sábado, 26 de janeiro de 2013

apresentação de ayurveda e vastu shastra


Mais uma comunicação e apresentação de Ayurveda e Vastu shastra, consulte mais em 
http://www.facebook.com/reuniaopt

AYURVEDA e VASTU SHASTRA: VÍTOR JOSÉ

A Ciência da Vida, como é conhecido o Ayurveda ("Ayus" = Vida, "Veda" = saber) é um corpo de conhecimento ancestral indiano tão vasto que chamá-lo de medicina tradicional indiana seria ainda muito redutor.

Para alguns conhecido apenas como o "Feng Shui indiano", o Vastu Shastra é uma visão completa sobre modelos de implantação e construção de espaços, como habitações e templos, baseada em saberes muito próprios.

Para nos falar de Ayurveda e Vastu Shastra teremos o gosto de receber Vítor Varão, Terapeuta Ayurvédico no espaço OMtchai, em Gondomar, e atual presidente da Assembleia geral da Associação Portuguesa de Ayurveda.

Vitor Varão é discípulo do Dr. Ruguê (M.D.), presidente de Suddha Dharma Brasil, e desenvolve atualmente utensílios para terapia ayurvédica como o "dhara patra" usado em "shirodhara".

Vitor Varão fez ainda formação em Taças Tibetanas com Jacomina Kistemaker, Pranic Healing no sistema do Mestre Choa Kok Sui e é Consultor em Vastu Shastra, para além de prosseguir a sua profissão de arquiteto e professor universitário.

Mais informações em www.ayurveda-gdm.blogspot.com.

sábado, 19 de janeiro de 2013

shirodhara uma abordagem ciêntifica e os seus benefícios



O Shirodhara (uma abordagem científica)
Durante o shirodhara o óleo medicado que é vertido na testa produz uma quantidade de ondas magnéticas e elétricas, sendo estas ondas magnéticas são criados e produzidas pelos movimentos do óleo, pelo tempo de duração do fluxo do òleo e pela intensidade do fluxo. Quando foi descoberta importância do fluir do óleo na superfície da pele, analisaram-se de imediato a importância das ondas eléctricas que são geradas e criadas. As ondas eléctricas assim criadas são transferidas para o córtex cerebral e para hipotálamo. O Hipotálamo é o principal centro integrador das atividades dos órgãos viscerais, controla as funções da glândula pituitária, que é conhecido como a principal glândula do nosso corpoe e a Glândulas pituitárias, por sua vez controla todo o sistema do corpo, que faz com que o hipotálamo seja um dos principais responsáveis pela homeostase corporal. Ele faz a ligação entre o sistema nervoso e o sistema endócrino, atuando na ativação de diversas glândulas endócrinas, funcionando como o centro de estimulação e inibição no centro do corpo, daí o efeito calmante criado pelo shirodhara, mas este efeito calmante sobre o hipotálamo, vai actuar na secreção de várias vários neurotransmissores como a serotonina, epinefrina, dopamina, etc. É o hipotálamo que controla a temperatura corporal, regula o apetite, regula o balanço de água no corpo, regula o sono e está envolvido na emoção e no comportamento sexual. Tem amplas conexões com as demais áreas do prosencéfalo e com o mesencéfalo. Considera-se que o hipotálamo desempenha, ainda, um papel nas emoções. Especificamente, as partes laterais parecem envolvidas com o prazer e a raiva, enquanto que a porção mediana parece mais ligada à aversão, ao desprezer e à tendência ao riso (gargalhada) incontrolável.
De um modo geral, contudo, a participação do hipotálamo é menor na gênese (“criação”) do que na expressão (manifestações sintomáticas) dos estados emocionais. 

 Benefícios de Shirodhara:
shirodhara regular aumenta a circulação de sangue para o cérebro, melhora a memória, nutre o cabelo e o couro cabeludo, auxilia no aparecimento do sono profundo e acalma o corpo e a mente. Shirodhara é um dos tratamentos mais eficazes para reduzir o stress e a tensão nervosa.
É uma terapia de relaxamento final, mental e emocional, Benéfico para muitas doenças relacionadas com a cabeça, pescoço, olhos, ouvidos, nariz e garganta, Benéfico para muitas doenças do sistema nervoso, como distúrbios nervosos, paralisia facial, paralisia e ptose (queda) das pálpebras., Benéfico para curar a insônia de longa data e esquizofrenia, Benéfico para ajustes na epilepsia quando utilizado em conjunto com outros medicamentos, Impede a perca do cabelo, envelhecimento prematuro e rachaduras de cabelo, Alivia a dor de cabeça e sensação de ardor e calor excessivo na cabeça, Nutre e rejuvenesce o corpo, Estimula o sistema nervoso dando robustez ao corpo, Melhora a digestão, Aguça os órgãos dos sentidos, Melhora a qualidade de voz, Dá força para o pescoço e para a cabeça, Melhora a saúde da pele, Arrefece o corpo e alivia a dor e todas as perturbações do sistema nervoso: Ansiedade, Depressão, Diabetes, Epilepsia, Dores de cabeça, Insônia, Irritabilidade, Doença mental, Esquizofrenia, Estresse e Vertigem.
Pode ser usado como Pre-tratamento para Panchakarma. Pode ser usado como Pós-tratamentos: quimioterapias, cirurgias, etc.. Faz parte de rasayana, controlando o envelhecimento auxiliando no rejuvenescimento

segunda-feira, 7 de janeiro de 2013

Shirodhara Teoria e Prática

É objectivo que se tome consciência e conhecimento desta técnica tão importante nos dias de hoje, considerada a única técnica com capacidade de regularizar o fluxo mental e equilibrar as frequências cerebrais.


Shirodhara é uma prática Ayurvédica de cura muito antiga, realizada na Índia há mais de 5.000 anos. A palavra shirodhara se divide em duas: "shiro", significa cabeça, e "dhara", que significa fluxo. Juntos, eles formam um conceito que tem como objectivo trazer equilíbrio físico e emocional, rejuvenescendo o espírito e preservação da saúde. Isto é conseguido por meio de uma técnica de relaxamento no qual o óleo aquecido é derramado sobre a testa de um cliente para um período de tempo prolongado.



Aqui apresento o Programa deste Evento


Este encontro é definido por duas partes uma teórica e uma prática
Na parte teórica iremos abordar os seguintes conteúdos:

Introdução à Ayurveda
As terapias Ayurvédicas
Noções gerais dos doshas
Os marmas da cabeça
Caracterização da terapia Shirodhara
Tipos de shirodhara e técnicas
Benefícios
Tempos e horas para executar o shirodhara

Na parte prática iremos abordar:
A execução das técnicas tanto com óleo como com leite
Preparação do pacienta
Execução do “butermilk”

consulte mais informação sobre a importância do Shirodhara em

 http://ayurveda-gdm.blogspot.pt/2010/11/shirodhara.html

numero máximo de pessoas 10

solicite mais informações através do Email ou através de ayurveda.gdm

ou pelo contacto 966 058 320


Donativo: 120€


comentário do facebook

  • 5 h · Gosto · 1
  • Marta Eliana Grilo Recomendo a toda a gente! Temos que tratar do nosso templo!Obrigada pela sua simpatia, sabedoria e pela pessoa que é!

domingo, 30 de dezembro de 2012

Ego e sofrimento


depois de ler este texto de Robert Sachs resolvi partilhar


EGO E SOFRIMENTO
UMA VISÃO BUDISTA


Como a nossa ignorância nos impede de ter uma visão correta de nós mesmos e do mundo,  desenvolvemos visões erradas e, a partir dai, o caos começa-se a instalar. Ficamos presos a certas maneiras de agir e de pensar e julgamos que, comendo isto ou aquilo ou que estando com esta e não com aquela pessoa, tudo ficará perfeito. Embora nenhum de nós realmente deseja sofrer, por melhores que sejam as circunstâncias, devido a nossa visão limitada, provavelmente ficaremos desapontados se as coisas não saírem como nós as planeamos ou esperamos. Como consequência disso, ficamos mais obstinados e nos recusamos a admitir os nossos erros de julgamento ou de reconhecer que as nossas atitudes estão erradas. Afastamos tudo o que pode atrapalhar o nosso "mundinho" perfeito e com isto nos vamos apegando ainda mais aquilo que achamos que realizamos, tornando-nos  cada vez mais agressivos.
Com essa descrição, definimos o que o tantra referência tal como os ensinamentos budistas que são designados pelos três venenos: apego, agressão e ignorância. Estas três forças impostas pelo ego são responsáveis por todo o nosso sofrimento físico, emocional e espiritual e compõem a base de uma realidade limitada que precisa de ser transcendida.
O modo como são designados de veneno, é como se fossem designados como frutas verdes.
Embora o apego, a agressão e a ignorância sejam a fonte de todo o nosso sofrimento, são um retrato imaturo da realidade segundo a visão tântrica budista. Eles contem um potencial iluminado, como as frutas verdes que amadurecem e ficam suculentas e prontas para serem comidas. Superar o apego, a agressão e a ignorância significa não se deixar levar pela realidade limitada que eles retratam. Quando não nos deixamos dominar pela arrogância ficamos mais abertos. De acordo com alguns ensinamentos, o apego transforma-se em sabedoria, a agressão em clareza e a compaixão e a ignorância em atitudes inteligentes. O budismo acredita que somos bons por natureza e que esse potencial está adormecido dentro de nós. O que precisamos é descobrir um modo de transformar esses venenos em condutas positivas. Certa vez, um bom amigo, fez uma analogia da transformação do fabrico do aço. Quando esse metal é aquecido, passa por um estágio de oxidação que o torna escuro. Se for retirado durante essa fase, o resultado será desastroso. Mas se for submetido ao calor por mais tempo, o aspecto enegrecido desaparece e, em seu lugar, surge um metal claro, brilhante e literalmente indestrutível.

Dhara Patra 2,5 litros

Com a minha evolução como terapeuta e com o aperfeiçoar das técnicas, vou definindo algumas peças cada vez mais qualificadas e melhor acabadas, valorizando sempre o sentido não só funcional mas também estético.






Esta Dhara Patra  é efectuada em chapa de cobre com 9 décimas de espessura, toda executada de modo artesanal, sendo a chapa repuxada à mão, e depois martelada, sendo no final polida.
Esta peça não tem verniz pois ele impede que posteriormente a peça seja limpa e o cobre ser devidamente tratado.
O passador ou torneira de passagem é em latão designada de esfera de 1/4 de volta. O vedante é em PTFE para permitir uma melhor protecção, uma maior durabilidade e uma melhor vedação.
O bico que é associado á torneira é em latão executado ao torno e com um furo centrado de 4mm de diâmetro.


Para que a peça não fique desfigurada com o manipulo da torneira, que normalmente tem uma cor amarela ou vermelha como se pode ver na Dhara Patra de aço inoxmas que neste caso fica bem, aqui iria destoar pois seria uma outra cor por isso resolvi executar um banho de cobre para que o aspecto fique todo uniforme.

A corrente é com elos de latão não sendo os elos soldados para que cada pessoa possa posteriormente acertar a altura conforme a sua preferência.
Os elementos ligam  a peça à corrente são fundidos e são em latão sendo no final polidos.
A capacidade desta Dhara Patra é de aproximadamente 2,5 litros.
Acreditem fica mais bonita ao vivo do que em fotografia, se quiserem vir ver as Dhara Patras mandem um Email e podemos combinar o dia e a hora.

quinta-feira, 20 de dezembro de 2012

DHARA PATRA EM COBRE 1,5 litros

Nova Dhara Patra em cobre
Com a minha evolução como terapeuta e com o aperfeiçoar das técnicas, vou definindo algumas peças cada vez mais qualificadas e melhor acabadas, valorizando sempre o sentido não só funcional mas também estético.





Esta Dhara Patra  é efectuada em chapa de cobre com 9 décimas de espessura, toda executada de modo artesanal, sendo a chapa repuxada à mão, e depois martelada, sendo no final polida.
Esta peça não tem verniz pois ele impede que posteriormente a peça seja limpa e o cobre ser devidamente tratado.
O passador ou torneira de passagem é em latão designada de esfera de 1/4 de volta. O vedante é em PTFE para permitir uma melhor protecção, uma maior durabilidade e uma melhor vedação.
O bico que é associado á torneira é em latão executado ao torno e com um furo centrado de 4mm de diâmetro.

Para que a peça não fique desfigurada com o manipulo da torneira, que normalmente tem uma cor amarela ou vermelha como se pode ver na Dhara Patra de aço inoxmas que neste caso fica bem, aqui iria destoar pois seria uma outra cor por isso resolvi executar um banho de cobre para que o aspecto fique todo uniforme.

A corrente é com elos de latão não sendo os elos soldados para que cada pessoa possa posteriormente acertar a altura conforme a sua preferência.
Os elementos ligam  a peça à corrente são fundidos e são em latão sendo no final polidos.
A capacidade desta Dhara Patra é de aproximadamente 1,5 litros.
Acreditem fica mais bonita ao vivo do que em fotografia, se quiserem vir ver as Dhara Patras mandem um Email e podemos combinar o dia e a hora.
para saber mais sobre shirodhara consulte
 http://ayurveda-gdm.blogspot.pt/2010/11/shirodhara.html

segunda-feira, 17 de dezembro de 2012

Suporte para Shirodhara


Estrutura para suporte de pote de shirodhara



Pela minha procura de resolver melhor todas as exigências das práticas para fazer o shirodhara resolvi disponibilizar os suportes que uso que são adaptados á marquesa  e por isso não ocupam espaço no chão, não impedindo qualquer movimento.
Estes suportes podem adaptar-se a todos os pés das marquesas e neste momento estão disponíveis em Branco pois grande parte dos pés das marquesas são brancos.

Um dos pontos de segurança é que este suporte contem ainda apesar de toda a segurança um anel que trava o suporte evitando que algo aconteça ao paciente.



segunda-feira, 29 de outubro de 2012

Encontro de Alimentação Ayurvédica - OUTONO


ENCONTRO de ALIMENTAÇÂO AYURVÈDICAMais um encontro sobre Alimentação Ayurvédica, este relacionado com esta estação do ano e é proposto debater e fazer os seguintes temas:


. HÁBITOS FÁCEIS DE INCORPORAR NO DIA A DIA

. ACENDER O AGNI (FOGO DIGESTIVO) ANTES DAS REFEIÇÕES

. RITUAL PARA ACENDER 0 AGNI (ORIENTAÇÕES PARA UM FIM DE SEMANA)

. MANTER O AGNI ELEVADO (ORIENTAÇÕES/RECEITAS)

. O GENGIBRE: DIFERENTES ESTADOS (SECO/FRESCO) E INDICAÇÕES EM FUNÇÃO DO DOSHA

. O OUTONO: RECEITAS PARA ESTES DIAS FRIOS (PRÁTICA)

. MASSALAS DE ACORDO COM O DOSHA (PRÁTICA)
Como está descriminado existirá uma parte teórica e uma parte prática com elaboração dos pratos para esta estação e de acordo com os doshas.

sábado, 27 de outubro de 2012

Óleo de Bhringaraj





Óleo de Bhringaraj

O nome botânico de Bhringaraj é Eclipta Alba e é uma erva rasteira. O óleo apresenta uma cor verde e com alguma densidade. De entre muitos benefícios o principal é a ajuda no tratamento de problemas de cabelo regenerando-o e tratar os problemas relacionados com o couro cabeludo. Ela fortalece as raízes do cabelo e melhora a condição geral do cabelo combatendo por isso a calvície precoce.

Considerando que o Pitta é o responsável pela perda de cabelo, calvície e o aparecimento dos cabelos grisalhos, o óleo Bhringaraj pacifica o Pitta e trata todas as questões referidas atrás.

Bhringaraj também é uma planta rasayana, que rejuvenesce, promove a longevidade, melhora o funcionamento do sistema nervoso, aumentando a resistência geral do organismo, melhorando assim o bem-estar.

Pelas suas características refrescantes, massajar o couro cabeludo com óleo Bhringaraj ajuda a reduzir o stress, a depressão, a ansiedade, alivia a dor da enxaqueca e melhora a concentração. Ajudando também quando há perturbações relacionadas com o sono.

Uma utilização regular em massagem elimina toxinas, regenera os tecidos e melhora a circulação sanguínea em todo o corpo.

domingo, 7 de outubro de 2012

Plantas e especiarias | virya e os doshas




Depois de ver as dificuldades das pessoas em definir as plantas e as especiarias num conceito ayurvédico aqui apresento uma tabela síntese para que melhor as possam entender.
Considerando como já disse atrás que a despensa é a nossa primeira farmácia e se considerar-mos que a conduta do terapeuta e do médico Ayurvédico passa por considerar a fitoterapia, analisando as plantas e a sua ingestão de acordo com cada um dos pacientes, cada dosha ou mediante o diagnóstico feito. Posteriormente é considerado o alimento e a sua reacção em todo o processo digestivo, analisando a alimentação segundo o sabor (rasa), a energia ( virya), o efeito pós digestivo (vipak) e o efeito na mente ou consciência (prabhava). (ver artigo http://ayurveda-gdm.blogspot.pt/2011/06/os-seis-sabores-rasa.html )
Em todas estas questões levantadas podemos ainda considerar na tabela alguns atributos ou qualidades já analisadas atrás (http://ayurveda-gdm.blogspot.pt/2012/09/as-qualidades-e-os-doshas.html )



OBS:  Esta tabela é só uma referência nunca deixe de consultar um terapeuta ou médico Ayurvédico para que melhor possa compreender e que lhe possa efectuda uma boa prescrição. 



Planta | especiaria
virya
doshas


Vata
Pitta
Kapha
Alecrim 
rosmarinus officinalis
Morno, picante e amargo
▲▲
▲▲▲
Alho
allium sativum L.
Quente e picante
▲▲▲

▲▲
Assafétida:
 hing
Quente e  picante
▲▲▲

Cálamo
achorus calamus
Picante e amarga
▲▲

▲▲▲
Canela
cinnamomum zeylanicum
Doce e picante
▲▲

▲▲▲
Cardamomo 
elattaria cardamomum
Doce e picante
▲▲
▲▲▲
Coentro 
coriandro sativum
Fria, amarga e pouco picante
▲▲▲
▲▲
Cominho 
cuminum cyminum
Levemente picante, morno e amargo
▲▲▲
▲▲
▲▲
Cravinho 
Syzygium aromaticum
Quente e picante
▲▲▲
Cúrcuma:
 curcuma longa
Amargo, adstringente e levemente picante

▲▲▲
▲▲
Feno greco 
trigonella loenumgraeceu
Morno, amargo, e levemente picante
▲▲
▲▲
Funcho 
 foeniculum vulgare
erva-doce e anis
Levemente quentes, picantes e  doces
▲▲▲
▲▲
Gengibre
 zingiber officinale
Quente, picante e doce
▲▲
Utilizar
em pó
▲▲▲
Hortelã
 mentha x villosa
Fresca e picante
▲▲▲
▲▲
Malagueta
capsicum frutescens L.
Picante

▲▲▲
Manjericão 
ocimum ssp.
Tulsi
ocimum sanctum
Quente , penetrante e picante
▲▲
▲▲▲
Manjerona 
origanum majorona
Quente, picante levemente doce
▲▲▲
▲▲
Mostarda 
brassica alba
Quente , picante e  adstringente 

▲▲▲
Noz-moscada
 myristica fragans
Quente, picante e  adstringente
▲▲▲

Orégãos 
origanum vulgare
Quente, picante e estimulante
▲▲

▲▲▲
Pimenta do reino
piper nigrum
Quente, picante e amarga

▲▲▲
Pimenta vermelha 
schinus terebinthifolius
Doce e levemente picante
▲▲▲
Sálvia 
salvia officinalis
Quente, adstringente, penetrante, picante e amarga

▲▲▲
Tomilho 
thymus vulgaris
Quente , picante e  levemente amargo

▲▲

▲  benéfico      ▲▲▲ muito benéfico  ► com moderação