quarta-feira, 7 de julho de 2010

Massagem Terapêutica Ayurvédica

Massagem Terapêutica Ayurvédica


O tratamento Ayurveda completo constitui-se geralmente de 3 fases, de forma que o paciente deve tratar-se por dias (mínimo 7 dias a cada fase) necessariamente consecutivos. A primeira é PURVAKARMA, a segunda é PANCHAKARMA, que constitui a acção principal, e a terceira PASCIAKARMA.

As massagens terapêuticas do Ayurveda trabalham tanto nos níveis físicos quanto mentais, transmitindo uma energia vital que ajuda a reparar e renovar todos os sistemas do corpo. Proporciona relaxamento, circulação e eliminação de toxinas. Terapeutas ayurvedicos concentram-se nos marmas, pontos de entrada de energia vital no corpo que responde à manipulação física, e trabalham diferentemente em cada corpo. Os pontos marmas são o encontro dos sete tecidos do corpo “dhatus”, e quando cada ponto e dinamizado durante a massagem, na verdade estamos equilibrando todo o corpo.

Nestes tratamentos são usados óleos essenciais de acordo com o tipo dominante da pessoa: Vata (vento) – elementos ar e akasha - óleo de sésamo; Pitta (bile) – fogo e água - óleo de coco, e Kapha (mucos) – água e terra - óleo de mostarda ou azeite. Cada um deles tem áreas específicas de actuação e funções terapêuticas de acordo com como são aplicadas. Assim como as ervas aplicadas nas massagens terapêuticas.

As massagens ayurvedicas nutrem os sete componentes do corpo humano, “dhatus”. Ao friccionar, comprimir e pressionar a musculatura, e ao manipular os pontos de pressão, se intensifica a circulação do sangue, da linfa e das hormonas, que por sua vez, fortalece os sistemas nervoso e imunológico. Preparam o corpo para próximas etapas de tratamento.

Os sete componentes do corpo humano são:

1 - Rasa (fluidos, hormonas, linfa)

2 - Rakta (sangue)

3 - Mansa (carne, músculos e pele)

4 - Medha (gordura)

5 - Asthi (ossos e dentes)

6 - Majja (medula)

7 - Shukra (sémen)

Sem comentários:

Enviar um comentário