sexta-feira, 19 de fevereiro de 2016

100 000 Visitas ao blog Ayurveda.gdm


Grato a todos de coração pelas 100 000 visitas ao meu blog. não conseguem imaginar a emoção do que começou á poucos anos e o que se transformou.
Grato mas mesmo grato a todos










Agradeço as imagens que estão disponiveis na internet.

quinta-feira, 31 de dezembro de 2015

ano de 2016



Para todos mas mesmo para todos





terça-feira, 15 de dezembro de 2015

Maitrī ( मैत्री )






Maitrī  (  मैत्री )

Maitrī (मैत्री) ou Maitra (मैत्र) são palavras similares, que significam "gentil, benevolente, boa vontade, amizade, amigo de todas as criaturas". Maitrī , às vezes soletrado Maitra ou Maitreya. Esta terminologia antiga é também definida como uma escola de pensamento, estando inserida no texto Maitrayaniya Upanishad. 

O Maitrayaniya Upanishad foi escrito no final de primeiro milênio aC, provavelmente depois de textos Atharva Veda, como o Mundaka Upanishad e Prashna Upanishad.
Maitrī Upanishad lida com o conceito e a natureza do Atman (alma, eu), a questão de "como é a alegria possível?" e "como se pode alcançar  Moksha (libertação)?"; 

Algumas citações para despertar a curiosidade sobre o texto.

“A performance de todos os sacrifícios, descritos na Maitrayana-Brahmana, é conduzir-nos a um conhecimento de Brahman, e preparar um homem para a meditação. Portanto, o  homem, deve iniciar uma prática e  meditar sobre o si mesmo para se tornar completo e perfeito.” 
- Maitri Upanishad,

“Neste corpo infectado com paixões, ira, ganância, ilusão, medo, desânimo, ressentimento, a separação do que é caro e desejável, o apego ao que não é desejável, fome, sede, velhice, morte, doença, tristeza e todo o resto - como pode esta experiência única produzir alegria? A secagem dos grandes oceanos, o ruir das montanhas, a instabilidade da estrela polar, o lacrimejamento e a desconexão dos ventos, o afundando do planeta, a submersão da terra, o desmoronar dos deuses do seu local - em um mundo em que essas coisas acontecem, como pode esta experiência única produzir alegria?”
- Maitrayaniya Upanishad, I.3-4

No verso 2.2 de Maitri Upanishad, afirmando que Atman (alma, eu próprio) existe em cada indivíduo, e que é o ser mais íntimo que "se move em nós sem se mover" (existe em todos os lugares), que dissipa a escuridão da ignorância e o erro, o que é sereno, imortal, destemido e que sobe para a luz mais elevada.  
O Maitri Upanishad afirma que esta é a mensagem de todos os Upanishads

sábado, 5 de dezembro de 2015





Aqui fica para mais tarde se recordarem as minhas comunicações e fico grato a todos pelo carinho e palas palavras bonitas.



quinta-feira, 1 de outubro de 2015

Vitor comunica no 12º Festival Zen - Ayurveda e Alimentação


Aqui informo a minha comunicação no Festival Zen Porto 2015
Dia 18 de Outubro pelas 14.00h sobre Ayurveda e Alimentação

Consulte programa completo em

http://www.festivalzen.com/



Congresso Extraordinário de Medicina Natural

Aqui comunico a minha participação no:
Congresso Extraordinário de Medicina Natural


Para os que residem na zona de Lisboa aqui fica a hipótese de saber mais sobre a Medicina Ayurvédica e como o Ayurveda vê e aborda o sistema Imunitário.


Dr. Vitor - Ayurveda.gdm estará presente no 

CONGRESSO EXTRAORDINÁRIO DE MEDICINA NATURAL
SÁBADO,17 OUTUBRO 2015 - HOTEL ROMA, LISBOA
Consultem o programa.....

http://cofenacis.org/




quarta-feira, 30 de setembro de 2015

Prakruti e Vikruti


Depois de algumas pessoas confundirem este dois conceitos e a sua definição vou falar um pouco sobre eles.

Prakruti (também escrito prakriti) e vikruti são dois termos utilizado no Ayurveda que definem o modo de como nos entendemos e nos conhecemos.
Prakruti é a nossa constituição natural, é caracterizado como sendo a nossa constituição da relação mente-corpo-espírito com que nascemos, muitos textos fazem a referência de que é definido no momento da concepção. Neste caso a Prakruti é influenciada pela genética dos pais e também pelo tipo de alimentação da mãe, pelos seus hábitos, em suma pelo seu estilo de vida durante a gestação.
A sua Prakruti pode ser considerado como sendo o seu ponto base que define o seu equilíbrio e que quanto mais próximo estiver dele mais se mantem em consonância com a sua Natureza. Alterar a sua Prakruti seria como alterar a cor dos olhos, ou a sua altura.
Vikruti é o nosso estado actual e é uma consequência de todas as alterações e desequilíbrios acumulados ao longo da vida. Em Sânscrito, Vikruti quer dizer “alteração do corpo, mente e consciência”. O Vikruti pode sofrer flutuações anuais, mensais, diárias ou até mesmo a cada minuto.
De acordo com o Charak Samhita, o dever do médico ayurvédico é determinar Prakruti (nossa constituição) e Vikruti (nosso desequilíbrio), e, de seguida, prescrever medidas para corrigir o desequilíbrio e fazer com que o paciente regresse ao seu estado normal, equilibrado. Por isso, é o Vikruti que tratamos, não o Prakruti.
Tanto a Prakruti como Vikruti são compostos de proporções específicas do "doshas"( Vata Pitta e Kapha), que por sua vez são definidos pelos cinco grandes elementos, espaço, ar, fogo, água e terra.

Sobre os doshas consulte mais em:

ayurveda-gdm.blogspot.pt/2011/05/os-doshas-vata-pitta-e-kapha.html

segunda-feira, 28 de setembro de 2015

Curso de Técnico de Ayurveda

Ainda se pode inscrever o curso inicia Domingo Dia 11 de Outubro 

Inscreva-se já...






Depois de tudo o que tomei conhecimento sobre a formação em Ayurveda, desejo começar o ano lectivo de uma forma muito especial, auxiliar os que querem iniciar o ano lectivo a pensar em si, no seu bem-estar e na sua qualidade de vida, ou mesmo os que querem aumentar o seu conhecimento sobre uma medicina milenar, ou os que querem ter conhecimento das terapias Ayurvedicas, ou ainda os que querem utilizar o Ayurveda como profissão. A todos me proponho transmitir os meus conhecimentos e a minha vasta experiência no Ayurveda de modo que o início de ano lectivo traga uma grande mudança em todos os sentidos.
Esta formação de Técnico de Ayurveda tem como formador: Vitor José ( Terapeuta Ayurvédico) e como Instituição reguladora Ayurveda.gdm e a APA – Associação Portuguesa de Ayurveda
Sendo Credenciada pela:
APA (Associação Portuguesa de Ayurveda)
COFENACIS (Conselho Federativo das Medicinas não Convencionais)
FPFP (Federação Portuguesa Fitoterapia Profissional)
Nota: Procure formação certificada

Curso:
Técnico de Ayurveda

Planificação do curso:
Modulo I – 50 horas – Setembro, Outubro, Novembro e Dezembro
Modulo II – 60 horas - Janeiro, Fevereiro, Março e Abril
Modulo III – 60 horas – Abril, Maio, Junho e Julho

Estrutura do Curso:
O curso tem uma vertente teórico prática.
Cada Modulo terá um dossier com toda a descrição das técnicas e procedimentos
Os documentos entregues de curso são redigidos em Português.
Todos os alunos têm de efectuar uma avaliação final que pode ser efectuada em qualquer zona do país.
Para poderem efectuar a avaliação final os formandos tem de ter uma assiduidade de pelo menos 75% das aulas.


Programa do Curso:
Nível I ( 50 horas )
Resumo do Conteúdo Programático:
1 . Historia e os Fundamentos da Ayurveda;
2 .  O Sistema Tridosha;
3 . Alimentação
3 .  A massagem: indicações e contra-indicações;
4 .  Massagem de corpo inteiro por segmentos (prática).

Nível II ( 60 horas )
1 .  Resumo do Conteúdo Programático:
2 .  Os Chakras e energias subtis;
3 .  Pontos de Pressão Marma;
4 .  Abordagem Ayurvédica da doença;
5 .  Preparação do terapeuta;
6 .  Determinação prática dos Doshas;
7 .  Composição de óleos de massagem específicos;
8 .  Técnicas de tracção e alongamento;
9 .  Prática de técnicas avançadas.


Nível III  ( 60 horas )
Resumo do Conteúdo Programático:
1 .  Introdução ao Panchakarma;
2 .  Panchakarma e os seus níveis de aplicação;
3 .  Swedhana: diferentes aplicações;
4 .  Garshana e Udwartana;
5 .  Nasya;
6 .  Basti: cuidados a ter e sua aplicação (sneha e niruha);
7 .  Aprofundamento da “Massagem Indiana à Cabeça” (Shirodhara);
8 .  Princípios de Observação e Reconhecimento de desequilíbrios dos Doshas
através da língua (ama) e pulso;
9 .  Rasayana: rejuvenescimento através do alimento, suplementos alimentares e
ervas que beneficiam a imunidade corporal;
10 .  Yoga: seus ramos e a sua utilização em Ayurveda;
11 .  Paralelismo entre a Ayurveda e a Acupuntura;





A quem  se destina:
Este Curso destina-se a todos os que vêm no Ayurveda uma maneira de qualificar a sua 
vida, aprender a tratar e cuidar de si.

Setembro ( 2015)
Dia 20
horas Domingo
Manha  3 História e Filosofia do Ayurveda
Tarde 2 Gunas e os 5 elementos Pancha Maha Bhutas
2 Sistema Tridosha vata – pitta – kapha (1ªparte)
Outubro ( 2015)
Dia 11
horas Domingo
Manha  3 Sistema Tridosha vata – pitta – kapha (2ªparte)
Tarde 2 Sistema Tridosha vata – pitta – kapha (2ªparte)
2 Tecidos (Dhatus – Upadhatus - Malas)
Outubro ( 2015)
Dia 25
horas Domingo
Manha  1 Óleos, propriedades e aplicações
1 Ética do Técnico de Massagem
1 Preparação de uma sala de terapia Ayurvédica
Tarde 2 Marmas e Anatomia
Novembro ( 2015)
Dia 8
horas Domingo
Manha  3 Alimentação (teórica e prática)
Tarde 4 Alimentação (teórica e prática)
Novembro ( 2015)
Dia 22
horas Domingo
Manha  3 A massagem: indicações e contra-indicações;
Tarde 4 Massagem Abhyanga (teórica e prática)
Dezembro ( 2015)
Dia 6
horas Domingo
Manha  3 A massagem: indicações e contra-indicações;
Tarde 4 Massagem Abhyanga (teórica e prática)
Dezembro ( 2015)
Dia 20
horas Domingo
Manha  3 A massagem: indicações e contra-indicações;
Tarde 5 Avaliação  ( fim modulo I )










Calendário do ano lectivo dos Modulos I, II e III












Qualquer duvida ou informação pode contactar. 

Para saber mais sobre ayurveda.gdm procure em:




segunda-feira, 24 de agosto de 2015

domingo, 16 de agosto de 2015

Chegada do retiro






Acabadinho de chegar do meu retiro de 10 dias de Mauna e Meditação e do  encontro comigo próprio na procura do caminho.... 





Podem dar uma vista de olhos sou suspeito mas vale a pena....