segunda-feira, 24 de setembro de 2012

SHIRODHARA - DHARA PATRA, TAÇA PARA SHIRODHARA


SHIRODHARA DHARA PATRA


Chegaram as Dhara Patra ou taças para executar  o shirodhara. Como devem saber os materiais das dhara patra são ou em cobre, aço inox vidro ou cerâmica. O latão não é aconselhado pela incompatibilidade com o leite o os óleos.
O porquê da utilização das dhara patra de dois materiais diferentes tem a ver com a utilização dos elementos ou liquidos que são utilizados. Quando utilizamos leite medicado ou mesmo butermilk (como descrevo no artigo já publicado neste bog sobre shirodhara que coloquei em baixo), não devemos utilizar os recipientes em cobre, mas quando utilizamos óleos as melhores dhara patra são as de cobre. Por isso desenhei, projectei e executei estas duas dhara patras de modo a corresponder ás minhas necessidades e resolvi partilhar estas dhara patra com quem estiver interessado.

Pela minha experiência na execução de shirodhara verifiquei que o leite ao ser mais líquido que o óleo tem uma maior excorrência e quando está a ser manipulado na terapia produz muito mais barulho( o que para mim era perturbador "preciosismo a mais" quem sabe) então resolvi no projecto acrescentar uma pequena rampa amovivel como se pode ver na segunda imagem de modo que essa escorrência seja encaminhada para as paredes da dhara patra e com isso reduzir em muito o barulho da escorrência.

Alguns comentários sobre estas duas peças é que são duas peças que funcionam muito bem pois pelas torneiras conseguimos controlar a quantidade do líquido e também há alguns comentários que afirmam que são das peças mais bonitas que viram.

Caso esteja interessado nestas peças contacte por email ou deixe aqui o seu endereço para que posteriormente possa ser contactado.



Este é o artigo que foi publicado em Novembro de 2010, se quiser saber mais coisas sobre o shirodhara pode lêr.

Estamos no Outono, e com ele veio o vento seco e frio, nesta época é muito comum aparecerem os desequilibrios Vata ligados à mente como ansiedade e stress. Por isso a técnica ayurvédica shirodhara, é a escolha certa de um terapeuta quando interage com o paciente apresentando o quadro terapêutico para tratar o desequilíbrio neste dosha.
Da combinação de Shiro significa cabeça e dhara fluxo resultou o Shirodhara. Terapia nascido na Índia há mais de 2000 anos, que continua a ser uma das terapias mais profundas e relaxantes da Medicina Ayurvédica, que consiste em colocar óleo (dependendo dos desequilíbrios a tratar) morno e medicado com ervas caindo em fluxo contínuo na região do Ajna Chakra (que fica entre as sobrancelhas) testa e têmporas, com movimentos lentos e precisos.
É indicado para os três doshas da constituição humana (Vata, Pitta e Kapha), podendo ser praticado em todas as estações do ano, de preferência pela manhã entre 7h e 10hrs, ou entre 18 e as 22horas horário kapha. E seu resultado terapêutico é muito melhor quando é realizado após uma abhyanga (massagem).

É prscrito para todos os problemas relacionados com a cabeça (onde vata se acumula): depressão, ansiedade, insónia, stress, dores de cabeça, fadiga, vertigem, perda da audição, podendo ser indicado para os três doshas (dependendo do líquido terapêutico utilizado) da constituição humana (Vata, Pitta e Kapha), podendo assim ser aplicado em todas as estações do ano.
Em desequilíbrios pitta como queda de cabelo, irritabilidade, sonhos violentos, e desequilíbrios Kapha como obesidade, sensação de peso e sono excessivo.
Esta terapia permite-nos relaxar até ao mais profundo do nosso ser. Desenraíza emoções vividas ao longo de anos, permitindo a abertura de um cofre que, frequentemente, se encontra fechado a “sete chaves”.
Durante este tempo, a pessoa desfruta de momentos mágicos, que poderão passar por um estado de tranquilidade, de sono leve, profundo ou mesmo por um verdadeiro estado meditativo. Após uma única ou várias sessões, sentirá que algo mudou. A memória aclara, a concentração aumenta, a agitação da mente reduz, a ansiedade atenua e o corpo relaxa.
Todo o sistema é revitalizado. Dá-se uma verdadeira purificação e rejuvenescimento do corpo e da mente.

Pelo ayurveda, esta terapia optimiza a circulação de nutrientes no corpo e mente, o que permite traçar um caminho no sentido da longevidade.
O Shirodhara não deve, no entanto, ser dissociado de outras práticas, como adopção de um estilo de vida mais saudável, com base em alimentação, rotina diária, actividades físicas e mentais, entre outras.
O tempo do procedimento varia para cada dosha, assim como o tipo de óleo ou liquido utilizado.
Para Vata pode durar até 50 minutos e com óleo medicado
Para kapha o tempo é de no máximo 20 minutos, o óleo deve ser quente e leve
Para Pitta, aproximadamente 40 minutos usando um óleo de qualidade fria mas no Pitta o mais indicado seria o uso de butermilk ou leite medicado sendo nesse caso designado por Takradhara.

Aplicar shirodhara é uma meditação tanto para o terapeuta como para quem a recebe, o terapeuta sincroniza-se com o silêncio e o bem-estar do paciente. É necessário atenção e estar sincronizado na recolocação do óleo no pote (Dhara Patra) e no seu aquecimento, pois se estas condições não são observadas, podem desequilibrar ainda mais quem está a receber a terapia. O óleo não pode parar de cair sobre a testa do paciente, tão pouco deve variar a temperatura (dependendo do dosha).

21 comentários:

  1. preciso comprar um dhara patra, sabe onde posso encontrar aqui no rio?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Não tenho a certeza dos locais onde pode encontrar aí no Rio. Os Portes é que ficam caros mas poderei enviar as Dhara Patras para qualquer local. qualquer informação mais pode contactar por Email.

      Eliminar
  2. Este comentário foi removido por um administrador do blogue.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Peço desculpa por ter removido este comentário mas foi por mera distração, comunicaremos por Email.
      Obrigado

      Eliminar
  3. Por favor gostaria de saber se ainda tem dhara Prata em cobre para venda, estou muito interessada. Meu email: arteomterapias@hotmail.com
    Grata
    Marina Lourenço

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Marina sim tenho Dhara Patras mas vou responder por Email. Grato pelo contacto

      Eliminar
  4. Olá.
    Gostaria de comprar o dhara patra.
    Qual o valor e quanto tempo demora para chegar? Não achei o seu email..
    Obrigada
    Lore

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Lore o meu Email é
      ayurveda.gdm@gmail.com
      envie um Email com a informação de onde está a contactar e qual é a Dhara patra que quer pois tenho 4 tipos conforme pode ver no video que está aqui no blog.
      grato pelo contacto e aguardo o seu Email.

      Eliminar
  5. Envie informações para aquisição SHIRODHARA .
    maha.vidya.yoga@hotmail.com
    Aos cuidados de Michele Nascimento.
    Namaste.

    ResponderEliminar
  6. Boa noite,
    gostaria de mais informaçoes sobre valor e frete do dhara patra para entrega em araraquara, interior de sao paulo
    meu email prikalil1403@gmail.com
    grata

    ResponderEliminar
  7. Gostaria de saber informações sobre o equipamento de shirodara, preço, frete
    segue meu e-mail virginia@soham.com.br Att Virgínia

    ResponderEliminar
  8. Gostaria de saber se ainda tem o equipamento para Shirodhara? Preço? Frete para CEP:29060-270.
    wallaceholistico@gmail.com
    Grato ;)

    ResponderEliminar
  9. Gostaria de saber se ainda tem o equipamento para Shirodhara? Preço? Frete para CEP:29060-270.
    wallaceholistico@gmail.com
    Grato ;)

    ResponderEliminar
  10. Boa noite.
    Gostaria de saber o preço e valor de frete dos vários tipos de shirodhara
    para Brasília, CEP 70655-703
    Meu e mail é sergiotoupeira7@gmail.com
    Obrigado.

    ResponderEliminar
  11. Olá, gostaria de saber se tem Dhara Patra de cobre para venda.
    ledamorena8@gmail.com

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sim tenho dharapatras para venda tanto em cobre como em aço inox diga de onde está a contactar?

      Eliminar
  12. Gostaria de saber como adquiro esse equipamento. Moro no RS. Meu e-mail: barcellos_p@hotmail.com

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá penso que está a contactar do Brasil e sim tenho dharapatras mas o preço dos portes é tanto como o custo dos dharapatras mas se pretender pode dizer consulte as formas dos dharapatras que tenho.

      Eliminar
  13. Por gentileza me passa por email os valores de todos os modelos de dhara
    Patras.
    Obrigada
    Email: monica.spa.itu@gmail.com

    ResponderEliminar
  14. boa tarde vc ainda tem para venda?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. olá sim ainda tenho e vários modelos diga que modelo pretende. não sei de onde está a contactar?

      Eliminar