sexta-feira, 30 de setembro de 2011

Ashwagandha

Vou nesta altura do ano falar sobre  Ashwagandha pois estamos na altura e começar a percaver e a tomar precauções para que se possa passar o Inverno em optimas condições




Ashwagandha


Ashwagandha, é uma das plantas muito importantes na cura ayurvédica, tem sido usado desde os tempos antigos para uma ampla variedade de condições, sendo mais conhecida pelos seus benefícios revitalizadores. Em sânscrito ashwagandha significa "o cheiro de um cavalo" indicando que aquele que o tomar terá a força e vitalidade sexual de um cavalo, também conhecido como a "cereja do Inverno", pela capacidade de manter corpo num bom estado físico. Tem sido tradicionalmente prescrita para ajudar as pessoas a fortalecer o seu sistema imunitário. É frequentemente referido como "ginseng indiano" por causa de suas propriedades rejuvenescedoras (embora botânicamente, ginseng e ashwagandha não estão relacionadas). Além disso, ashwagandha também é usado para melhorar a vitalidade e potência sexual para homens e mulheres.

Pertencentes à mesma família do tomate, ashwagandha (Withania somnifera) é um arbusto com folhas ovais e flores amarelas. Dá frutos vermelhos do tamanho de uma uva passa. A planta é nativa das regiões secas da Índia, África do norte, e no Oriente Médio, mas hoje também é cultivada em climas mais suaves, incluindo nos Estados Unidos.

Pesquisa Científica
Ashwagandha contém muitas substâncias químicas úteis medicinalmente, incluindo withanolides, (lactonas esteroidais), alcalóides, colina ou catião orgânico, ácidos gordos, aminoácidos, e uma variedade de açúcares. Enquanto que as folhas e frutos têm valiosas propriedades terapêuticas, a raiz da planta ashwagandha é a parte mais comumente usado em remédios de plantas ocidentais.
Maximizar a capacidade do organismo resistir ao stress, permitindo que o corpo reserve e sustente a energia vital ao longo do dia, promovendo sono reparador durante a noite. Ashwagandha é uma planta excelente para aqueles que precisam de apoio nos seus níveis de energia para manter o ritmo intenso e as solicitações da vida moderna. Este aumento da energia vital fornecido pelo Ashwagandha vai permitir aumentar a energia vibrante que está associada com a saúde e o bem-estar.

Médicos pesquisadores têm estudado ashwagandha com grande interesse e a partir desta data realizaram imensos estudos dos seus benefícios, dos quais vou resumir a seguir:
 - confere protecção do sistema imunológico
 - maximiza a capacidade do organismo de resistir ao stress
 - melhora o tempo de aprendizagem, memória e reacção
 - útil na hipertensão, artrite e  diabetes
 - promove a aptidão física
 - promove a fertilidade e o libido
 - promover o envelhecimento saudável
 - apoiar o processo de cicatrização natural
 - usado por atletas para apoiar a massa muscular magra
 - é um grande tónico geral para idosos
 - mantém uma adequada nutrição dos tecidos, especialmente do tecido muscular e ósseo
 - reforça a função das supra-renais
 - reforça o sistema reprodutivo.
 - torna os movimentos articulares mais confortáveis
 - calmante e relaxante do sistema nervoso
 - reduz a ansiedade e a depressão sem causar sonolência
 - estabiliza o açúcar no sangue
 - promove a saúde do coração e os pulmões
 - reduz o colesterol
 - reduz a degeneração das células cerebrais
 - contém propriedades anti-malária
 - oferece benefícios anti-inflamatórios

Alguns estudos também descobriram que ashwagandha inibe o crescimento de células de câncer em animais de pequeno porte, mas são necessárias mais pesquisas para determinar se a planta impede o desenvolvimento de tumores em seres humanos.

Usos práticos e Precauções
A dose habitual recomendada é de 600 a 1000 mg, duas vezes por dia. Para as pessoas que sofrem de insónia e ansiedade, devem tomar uma chavena de leite quente com uma colher de chá de pó ashwagandha antes de dormir. Para prevenir a perda de memória, você pode tomar 1-2 cápsulas duas vezes por dia, após as refeições neste caso particular deve ser complementada com Brahmi. Quando tomado em doses prescritas, Ashwagandha não causa efeitos colaterais adversos. Devido a seu efeito antidepressivo leve, as pessoas que tomam ashwagandha deve evitar sedativos, álcool e outros medicamentos.
Em doses extremamente grandes, ashwagandha tem sido relatada para induzir o aborto em animais. Embora não haja estudos semelhantes foram realizados em humanos, as mulheres devem evitar a erva durante a gravidez.


2 comentários: