quarta-feira, 9 de março de 2011

AYURVEDA – PREVENÇÃO E TRATAMENTO DO CÂNCER.


Artigo publicado pelo Dr. Ruguê.

Obrigado ao meu professor por tudo o tem transmitido e o que me tem ensinado.


Creio que nenhuma outra doença nos deixa tão assustados quanto o câncer. Algumas pessoas até temem pronunciar esta palavra como se ela fosse uma entidade maléfica. Por que? É provável que a maioria de nós já tenha assistido de perto o efeito devastador do câncer bem como de seus tratamentos convencionais – a cirurgia, a quimio e a radioterapia – em alguém a quem amamos. Assistimos impotentes esta doença se apoderar do corpo, da mente e dos ideais de alguém próximo a nós, que um dia foi tão cheio de vida.

Consideráveis somas de recursos têm sido gastos no combate ao câncer e muitos avanços importantes foram conseguidos por nossa Medicina convencional, mas as estatísticas mostram fatos sombrios sobre a evolução desta doença no mundo. Para citar um exemplo, apenas nos Estados Unidos prevê-se, para este ano de 2007:

Mais de 1.250.000 novos pacientes com câncer invasivo serão diagnosticados.

Outros 1.500.000 novos pacientes com câncer não invasivo serão diagnosticados.

Mais de 500.000 pessoas morrerão de câncer.

Do número total de mortes no país, 1 em cada 5 é provocada por câncer.

O câncer afetará uma em cada três pessoas vivas hoje.

50% das pessoas diagnosticadas com essa doença morrerão dela.

Uma das principais razões para esse avançar do câncer é que a Medicina convencional há muito tem ignorado a maior fonte de cura, a natureza e é indiferente a esta “artificalização” cada vez maior de nossas vidas.

Um praticante de Yoga e de Ayurveda, sempre afeito a buscar as causas mais profundas da dor e do sofrimento humano logo deve perceber que as razões para tal problema tão grave e crescente estão na abordagem que fazemos da vida, nossos valores, nossos hábitos e nossa relação com a vida espiritual e também compreende que a prevenção do câncer está diretamente relacionada com a busca de uma vida onde predominem qualidades sattwicas (de pureza e harmonia).

Causas:

Algumas pessoas vivem como se o câncer fosse uma doença acidental ou má sorte. A Ayurveda, o sistema de cura e prevenção mais antigo do mundo, originário dos Vedas e transmitido pelos Sábios da Índia, enfatiza a existência das seguintes causas:

Toxinas físicas presentes no ambiente – no ar, na água, nos alimentos.

Toxinas energéticas representadas pelas formas pensamentos conflitivas, perturbadas, carregadas das qualidades de Rajas – agitação – e Tamas – inércia.

Toxinas mentais representadas pela supressão das emoções ou estagnação das emoções que causam acúmulo dos doshas e de ama ( biotoxinas) no organismo. De fato, nossa Medicina ocidental no passado, quando ainda trabalhava com os biótipos humanos, considerava o câncer como sendo uma doença da melancolia ou bile negrao que representa a supressão das emoções. Por esta razão, a Ayurveda considera que apenas meios físicos como medicamentos, alimentação e outros não são suficientes para o tratamento do câncer, lançando mão de métodos sutis ou energéticos como a terapia com pedras preciosas, mantras, meditação e psicoterapia espiritual.

Alimentos desvitalizados.

Estilo de vida.

Carência de propósito espiritual na vida.

Cada vez mais os levantamentos estatísticos feitos por pesquisadores, universidades e entidades governamentais têm demonstrado a relação entre fatores habituais de nossas vidas e o câncer. Assim, caros leitores, vejam um quadro das causas detectadas para o câncer e sua incidência:

CAUSAS EXTRÍNSECAS PARA A INCIDÊNCIA DE CÂNCER

FATOR

PORCENTAGEM DE MORTE POR CÂNCER

Dieta

35%

Cigarro

30%

Comportamento sexual

7%

Ocupação

4%

Irradiação

3%

Álcool

3%

Poluição

2%

Medicamentos e procedimentos médicos

1%

Aditivos alimentares

<1%

Produtos industriais

<1%

Infecção

10%

Outros (desconhecido)

?

Estes dados são impactantes porque nos mostram que o câncer está muito mais em nossas mãos do que parece. Bastaria (!) o abandono completo do cigarro e a mudança da alimentação para que evitássemos 65% das causas conhecidas como externas para aquela doença. Qual tecnologia, qual procedimento, qual equipamento, qual hospital, qual novo medicamento poderia fazer isso? Então, nosso esforço e de todos aqueles que estudam e praticam o Yoga e a Ayurveda deve ser um forte e consistente trabalho na direção da alimentação correta e do abandono do tabagismo.

Também alguns dados são interessantes quando comparam diferentes fatores e a possibilidade de gerarem câncer. O número colocado na coluna Risco indica quantas vezes a pessoa tem mais chances de apresentar câncer do que uma pessoa que não está sujeita a tal fator. Assim, por exemplo, um tabagista tem 10 vezes mais (1000%) a possibilidade de adquirir câncer do que aquele que não fuma e não está exposto ao cigarro.

Fator

Risco

Tabagismo

10,0

. Fumante ativo

2,0

. Já foi ativo. Deixou de fumar faz menos de um ano

4,5

Alto nível de exposição ao fumo passivo (principalmente na infância)

Parente em primeiro grau com câncer: avós, pais ou irmãos

2,5

Exposição à radiação eletromagnética (instaladores de telefone)

2,0

Consumo de carne vermelha

. Uma vez por semana ou menos

1,5

. > 4 vezes/semana

2,0

Se costuma comer carne bem passada, grelhada ou defumada

3,0

Baixo consumo de frutas e vegetais (<>

1,65

Obesidade/calorias totais

1,5

Consumo de açúcar acima da média

1,6

Depressão

1,4

Exercícios regulares (> 5 horas/semana)

0,45 (ou seja, reduz quase pela metade)

Consumo de alho (5 dentes/semana)

0,60

Consumo de 1 colher de sopa de azeite de oliva/dia

0,75

Muitos outros dados já foram levantados e sugiro aos leitores que estudem o livro How to prevent and treat cancer with natural medicine de autoria dos Drs. Murray, Pizzorno e cols. do Bastyr University, Seattle, USA.

Mecanismos

De acordo com a Ayurveda, havendo a presença dos fatores causais citados anteriormente, sejam físicos ou sutis, com a persistência necessária, vai ocorrer o desequilíbrio dos Doshas – Vata, Pitta e Kapha. Em geral, no câncer há o desequilíbrio dos três com o predomínio de um. Este acúmulo dos doshas acaba por provocar o enfraquecimento do Agni – o fogo digestivo – que não vai digerir adequadamente os alimentos e estes alimentos não digeridos formam Ama – toxinas. Estas extravasam, juntamente com o Dosha em excesso, e vão produzir o mal funcionamento dos tecidos, impedindo a formação de Ojas – imunidade, resistência – na quantidade necessária e com a qualidade correta. Com a deficiência de Ojas, as células anômalas de nosso organismo, que não se autodestruíram em sua formação, não serão eliminadas por meio das células específicas da imunidade anticâncer conhecidas como linfócitos T –killer – e se desenvolverão naquele órgão ou sistema mais enfraquecido por tendência genética ou pelo mal uso. Como o tumor tem um metabolismo muito elevado, ou seja Pitta, ele consome a energia e os nutrientes da pessoa, levando à formação de mas Ama e desnutrição Vata.

No sistema védico o câncer é visto como um distúrbio psíquico, um rompimento da aura seguido da entrada de forças astrais negativas. Por este motivo as terapias que incluem limpeza emocional, mantra e meditação são importantes no programa ayurvédico.

Estratégia do tratamento ayurvedico

O tratamento ayurvedico para o câncer é um conjunto de terapias de suporte para o tratamento convencional e de métodos preventivos. Seus objetivos são:

Reduzir de modo significativo o risco do contrair câncer para a pessoa que resolve seguir os métodos ayurvédicos de vida.

Alterar de modo eficaz o ambiente interno da pessoa para prevenir a formação do câncer.

Tornar mais eficiente a desintoxicação de substâncias nocivas ao organismo.

Reduzir os efeitos lesivos ao organismo da rádio e quimioterapia.

Estimular o sistema imunológico do paciente com câncer.

Eliminar ou reduzir de forma intensa a desnutrição provocada sobre os tecidos da quimioterapia.

Ajudar a “matar de fome”, de forma seletiva, as células neoplásicas.

Reduzir o risco de tumores recorrentes.

Aumentar de forma significativa as chances de remissão total ou parcial do tumor.

Terapias espirituais:

Gemoterapia ou o uso de pedras preciosas e semipreciosas tem seu papel no tratamento do câncer. Elas equilibram a aura e protegem a vida. A safira azul engastada em ouro é a melhor gema que tem propriedades anticancer. Ela ajuda a eliminar as forças negativas que invadem o corpo, mas deve ser usad com outras pedras que aumentem a força vital positiva. O diamante é a mais importante. A safira a marela e o topázio amarelo são as melhores pedras para aumentar o Ojas, a energia do sistema imunológico. O rubi, a granada e o coral vermelho podem restabelecer a circulação adequada e remover a estagnação em torno do tumor. A esmeralda ajuda a aumentar o prana e alivia a dor e a desarmonia.

Na Ayurveda existem preparações especiais com diamantes que são chamadas hira bhasma que têm potente ação. Pranayamas de acordo com o Dosha e o Japa de mantras constituem elementos fundamentais para dar o suporte espiritual e emocional durante o tratamento.

Tratamento com ervas medicinais:

Potentes ervas alterativas ou purificadoras do sangue:

Neste grupo estão as principais ervas ayurvedicas contra o câncer como a curcuma, guduchi, dente de leão, manjishta, salsaparrilha e outras que devem ser utilizadas com uma radical dieta de desintoxicação que inclui o uso de brotos de vegetais e alimentos não formadores de Ama. Usadas principalmente em câncer linfático, de pele e de variedades Pitta e Kapha.

Estimulantes da circulação:

Açafrão da terra, guggulu, mirra, zedoária. Usadas principalmente em câncer uterino e de mama, de fígado e de pâncreas.

Tónicos estimulantes imunológicos:

Ashwagandha, shatawari, kapikacchu, guduchi, bala, shilajit, raiz de confrei, ginseng. Usadas em todas as formas de tumores.

Ervas de eliminam muco:

Principalmente bhallatak. Para câncer da tireoide, do pescoço e do sistema linfático.Principalmente para os tipos de tumores Vata e Kapha.

Amargos fortes e ervas picantes com propriedades de redução de gordura e destruição de toxinas:

Incluem katuka, aloé, pimenta do reino, pippali e outras.

Estas ervas citadas nos seis grupos são apenas exemplos. Fórmulas de composição de mesmas devem ser preparadas de acordo com as condições da pessoa e as características do tumor. A dose deve ser sempre acima das doses terapêuticas comuns, também tendo em vista as condições gerais da pessoa.

O Panchakarma é de fundamental importância e deve ser realizado o mais precoce possível, quando as condições gerais do paciente o permitam. Todos os cinco Karmas são úteis em qualquer tipo de tumor.

Tratamento alimentar:

Abandonar radicalmente o uso da carne e dos laticínios, principalmente aqueles mais fermentados como queijos amarelos. Evitar todos os alimentos muito ricos em proteínas porque o tumor é mais ávido e proteínas do que nossos tecidos normais e uma dieta muito rica neste tipo de nutrientes favorece mais ao tumor do que aos nossos tecidos. Proteínas vegetais, principalmente aquelas provenientes de feijões como o mung são especialmente indicadas.

Vegetais frescos, brotos germinados, sucos verdes são ricos em prana e especiais para serem usados. Deve ser observado o estado do Agni e o Dosha predominante de cada pessoa para definir se devem ser usados crus ou cozidos.

Se o paciente está muito debilitado deve fazer uma monodieta com kichari composto de partes iguais de mung dhal e arroz basmati, preprados com temperos como açafrão da terra (curcuma), gengibre, alho, pequena quantidade de ghi e raízes.

Esta pequena revisão deve chamar a atenção do leitor para a necessidade de mudanças urgentes dos hábitos alimentares, rever aspectos do estilo de vida e de nossa relação com a vida, principalmente estimular a prática da meditação silenciosa e manter a harmonia corpo-energia vital-mente-alma e Purusha para vivermos mais felizes e realizarmos nossos objetivos mais elevados.

Patanjali diz, nos Yoga Sutra, que Yoga é a disciplina que nos afasta do sofrimento.

Namaste.

Obrigado Dr. Ruguê

3 comentários:

  1. Quero acabar com essas recidivas a cada 5 anos. Quero um tratamento eficaz. Quero bem estar.

    ResponderEliminar
  2. Quero acabar com essas recidivas a cada 5 anos. Quero um tratamento eficaz. Quero bem estar.

    ResponderEliminar
  3. Olá Zu Ka naõ sei a que se refere nem entendi a sua mensagem, mas se poder ajudar terei todo o prazer.

    ResponderEliminar