sexta-feira, 7 de setembro de 2012

Samanya e Visesha




A Ayurveda define dois princípios quando analisamos a nossa alimentação e a sua actuação sobre o nosso biótipo, estes dois princípios são designados por samanya (semelhante) e visesha  (oposto) mas podem ser caracterizados respectivamente por – semelhante aumenta semelhante – e por - oposto reduz oposto -.
Todos os alimentos que ingerimos, se são semelhantes á nossa constituição corporal ou opostos, vão influenciar directamente o nosso organismo.
Através de alguns exemplos será mais fácil de entender:

Ao ingerirmos um alimento seco que vai reduzir a nossa água corporal logo vais agravar Vata (ar e éter) (seco)

As qualidades do leite são semelhantes ás qualidades de Kapha , logo o leite vai agravar Kapha.

Alguma inactividade ou preguiça aumenta Kapha como é uma característica semelhante ao Kapha logo vai agravá-lo.

Uma planta ou especiaria quente vai agravar Pitta, pois o Pitta é fogo e água.

Por outro lado, as coisas opostas vão reduzir os elementos que nos constituem, por exemplo:

o uso de óleo reduz o Vata (ar e éter) (seco).

O exercício físico reduz Kapha (água e terra).

Um alimento picante reduz o efeito de um alimento doce.

Uma emoção fria pode ser tratada com uma emoção quente.

Assim, com base nos cinco elementos, nas semelhanças e nos opostos podemos ter em atenção alguns factores que causam desequilíbrios nos doshas, que, se forem devidamente analisados, podemos encontrar algumas soluções e tratamentos de modo a preservar a nossa saúde.
É preciso entender muito bem as causas dos desequilíbrios em cada pessoa e corrigi-los com o tratamento adequado.

segunda-feira, 27 de agosto de 2012

Nutrição e alimentação Ayurvedica - 9 de Setembro




Dia 9 de Setembro, Domingo

Em virtude de no dia 2 já estar com um número de pessoas definido por nós e existirem outras que querem efectuar esta aprendizagem resolvemos marcar um outro dia: Domingo   9



Encontro teórico e prático

Esta é uma primeira abordagem de forma a iniciar as pessoas nos conhecimentos milenares da Ayurveda e ajudar a aplicá-los de acordo com as suas características gerais, tendo em vista uma alimentação mais saudável e equilibrada. Parte-se do consumo dos alimentos adequados, da sua qualidade e quantidade, assim como, da sua preparação e momentos convenientes para a sua ingestão.
Considerando a expressão comum de que “somos o que comemos”, a abordagem da Ayurveda acrescenta de que "somos o que digerimos". Neste sentido, trata-se de uma abordagem que vai mais além, dando-nos um conhecimento preciso sobre o processamento e metabolização dos alimentos. 
Vamos utilizar os alimentos com os seus sabores e, principalmente, os condimentos, como ferramenta terapêutica de equilíbrio e harmonia dos doshas.  Não nos podemos esquecer que esse equilíbrio terá sempre a ver com o biótipo de cada um.
Todo o alimento que não é digerido ou mal assimilado transforma-se no nosso corpo em toxinas (ama) que, por sua vez, enche e obstrui os inúmeros canais (srotas) nele existentes. Para tal combater devemos dar especial atenção aos alimentos que ingerimos no nosso dia-a-dia, evitando assim inúmeras doenças.
Propomos com a abordagem deste encontro, que as pessoas entrem no imenso mundo dos sabores e que adquiram os princípios fundamentais de uma alimentação saudável.




Orientação: Fátima Sales e Vítor Varão

inicio 9.00horas término 18.00 horas



Conteúdo parte teórica

.  Introdução á  Ayurveda
 . Os Cinco Elementos  (Pancha Maha Bhutas ) e os Doshas
 . uma visão geral do processo digestivo – Agni(energia de transformação) e em especial o Jataragni
 . Caracteristica dos doshas sobre a influência dos Gunas 
 . Caracterização dos alimentos por dosha
 . A alimentação segundo o sabor(rasa), a energia ( virya), o efeito pós digestivo (vipak) e o efeito na mente ou consciência (prabhava).
 . A ingestão dos alimentos segundo as horas do dia e das estações do ano.
 . Classificação dos Alimentos
 . Estudo nutricional das categorias alimentares: cereais, leguminosas, carnes, vegetais (raízes, tubérculos, folhas), frutas, adoçantes (derivados da cana de açucar, frutose, mel), leite e derivados ( iogurte, butter milk, manteiga, ghee, queijos), óleos, bebidas, chás, especiarias e sal.


Conteúdos parte prática
Na parte prática beneficiamos pratos com características mais tridoshas ou que se compensem de modo a cumprir com o nosso propósito uma alimentação sã e sattvica.
Iremos elaborar outros módulos que respondam a outras exigências.
Estes são os pratos que vamos fazer neste encontro, que sendo ambicioso esperamos que corresponda ás vossas expectativas.


CHAPATI (PÃO INDIANO)

BOLO DE TÂMARAS

PUDIM DE ROSAS

AVELUDADO DE ABÓBORA E BATATA DOCE

SOPA BRANCA

SEMOLINA

CREME DE BRÓCOLOS PICANTE

ALO MADRAS (BATATAS COM ESPECIARIAS)

SALADA DE VEGETAIS NO VAPOR

DHAL INDIANO

QUINOA DE LEGUMES

CHÁ DE GENGIBRE

LASSI

BEBIDA DE IOGURTE

MASSALA CHAI

É verdade só de ver dá vontade de fazer uma degustação.


quarta-feira, 15 de agosto de 2012

Açúcar Branco Refinado = Veneno Doce = “Droga”



Antigamente as pessoas comiam alimentos mais saudáveis, naturais, sem processos químicos, sem conservantes, etc. e, como consequência, gozavam de boa saúde.
Hoje no meio de tantos alimentos está dissimulado um veneno ou uma droga química, que nos faz considerar como uma civilização consumidora de milhares de toneladas de açúcar e de entre eles está na maior parte o açúcar branco refinado.
Antigamente não era usado nenhuma qualidade de açúcar mesmo o mel que era o adoçante usado, mas que na maioria das vezes era usado como remédio.
Açúcar branco é resultado de um processo químico, obtido a partir do melaço da cana-de-açúcar. Neste processo de refinar o açúcar todas as impurezas são eliminadas, sendo assim retirada a água da cana, o açúcar mascavado, as fibras, os sais minerais, as vitaminas e os sais minerais, ficando apenas os hidratos de carbono mais pobres e no final para ficar com o aspecto que hoje conhecemos ainda são adicionadas algumas substâncias químicas.


Lembramos que os hidratos de carbono como as massas, os cereais, as frutas se vão transformar em glicose, que é mais que suficiente para o que o nosso corpo necessita, o que não vai acontecer com o açúcar branco refinado.
De tudo o que se conhece hoje para além de não acrescentar nada á nossa alimentação, ainda retira minerais das nossas reservas, o que se considera que é descalcificante, desmineralizante, desvitalizante.
As doenças de hoje na sua generalidade são provocadas pelos alimentos que ingerimos que neste caso específico a ingestão concentrada de açúcar é o grande promotor da obesidade e irá provocar o aumento de infecções, vírus e bactérias. Os níveis altos de açúcar no sangue são associados a quase todas os problemas degenerativas tais como ataques cardíacos, derrames cerebrais, diabetes, mas que para além destas vão provocar directamente inúmeras doenças como: arteriosclerose, leucemia, varizes, enxaquecas, insónia, asma, pressão alta, prisão de ventre, problemas de pele, cáries dentárias (e outras doenças da boca), problemas de crescimento, osteoporose, etc.
Se analisarmos a história verificamos que já em 1792 os melhores cientistas da Europa fundaram uma sociedade anti-sacarina.

Em Abril de 2010 cientistas suecos alertaram para o perigo de esta droga ser socialmente aceite e legalizada e surgiram com a possibilidade de criar um imposto especial e elevado como o que aconteceu com o tabaco, para que se possa reduzir exponencialmente o consumo de açúcar.
Esta medida parece drástica para os gulosos mas na realidade o consumo de açúcar produz doenças graves e letais como os diabetes (doença que está na lista das cinco doenças de maior índice de morte do mundo), cancro e insuficiências cardíacas.


O consumo de refrigerantes, gelados, bolos de confeitaria e adoçar o café e o chá com açúcar são formas comuns de aumentar o risco.



De acordo com o Ayurveda o acúmulo de impurezas metabólicas (chamado ama), vão prejudicar a função celular e levar a condições mais graves como foram descrito atrás.
Alguns sintomas e sinais são indiciadores de ama como cansaço crônico, sabugo na língua, dores, dificuldade para perder peso e sensação de peso depois de comer.
Numa apreciação muito genérica que não pode ser seguida á regra pois cada pessoa é uma pessoa temos de considerar  e ter em atenção a agni (fogo digestivo), vamos assim equilibrar o açúcar no sangue e alterar o funcionamento do nosso aparelho digestivo e o fígado.
A alteração alimentar é fundamental passar a ingerir mais leguminosas, cereais integrais, vegetais (como disse atrás atenção ao biótipo de cada pessoa), comer só quando se tem fome e incluir algumas ervas aromáticas e especiarias na alimentação tais como açafrão erva-doce, manjeriçaõ, coentros de entre outras.
Neste caso deve também ter em atenção o sal pois o vipak (efeito pós-digestivo) do sal e doce.


O cuidado com a alimentação é importantíssimo para a sua saúde



domingo, 5 de agosto de 2012

Alimentação Ayurvédica

Chegou a altura de organizar um encontro sobre alimentação Ayurvédica

este encontro terá uma parte teórica de como adequar os alimentos ao seu biotipo, falar sobre a incompatibilidade de alimentos definir os sabores (rasa), procurar massalas de acordo com o dosha e uma parte prática com a eleboração de diversos pratos.

Considerando que somos o que comemos mas que podemos ir um pouco mais á frente com a ayurveda, considerando que somos o que conseguimos digerir.

 Procuramos ir ao encontro de uma alimentação sattwica e um modo de confecçionar os alimentos também sattwico




segunda-feira, 23 de julho de 2012

MANTRA A DHANWANTARI




Mantra a Dhanwantari


Dhanwantari é referênciado como o praticante mais antigo de Ayurveda e como tal considerado a divindade da medicina Ayurvédica







Om Namo Bhagavathe

Maha Sudharshanaya
Vasudevaya Dhanvantaraye;
Amrutha Kalasa Hasthaaya
Sarva Bhaya Vinashanaya
Sarva Roga Nivaranaya
Thri Lokaya Pathaye
Thri Lokaya Nithaye
Sri Maha Vishnu Swarupaya
Sri Dhanvantri Swarupaya
Sri Sri Sri Aoushadha Chakra Narayanaya Namaha



A  tradução simplificada
Eu referencio o 1º dos devas
Aquele que mantém nas suas mãos o poder da imortalidade
Aquele que nos livra do medo e da morte
E aquele que nos fornece todos os elementos de cura

sexta-feira, 20 de julho de 2012

CURSO DE MASSAGEM AYURVÉDICA

Curso de massagista Ayurvédico 
Data do primeiro nivel - 6,7,8 e 9 de Agosto
das 9 ás 12 | 14 ás18
Numero maximo de alunos 6

Os três niveis dão acesso ao diploma de massagista ayurvédico. 
Em cada Nivel será passado um certificado de participação.
Existirá um acompanhamento pessoal de cada um dos formandos

Conteúdos programáticos de cada nivel


CURSO DE MASSAGEM AYURVÉDICA
I NÍVEL  28 h
Introdução à Ayurveda, sua especificidade 1 h
História da Ayurveda  1 h
Conceitos básicos da Ayurveda e sua relação com a Abhyanga 1 h
Pontos principais e canais energéticos do corpo 1 h
A importância da alimentação depurativa 1 h
Indicações e contra-indicações 1 h
Teoria da massagem: óleos e sua preparação 1 h
Bases de diagnóstico Ayurvédico 1 h
Prática da Abhyanga 19 h
II NÍVEL  28h
Sub-doshas e seus marmas 2h
O sistema de canais energéticos – SROTAS 2h
Os seis sabores e sua relação com os orgãos internos 1,5h
Desenvolvimento dos seis estados de agravação da doença 1,5h
Preparação de óleos específicos  e Ghee 4h
SHIRODHARA: benefícios e contra-indicações 1h
SWEDANA: benefícios e contra-indicações  1h
Prática isolada e em conjunto de: ABHYANGA/SHIRODHARA/SWEDANA 15h
III NIVEL  32
Introdução ao Panchakarma 1 h
Panchakarma e seus níveis de aplicação 1 h
Swedhana: diferentes aplicações 1 h
Garshana e Udwarthana 2 h
Nasya 1 h
Basti,  cuidados a ter e sua aplicação simples (sneha e niruha) 1 h
Aprofundamento da “Massagem Indiana à Cabeça” (Shirodhara) 2 h
Princípios de Observação e Reconhecimento de desequilíbrios  
dos Doshas através da língua (ama) e pulso 2 h
Rasayana: rejuvenescimento através do alimento, suplementos   
 alimentares e ervas que beneficiam a imunidade corporal 2h
YOGA: seus ramos e sua utilização em Ayurveda 2 h
Paralelismo entre Ayurveda e outras terapias 1 h
Preparações e aplicações ( a incluir na Prática permanente)
PRÁTICA PERMANENTE 16
BENEFÍCIOS DO NÍVEL III
O nível III permite ao massagista poder aplicar um leque importante de 
procedimentos ayurvédicos de elevado nível, com diferentes objectivos.
Procedimentos estes, que vão desde o tratamento após diagnóstico e 
prescrição terem sido feitos pelo o naturologista de ayurveda, até fazer um 
procedimento de rasayana (rejuvenescimento) num centro ayurvédico

segunda-feira, 25 de junho de 2012

curso em Gondomar

Queria comunicar a presença dias 30 e 1 de Julho de duas pessoas muito importantes na Ayurveda a nivel Internacional que se deslocam aqui a Gondomar para partilhar o seu conhecimento

 Dr. Avinash Lele que vem acompanhado também da Dra. Bharati Lele que coloco um pequeno curriculum dos dois.

O tema do curso é nutrição e culinaria.

A Marie vai se for preciso fazer tradução do curso.

Caso tenham pessoas que queiram fazer este módulo por ser autonomo podem falar que vemos as hipoteses de o fazer.

O Dr. e a Dra Lele também pode dar consulta, quem quiser será traduzida.


Dr. Avinash Lele nasceu em uma família de médicos Ayurveda, e completou pós-graduação em Ayurveda, onde se especializou em cirurgia de Ayurvedic, Panchakarma, Rasayan, e Kshara sutra (thread medicado).  Dr. Lele foi, director, vice-presidente e professor diversas instituições de Ayurveda e Faculdades, é actualmente Vice-Presidente da Academia Internacional de Ayurveda, médico Ayurvédico de várias clínicas, consultor médico-chefe da Atreya Rugnalaya e Centro de Investigação e director do Amrut Aushadhi Pvt. Ltd., uma empresa que fabrica produtos de Ayurveda. Dr. Lele também continua a viajar pelo mundo para transmitir os conhecimentos adquiridos, leccionando cursos, como consultor e palestrante em vários assuntos, tais como Ayurveda Panchakarma, as relações do corpo | mente, a cirurgia Ayurvédica, Terapia Marma, massagem ayurvédica, fitoterapia e muito mais. Ele tem escrito muitos artigos científicos sobre diversos temas de Ayurveda para Jornais publicados na Índia, bem como autor de vários livros.

Dr. Bharati Lele também nasceu em uma família de professores e Ayurveda Physicans, e tem um "Ayurved Vachaspati" MD em Ayurveda Ginecologia e Obstetrícia. Ela é atualmente o directora da Academia Internacional de Ayurveda e Consultora Chefe Ayurvedica em vários centros de Ayurveda e hospitais, bem como professora em várias universidades, tanto na Índia, EUA e Itália. Dr. Lele realiza oficinas e seminários em todo o mundo sobre diferentes temas Ayurveda, incluindo Terapia Marma, Mulheres e Ayurveda, Cozinha Saudável Ayurvédica, Terapia Panchakarma e entre outros, e ela tem escrito muitos artigos sobre Ayurved que foram publicados em revistas na Índia.

domingo, 29 de abril de 2012

SARASVATI





Mantra de invocação a sarasvati


O significado literal do nome de Sarasvati é aquele que dá o conhecimento essencial ( Sara ) do nosso próprio Eu ( Sva ). A deusa Sarasvati também é considerada a deusa da aprendizagem, ou de educação, inteligência, artesanato, artes e habilidades.  Como ela é a consorte de Brahma, que é considerado a fonte de todo conhecimento, Sarasvati é o próprio conhecimento. Assim, muitos alunos ou até mesmo estudiosos podem adorá-la por suas bênçãos. 
      Ela é frequentemente representada sentada sobre um lótus, que simboliza que ela é fundada na experiência da Verdade Absoluta. Assim, ela não só tem o conhecimento, mas também a experiência da realidade mais elevada. Ela tem em suas quatro mãos um instrumento de vina, um japamala (rosário) na mão direita, e um pustaka (livro) na esquerda, que representa o conhecimento de todas as ciências. Segurando o livro ou escrituras em um lado também indica que esse conhecimento só pode trazer-nos à Verdade. O vina mostra a beleza de aprender as artes plásticas. Jogando sua vina, ela sintoniza a mente e o intelecto com seu conhecimento e, portanto, o candidato pode estar em harmonia com o universo. As contas de oração representam todas as ciências espirituais, como a meditação e a execução de japa , a colocação do japamala na mão direita representa o conhecimento secular que é mais importante que o livro em sua mão esquerda. Seus quatro braços representam seu poder que pode ser irradiado nas quatro direcções. Ela também representa a criatividade, ou a combinação de poder e inteligência, a base da criatividade.
      Seu nome significa literalmente aquela que flui, que pode ser aplicada aos pensamentos, palavras, ou o fluxo de um rio. Ela é a divindade de um rio no Rig-Veda . Seus outros nomes incluem Sarada (doadora da essência), Brahmi (esposa de Brahma), Mahavidya (detentor do conhecimento supremo), Bharati (eloquência), Maha-vidya (conhecimento transcendente), Arya (um nobre), Maha-vani (a transcendente palavra), Kamadhenu (como o que realiza desejos de vaca), Dhaneshvari (a divindade da riqueza), e Vagishvari (dona da fala). É através da fala que o conhecimento se manifesta em acção. É através dela que a língua e a escrita é revelada.
      Ela também é ocasionalmente mostrado com cinco faces e oito mãos, que representam seus poderes adicionais. Outros objectos que podem ser titulares incluem o paxá (laço), ankusha (aguilhão), chakra (disco), padma (lótus), trishula (Trident), e shankha (concha). Às vezes, ela também é visto andando em um cisne, o portador de seu esposo, Brahma. Em outros momentos, ela é vista andando em um pavão ou sentado com uma vizinha. O pavão representa a beleza do mundo, o que pode distrair o aspirante espiritual. O cisne significa a aquisição de sabedoria e conhecimento por causa de sua capacidade de separar leite de água, quando come, e assim adquirir apenas o leite.
      Sarasvati também é o shakti ou o poder e consorte de Brahma, o criador secundário do universo. Assim, ela também é considerada a mãe do universo. Deste modo, ela também está relacionado com a fertilidade.

texto baseado em Stephen Knapp

segunda-feira, 23 de abril de 2012

Cerimónia do Fogo


Cerimónia do fogo como efeméride de conclusão do curso de Ayurveda
Ao fim de quase 6 anos eis a conclusão que entendo como um momento importante e marcante na minha passagem.
Mais uma vez grato ao meu professor e meu Mestre por tudo o que me ensinou



quarta-feira, 11 de abril de 2012

APRENDA A FAZER O JALA NETI

Este Sábado 14 de Abril pelas 15.30 horas  aprenda a fazer o Jala Neti

Aprenda a fazer este Krya
 Neti - limpeza das fossas nasais

Sutra Neti - com cordão (nariz e boca)

Jala Neti - com água (lota)

Dugdha Neti - ingerir leite pela narina (lota)
Ghrta Neti - ingerir Gee pela narina (lota)