quinta-feira, 3 de novembro de 2022

   



Curso de introdução à Meditação

Quando me propus fazer este Curso de introdução à Meditação, e informei os mais próximos a resposta é sempre a mesma fazer uma coisa que não interessa a ninguém, porque te metes nisso.
Achei interessantes os comentários, pois pude-me aperceber que realmente toquei no ponto nevrálgico de um assunto que normalmente não é abordado como curso e ao mesmo tempo o tema nunca foi tão profanado e deturpado como é hoje.
É certo que vivemos, atualmente, num contexto mundial onde a condição humana, apenas voltada para os interesses instintivos, sendo claro que somente pensam em obter posses, dinheiro, bens materiais e status, mas tudo isto não nos fornece a paz e a serenidade tão almejadas por todos; mas ao contrario, quase invariavelmente, acaba por nos proporcionar dor e sofrimento, carregados de ambição e apego. Algumas pessoas começaram a buscar algo que possa preencher o vazio existencial, criado pela falta de propósitos superiores na vida, sem saber exatamente o que procurar, onde procurar e ainda como fazê-lo. Daí, para a banalização e profanação dos conhecimentos transcendentais, é somente um pequeno passo, pois vemos a superficialidade e curiosidade com que tais ensinamentos estão sendo explorados e divulgados. Hoje em dia, todos são mestres e iluminados e também com a quantidade de livros e artigos publicados, tal como toda a informação on-line que nos confunde e baralha.
Pois bem! Onde está a fraternidade mundial, o espírito humano, ecológico e a paz?
Será que falamos de uma consciência mental adquirida através de uma conhecimento teórico ou partimos para a prática e nos sentamos.
Mas, qual a relação de tudo isso com este curso sobre Meditação?
As mudanças não existirão sem uma prática que passa pela análise e estudo da mente e o despertar do que há além dela. E nada disso é verdadeiramente possível sem a meditação.
Não existirão mudanças duradouras e reais, em termos de indivíduos e em termos de humanidade, sem a prática diária e ampliada da meditação. Pois nada mudará, se o indivíduo não mudar. E o homem, como indivíduo, não mudará em essência, se não explorar, através da meditação constante, o seu interior.
Como expressei atrás, a meditação é o ponto nevrálgico disso tudo, porque é aqui que podemos diferenciar a realidade da fantasia e da mentira, mas quando nos referimos à meditação, que exige esforço, tenacidade, autodomínio e paciência, são raras as pessoas que vencem suas debilidades e se submetem a uma auto-disciplina essencial neste trabalho.
Deixo aqui algumas questões:
Pode existe esoterismo e transformação sem o auto-estudo sistemático e duradouro pela meditação?.
Como é que o homem deixará de ser o que é hoje, enquanto não descobrir o que o seu inconsciente lhe reserva? ,
Como conseguimos alterar o sofrimento e a dor, o ódio, a cobiça e o egoísmo, que estão disfarçados com a roupagem filantrópica?
É por isto, que a meditação nos poderá elevar acima da razão, a ponto de nos conectar com o nosso ser interior e com a própria divindade.
Para encerrarmos esta Introdução, sinceramente, chamamos a atenção sobre a seriedade do assunto e a honestidade como o vamos abordar.
Se compreende a importância da meditação para o seu crescimento pessoal, e tomou a decisão de iniciá-la, então isto é para si, esta viagem só poderá iniciar-se quando o passageiro tem ânimo, vontade e está pronto para efectuar a viagem. Este tónico é importante no início para que haja a superação de si mesmo, mas chegará o dia em que a meditação não será mais um sacrifício, mas sim um alimento sem o qual tudo o que existe dentro de nós, não poderá sobreviver, poderá sentir o sopro divino e a energia a circular no seu corpo, e tudo isso lhe dará forças para continuar a sua prática, por mais árdua que possa ser.
Sua energia, sua luz, sua felicidade e seu amor serão fontes de vida para todos os que o rodeiam.
 
Para quem se destina este curso:
Curiosos sobre meditação
Entusiastas a respeito do autoconhecimento
Pessoas que pretendem mudar de vida
Praticantes intermediários de Meditação
Praticantes iniciantes de Meditação
Quem quer aprender a meditar
Quem quer aprender a colher os benefícios da meditação

Horário e programa
Sábado dia 3 de Dezembro
inicia pelas 8,30h
termina pelas 18,30h
Sábado dia 3 de Dezembro
Recepção 8,30h
História da meditação
Introdução á meditação
Intervalo
Meditação e saúde
O sentar
A plena atenção
Anapana
Prática
Almoço
Anapana
Leitura de textos
Intervalo
Prática
Conversa com o professor
Fim do dia 18,30


Domingo dia 4 de Dezembro
inicia pelas 8,30h
termina pelas 18,30h
Tikapatthana sutta
Meditação Anapana
Introdução ao Vipassana
Intervalo
leitura de textos
Vipassana
Conversa com o Professor
Almoço
Leitura de textos
Vipassana
Intervalo
Metta
Conversa com o professor
Fim do dia
 
valor do curso 120€
inscrição e pagamento até 25/11 valor 100€
 
Local
Instituto de Medicina Ayurveda
Rua dos Carregais 671,
Gondomar
 
informações e reservas
ayurveda.gdm@gmail.com
telm 966 058 320


Sem comentários:

Enviar um comentário