segunda-feira, 27 de agosto de 2012

Nutrição e alimentação Ayurvedica - 9 de Setembro




Dia 9 de Setembro, Domingo

Em virtude de no dia 2 já estar com um número de pessoas definido por nós e existirem outras que querem efectuar esta aprendizagem resolvemos marcar um outro dia: Domingo   9



Encontro teórico e prático

Esta é uma primeira abordagem de forma a iniciar as pessoas nos conhecimentos milenares da Ayurveda e ajudar a aplicá-los de acordo com as suas características gerais, tendo em vista uma alimentação mais saudável e equilibrada. Parte-se do consumo dos alimentos adequados, da sua qualidade e quantidade, assim como, da sua preparação e momentos convenientes para a sua ingestão.
Considerando a expressão comum de que “somos o que comemos”, a abordagem da Ayurveda acrescenta de que "somos o que digerimos". Neste sentido, trata-se de uma abordagem que vai mais além, dando-nos um conhecimento preciso sobre o processamento e metabolização dos alimentos. 
Vamos utilizar os alimentos com os seus sabores e, principalmente, os condimentos, como ferramenta terapêutica de equilíbrio e harmonia dos doshas.  Não nos podemos esquecer que esse equilíbrio terá sempre a ver com o biótipo de cada um.
Todo o alimento que não é digerido ou mal assimilado transforma-se no nosso corpo em toxinas (ama) que, por sua vez, enche e obstrui os inúmeros canais (srotas) nele existentes. Para tal combater devemos dar especial atenção aos alimentos que ingerimos no nosso dia-a-dia, evitando assim inúmeras doenças.
Propomos com a abordagem deste encontro, que as pessoas entrem no imenso mundo dos sabores e que adquiram os princípios fundamentais de uma alimentação saudável.




Orientação: Fátima Sales e Vítor Varão

inicio 9.00horas término 18.00 horas



Conteúdo parte teórica

.  Introdução á  Ayurveda
 . Os Cinco Elementos  (Pancha Maha Bhutas ) e os Doshas
 . uma visão geral do processo digestivo – Agni(energia de transformação) e em especial o Jataragni
 . Caracteristica dos doshas sobre a influência dos Gunas 
 . Caracterização dos alimentos por dosha
 . A alimentação segundo o sabor(rasa), a energia ( virya), o efeito pós digestivo (vipak) e o efeito na mente ou consciência (prabhava).
 . A ingestão dos alimentos segundo as horas do dia e das estações do ano.
 . Classificação dos Alimentos
 . Estudo nutricional das categorias alimentares: cereais, leguminosas, carnes, vegetais (raízes, tubérculos, folhas), frutas, adoçantes (derivados da cana de açucar, frutose, mel), leite e derivados ( iogurte, butter milk, manteiga, ghee, queijos), óleos, bebidas, chás, especiarias e sal.


Conteúdos parte prática
Na parte prática beneficiamos pratos com características mais tridoshas ou que se compensem de modo a cumprir com o nosso propósito uma alimentação sã e sattvica.
Iremos elaborar outros módulos que respondam a outras exigências.
Estes são os pratos que vamos fazer neste encontro, que sendo ambicioso esperamos que corresponda ás vossas expectativas.


CHAPATI (PÃO INDIANO)

BOLO DE TÂMARAS

PUDIM DE ROSAS

AVELUDADO DE ABÓBORA E BATATA DOCE

SOPA BRANCA

SEMOLINA

CREME DE BRÓCOLOS PICANTE

ALO MADRAS (BATATAS COM ESPECIARIAS)

SALADA DE VEGETAIS NO VAPOR

DHAL INDIANO

QUINOA DE LEGUMES

CHÁ DE GENGIBRE

LASSI

BEBIDA DE IOGURTE

MASSALA CHAI

É verdade só de ver dá vontade de fazer uma degustação.


2 comentários:

  1. se houver possibilidade/disponibilidade, seria interessante este workshop em Aveiro.. :)

    ResponderEliminar
  2. já respondi por Email mas claro que há hipótese

    ResponderEliminar