sábado, 19 de janeiro de 2013

shirodhara uma abordagem ciêntifica e os seus benefícios



O Shirodhara (uma abordagem científica)
Durante o shirodhara o óleo medicado que é vertido na testa produz uma quantidade de ondas magnéticas e elétricas, sendo estas ondas magnéticas são criados e produzidas pelos movimentos do óleo, pelo tempo de duração do fluxo do òleo e pela intensidade do fluxo. Quando foi descoberta importância do fluir do óleo na superfície da pele, analisaram-se de imediato a importância das ondas eléctricas que são geradas e criadas. As ondas eléctricas assim criadas são transferidas para o córtex cerebral e para hipotálamo. O Hipotálamo é o principal centro integrador das atividades dos órgãos viscerais, controla as funções da glândula pituitária, que é conhecido como a principal glândula do nosso corpoe e a Glândulas pituitárias, por sua vez controla todo o sistema do corpo, que faz com que o hipotálamo seja um dos principais responsáveis pela homeostase corporal. Ele faz a ligação entre o sistema nervoso e o sistema endócrino, atuando na ativação de diversas glândulas endócrinas, funcionando como o centro de estimulação e inibição no centro do corpo, daí o efeito calmante criado pelo shirodhara, mas este efeito calmante sobre o hipotálamo, vai actuar na secreção de várias vários neurotransmissores como a serotonina, epinefrina, dopamina, etc. É o hipotálamo que controla a temperatura corporal, regula o apetite, regula o balanço de água no corpo, regula o sono e está envolvido na emoção e no comportamento sexual. Tem amplas conexões com as demais áreas do prosencéfalo e com o mesencéfalo. Considera-se que o hipotálamo desempenha, ainda, um papel nas emoções. Especificamente, as partes laterais parecem envolvidas com o prazer e a raiva, enquanto que a porção mediana parece mais ligada à aversão, ao desprezer e à tendência ao riso (gargalhada) incontrolável.
De um modo geral, contudo, a participação do hipotálamo é menor na gênese (“criação”) do que na expressão (manifestações sintomáticas) dos estados emocionais. 

 Benefícios de Shirodhara:
shirodhara regular aumenta a circulação de sangue para o cérebro, melhora a memória, nutre o cabelo e o couro cabeludo, auxilia no aparecimento do sono profundo e acalma o corpo e a mente. Shirodhara é um dos tratamentos mais eficazes para reduzir o stress e a tensão nervosa.
É uma terapia de relaxamento final, mental e emocional, Benéfico para muitas doenças relacionadas com a cabeça, pescoço, olhos, ouvidos, nariz e garganta, Benéfico para muitas doenças do sistema nervoso, como distúrbios nervosos, paralisia facial, paralisia e ptose (queda) das pálpebras., Benéfico para curar a insônia de longa data e esquizofrenia, Benéfico para ajustes na epilepsia quando utilizado em conjunto com outros medicamentos, Impede a perca do cabelo, envelhecimento prematuro e rachaduras de cabelo, Alivia a dor de cabeça e sensação de ardor e calor excessivo na cabeça, Nutre e rejuvenesce o corpo, Estimula o sistema nervoso dando robustez ao corpo, Melhora a digestão, Aguça os órgãos dos sentidos, Melhora a qualidade de voz, Dá força para o pescoço e para a cabeça, Melhora a saúde da pele, Arrefece o corpo e alivia a dor e todas as perturbações do sistema nervoso: Ansiedade, Depressão, Diabetes, Epilepsia, Dores de cabeça, Insônia, Irritabilidade, Doença mental, Esquizofrenia, Estresse e Vertigem.
Pode ser usado como Pre-tratamento para Panchakarma. Pode ser usado como Pós-tratamentos: quimioterapias, cirurgias, etc.. Faz parte de rasayana, controlando o envelhecimento auxiliando no rejuvenescimento

Sem comentários:

Enviar um comentário