sexta-feira, 22 de março de 2013

Raspadores de língua


Vou complementar um artigo que já coloquei no blog mas vou acrescentar algumas novas descrições e novas opiniões sobre os raspadores da língua.
Vou iniciar com uma citação de Charaka Samhitá IV-74,75




"Higiene oral: raspagem de língua
Raspadores de língua, que são curvos, não apresentando zonas cortantes, são fabricados com metais como ouro, prata, cobre, estanho e latão.
A sujidade depositada na raiz da língua obstrui a expiração e dá origem ao mau hálito; sendo assim a língua deve ser raspada regularmente."

Raspador de língua, também chamado limpador de língua é utilizado na higiene oral sendo concebido para limpar a acumulação de bactérias, resíduos de alimentos, fungos , e as células mortas da superfície da língua. As bactérias e os fungos que crescem sobre a língua estão relacionados com os problemas de saúde em geral. Além disso, as bactérias produzem compostos voláteis de enxofre na parte traseira da língua,  que em muitos dos casos são as responsáveis pela produção de mau hálito.  Algumas das bactérias que são facilmente removidas da língua com o raspador de língua são as mesmas bactérias responsáveis pelo mau hálito, pela dor e infecção da garganta.

A ideia da limpeza da língua é simples: a maioria das bactérias orais acumulam-se principalmente dentro das papilas filiformes e no fundo da língua, formando a saburra (placa esbranquiçada que cobre a superfície da língua)

Limpeza da língua tem sido usado desde os tempos antigos na Índia
A Ayurveda , a prática da medicina tradicional indiana, recomenda a limpeza da língua como parte de um regime de higiene diária, para remover os detritos tóxicos, conhecida na Ayurveda como Ama .
No século 19 os  raspadores de língua artesanais eram feitos de ouro,  prata, cobre, marfim, carapaça de tartaruga, neste momento os mais utlizados são os de aço inox, cobre e prata.

Sobre os benefícios ...
Embora não haja uma grande investigação sobre os raspadores de língua, os estudos clínicos demonstraram que a remoção de bactérias, células mortas, etc como disse atrás em que os alimentos depositados na língua produzem mau hálito e esta técnica ajuda a remover os detritos e significativamente ajuda com o mau hálito. A maioria dos profissionais sugerem escovar a língua para remover este material, o raspador de língua é apenas uma ferramenta mais sofisticada para o mesmo fim.
Ayurveda diz que remove ama. AMA é o subproduto tóxico de alimentos mal digeridos. Acredita-se que os alimentos se vão alojando no corpo produzindo obstruções, sendo identificados através da língua. Portanto, a fim de digerir corretamente próxima refeição de alguém, é preciso remover esses detritos da sua língua.
Com a língua limpa os sabores são mais sentidos. Este é um dos pontos mais críticos para a Ayurveda, a boa digestão começa com bom gosto dos alimentos e da  salivação. Acredita-se que quanto mais você gosto, o mais conscientemente você vai comer: Você vai apreciar a comida, digerir melhor, ouvir o seu corpo quando ele está cheio, e assim por diante. É mais uma daquelas receitas Ayurvédicas muito simples mas que só fazem todo o sentido. Aproveite o tempo, e tem uma língua limpa, para saborear e apreciar a sua comida.
É bom para os dentes. Assim como escovar a língua, porque a língua raspagem se livrar de coisas desagradáveis ​​na boca, também ajuda em toda a higiene oral, com os dentes e com as gengivas.
A ayurveda utiliza o exame da língua como método auxiliar no diagnóstico pois a língua exibe sinais e sintomas muitas vezes de doenças ainda em fase precoce, deste modo, é possível diagnosticar uma patologia que pode provocar a falência de um órgão ou sistema.
Alguns dos elementos a ter em conta na língua são a forma, a cor, a cor da superfície, secura da língua, as fissuras entre muitas outras,  assim, uma prática diária de limpeza da língua vai estimular todos os órgãos e fazer com que o próprio diagnóstico seja mais eficiente.





Caso esteja interessado pode contactar através de Email


8 comentários:

  1. Olá, vc ainda vende raspadores de lingua? Vi que o blog está desatualizado, mas precisa de alguns e nçao acho em lugar nenhum....grata! Namastê!
    Anubhava

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. olá sim tenho raspadores posso enviar para portugal e europa, diga o endereço e enviarei por correio.
      comunique para o meu email se assim pretender.
      Aguardo o seu contacto.

      Eliminar
  2. Olá tudo bem? Vc tem o raspador de língua? Tentei encontrar o seu e-mail aqui no post mas não localizei.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. olá Penso que já contactou comigo mas aqui fica o meu Email ayurveda.gdm@gmail.com

      Eliminar
  3. tenho interesse amigo, moro no Brasil, vc ainda os tem?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, como sabe estou em Portugal e enviar para O Brasil fica mais caro o transporte do que os raspadores, no entanto se pretender pode iniciar o contacto através do Email ayurveda.gdm@gmail.com

      Eliminar
  4. Olá, gostaria de adquirir raspadores de lingua de cobre. Moro em Rondônia, você envia?

    ResponderEliminar
  5. Olá, como sabe estou em Portugal e enviar para qualquer lugar no entanto se pretender pode iniciar o contacto através do Email ayurveda.gdm@gmail.com

    ResponderEliminar