
óleo de massagem, sendo importante na massagem à cabeça e nos seus benefícios para a pele.
Muito utilizado em bolos, saladas massas
tem efeitos calmantes em áreas com dor.
Não deve ser usado por grávidas, pois pode transmitir e dar uma sensação de euforia leve.


se pretendar mais informações, contacte por email 
ayurveda.gdm@gmail.com

quinta-feira, 21 de novembro de 2013

LAVANYA SUTRA


Lavanya sutra






Lavanya sutra é uma terapia da Ayurveda que efectua principalmente os cuidados de beleza, como a própria palavra diz Lavanyam ou lavanya significa beleza e sutra é um conjunto de orientações ou técnicas. Esta técnica garante uma qualidade da pele saudável sendo tratado exclusivamente com produtos naturais.
A preservação da qualidade de vida e o procura  do bem estar físico são abordados na terapia do Lavanya sutra em que é tratada a pele, o cabelo, os olhos, a boca, os pés e as mãos.
Ayurveda entende que a beleza exterior depende da saúde geral de uma pessoa tal como a beleza física está intimamente ligada à saúde fisica. Se considerarmos os três ingredientes de vitalidade Ojas, Tejas e Prana verificamos a importância que uma lubrificação e libertação de resíduos e toxinas que são designados como Ama, vão beneficiar todas as características físicas corporais, como o brilho da pele, que brilha no rosto, e expressão do olhar, que numa primeira abordagem dependem sempre de uma boa alimentação, de um processo digestivo eficiente e de uma hidratação adequada.
Todo este processo do equilíbrio corporal e o equilíbrio dos três humores biológicos os doshas, vão influenciar uma boa lubrificação da pele e uma hidratação eficiente.
Os dois primeiros Dhatus ou tecidos o Rasa( Plasma) e o Rakta ( tecido sanguinio) são muito importantes numa boa expressão da pele, quando contem toximas ou existe um mau funcionamento destes Dhatus implica obrigatoriamente uma pele de má qualidade com erupções, acne, rosáceas, etc.
A Ayurveda não preconiza o uso de maquilhagem pois define que a face é a expressão da mente, das tristezas, das preocupações. A beleza irradia por dentro e por isso afirma que é a partir do equilíbrio interior o tratamento da pele é feito e diz que não há produtos ou qualquer cosmética que esconda a tristeza e o stress.
Lavanya sutra não se fica só pelos tratamentos de beleza ele abrange uma influência mental e em níveis espirituais. De acordo com os princípios da Ayurveda aquela que é selfaware ou conscientes de si mesmo será eternamente linda e não necessitam de adornos físicos.
O sono é um dos elementos que mantém a pele jovem por isso designado como “sono estético”. Um bom sono é rejuvenescedor e quanto mais cedo for para a cama melhor.
Todos os produtos e cosméticos usados na Ayurveda são oriundos de plantas naturais e se seguir uma rotina de limpeza e hidratação, irá ficar com a pele clara e macia.
Todo o processo se baseia na limpeza, esfoliação, tonificação e hidratação.
Numa primeira fase a limpeza que como a própria palavra diz tirar as impurezas superficiais da pele, depois uma esfoliação, feita com uma mistura de farinhas com algumas especiarias que é utilizado em todos os tipos de pele.
A hidratação que deve ser diária pois mantém a elasticidade da pele. A melhor forma de hidratar é com óleos. Os óleos estarão sempre de acordo com as características das pessoas e o seu dosha.
As máscaras para uma limpeza profunda podem ser semanais e são utilizados essencialmente frutos. Estas para além de hidratantes são ainda nutritivas.


Mas o melhor de tudo é o bem estar, um sorriso lindo que faz com que tudo esteja mais bonito.

existem várias formas de esvrever Lavanya sutra
lavanya suthra 
lavanya sootra
lavanya soothra 
lavanyasutra 
lavannya sutra
lavannya suthra 
lavannya sootra
lavannya soothra.

segunda-feira, 30 de setembro de 2013

sexta-feira, 6 de setembro de 2013

VOUCHER



Está na hora de partilhar com aqueles que gostamos uma massagem ou uma terapia milenar
Seleccione de entre as terapias em baixo a que mais se adequa a si.
Faça um diagnóstico Ayurvédico, consulte um terapeuta para saber qual a terapia mais indicada para si  

Saiba o que é um diagnóstico Ayurvédico








Abhyanga

A Ayurveda recomenda o corpo com óleos medicados como uma rotina diária para manter a tez da pele, o estado de saúde perfeito do corpo e para a força adequada dos músculos. A massagem elimina a exaustão e o cansaço, melhora a circulação periférica, a drenagem linfática e venosa, aumenta a resistência e vitalidade.
Benefícios da aplicação da (Abhyanga):
Produz maciez, força e cor para o corpo
Diminui os efeitos do envelhecimento
Dá uma boa visão
Nutre o corpo
Aumenta a longevidade
Benefícios padrões de sono
Benefícios da pele
Fortalece o corpo de tolerância
Dá firmeza aos membros
Dá o tom e vigor à dhatus (tecidos) do corpo
Estimula os órgãos internos do corpo, incluindo a circulação
Pacifica Vata e Pitta e harmoniza Pitta
Duração : 60-75 mins





Vapor medicado - Swedana


Neste procedimento medicamentoso o vapor é introduzido numa cabine de madeira por 10-20 minutos, o que ajuda a dilatar os canais e poros do organismo, a fim de purificar o corpo.



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Mukha lepam (Herbal facial e face pack)

Este é um tratamento facial com uma pasta de ervas e é muito eficaz para sinusite, rugas, bronzeado, cabeça fresca, etc






Udwartana (Massagem Herbal Pó)

Massagem a pó de ervas que é utilizado principalmente no tratamento da obesidade e kapha.
Este procedimento com pós de ervas é aplicado de uma forma peculiar (oposto ao sentido do pêlo do corpo "pratiloma") sobre o corpo por cerca de 30-40 minutos por dia, durante um período de 7-14 dias.

É eficaz em reduzir o peso do corpo, aumenta o metabólismo, dá estabilidade, resistência, melhora o brilho da pele, etc



Pinda Sweda
Neste procedimento utiliza-se um tipo especial de arroz medicamentos chamados Njavara é cozido com ervas e leite sendo depois embalado em sacos de tecido. É aplicado no corpo aquecidas provocando sudação do corpo. Esta é aplicada por dois terapeutas de 45-60 mins.

Este tratamento é recomendado em todos os tipos de reumatismo, dores no emagrecimento conjunta dos membros, atrofia muscular etc





Shirodhara
mais informações em 


Shiro significa cabeça e Dhara significa um fluxo contínuo do líquido.
Em Shirodhara um fluxo contínuo de líquido é vasado na testa do paciente de uma forma contínua.

Thailadhara:
Shirodhara quando realizado com óleo medicado é chamado thailadhara.


Takradhara:
Shirodhara quando realizada com manteiga medicada.
Esta terapia também está envolvido em várias doenças de pele, controle do diabetes, etc

Kseeradhara
Dhrara feito com leite medicado.


Jaladhar
Dhara efectuado com efusões ou àgua



Garshana

Massagem muito relaxante que consiste em estimular a pele com a fricção utilizando-se luvas de seda e pós medicinais.
Este é um tratamento herbário especializado para redução de peso. Uma pasta com ervas ou pó é aplicado por todo o corpo e este é profundamente massajando com movimentos específicos executados pelo terapeuta durante cerca de uma hora. Melhora a qualidade da pele, tonifica os músculos diminuindo a flacidez, remove celulite, reduz o peso, remove toxinas do corpo.






Kansa Vatki

É uma terapia designada como reflexologia Ayurvédica com Kansu. 
Consulte toda a informação sobre esta terapia em 




Nadi Swedana

Aplicação de vapor localizado nos canais energéticos em condições como osteo-artrite, mau-jeito, dores localizadas como cervical.
Calor gerado a partir de vapor medicado de decocções.
Oleação apropriada na área afectada é realizada previamente.
Indicações: osteo-artrites, paralisia, poliomielites, desordens de Vata, asma, tosse, ciática, espondilites, dores nas costas.
Benefícios: elimina dores, edemas, deixa o corpo suave removendo a rigidez das juntas, melhora a circulação sanguínea, remove toxinas e tensão muscular.



Karna Purana

Karna Purana é um procedimento terapêutico em que o óleo morno ou o óleo medicado é derramado nas orelhas e nelas é feita uma delicada massagem. Karna Purana ajuda-nos a receber correctamente as informações. Os sintomas específicos que podem ser tratados por essa terapia são: diminuição da tensão nos dentes, maxilares e nos olhos, dores de ouvido, dores de cabeça, dor de garganta e a congestão das cavidades auditivas. É utilizado igualmente para a maioria de desordens de Vata em relação às dores corporais.



Griva Vasthi

É um tratamento eficaz para dores cervicais. Neste procedimento o óleo morno é mantido sobre o dorso do pescoço dentro de um limite feito de pasta medicinal. O óleo é retido para a duração específica, determinada pelo médico, após avaliação das condições e estado da doença.

Esse tratamento é útil na espandilose cervical, rigidez no pescoço e outras condições inflamatórias do pescoço.






Netra vasti / Tarpanam

Este é um tratamento para limpar e prevenir as doenças nos olhos. É feito ao redor dos olhos com ghee medicado.





















Urovasthi

Neste procedimento óleo medicado morno é mantido acima do peito dentro de um limite feito, a sua duração é determinada pelo médico. Após avaliação das condições e requisitos associados a esse diagnóstico específico. É normalmente recomendado em dor no peito, problemas cardíacos, palpitação, arritmias, asma e problemas respiratórios, etc



Kativasthi

Neste procedimento especialmente preparado óleo medicado é mantido sobre a parte inferior das costas.

Este procedimento é muito eficaz em dores lombares e problemas de coluna.







Januvasthi

É um tratamento eficaz para o tratamento de artrite, dores nos joelhos, etc. Neste procedimento óleo medicado morno é mantido por período determinado, por cima do joelho.






Nasyam
Nasyam é um entre os procedimentos panchakarma e é utilizado para drenar os doshas associado com a cabeça e pescoço. Este procedimento com extractos de ervas, pós de ervas, óleos medicinais etc são aplicados através do nariz.

Este tratamento é muito eficaz em certas dores de cabeça, sinusite, paralisia, a tensão mental, etc






Pizhichil

É um tratamento muito popular e eficaz que foi desenvolvida e praticado em Kerala. Este tratamento de óleo morno de ervas mergulhadas em pedaços de pano, apertando a mão e derramando contínuamente e uniforme ao longo do corpo de uma altura específica e, simultaneamente, massajar por dois a quatro terapeutas treinados continuamente por cerca de 60-90 minutos

É muito eficaz no tratamento da paralisia, hemiplegia, fraqueza sexual, fraqueza nervosa, perturbações do sistema nervoso, etc



Shirovasthi
Neste processo o óleo de ervas morna é vertido em um tampão colocado na cabeça onde é aplicado o óleo medicado que é mantido por 15-60 minutos por dia de acordo com a condição de pacientes.

Este tratamento é altamente eficaz na paralisia facial, secura do nariz, boca e garganta. dores de cabeça severa e outras doenças da cabeça.




Thalapothichil
Neste processo, o pó de ervas seleccionadas de acordo com a constituição do corpo individual e o dosha agravado é feita com uma pasta e aplicada no couro cabeludo por cerca de 30-45 mins.

Este tratamento é muito eficaz na insónia, problemas fisiátricos, problemas relacionados com stress, etc



Thalam

Pó de ervas misturado com óleo medicado é aplicado na parte superior da cabeça e mantida por 20-30 m, esta terapia é útil no tratamento de problemas de Otorrinolaringologia, insónia, enxaquecas, etc






Sneha Vasthi
É uma terapia eficaz prescrita como parte de pacotes de tratamento prescrito para vata. Este procedimento com ghee medicado é introduzido através do recto.





Kashaya Vasthi
É um tratamento excelente para aliviar agravamento do dosha vatha e é recomendada em tratamentos detalhados para várias doenças. Este processo é uma mistura de decocção, óleo medicado, etc o produto final é emulsionado e introduzido via rectal.

É utilizada nos pacotes de tratamento para a paralisia, artrite, hemiplegia, dormência, queixas gástricas, reumatismo e obstipação crónica.




Akshidhara
É um tratamento eficaz para prevenir as doenças dos olhos. Neste procedimento um fluxo contínuo de óleo ou ghee medicamentoso é vertido nos olhos.





Snehapanam
É uma terapia através da qual o ghee medicado ou óleo é administrado por via oral por um período de 3-7 dias.


Vamana dhauti
As imagens foram extraidas da internet e agradeço a todos as pessoas que as disponibilizaram