quarta-feira, 13 de julho de 2011

SATTVA, RAJAS e TAMAS



De acordo com a filosofia Samkhya tudo é composto pelos gunas em diferentes proporções. Apesar de alguns gráficos apresentam as qualidades a seguir a Ahankara mas se preconizar-mos a matéria verificamos que não a conseguíamos formar sem as três qualidades, portanto elas estão na Prakriti.



PURUSHA 
(consciência suprema)


sattva - pureza
rajas -  actividade
tamas - inércia
PRAKRITI 
              (natureza ou a matéria)




MAHAT – BUDDHI
(intelecto cósmico, inteligência universal)




AHÂMKARA
(Ego)
(Suposição equivocada da personalidade)



Dentro dos textos clássicos no Bhagavad Gita, no Yoga sutra de Patanjali há uma descrição esclarecedora sobre as qualidades que compõem a natureza e a criação.  Essas forças são designadas por gunas, que são os princípios fundamentais e as qualidades de prakriti (natureza ou a matéria).  Eles são forças que se interligam e juntas formam o que designamos por natureza material, incluindo a consciência humana. Essas forças são divididas em três qualidades ou categorias, Sattva, Rajas e Tamas cujas qualidades são descritas na tabela abaixo.


Todas estas qualidades são inseparáveis, dependem umas das outras, eles evoluem juntas e são elas que fazem o caminho






Sattvico
Rajásico
Tamásico
Verdade / Bondade
Actividade
Inércia
Luz / iluminação
Paixão / desejo
Trevas
Essência espiritual
Energia
Massa de matéria / /peso
Fluxo ascendente
Expansão
Fluxo descendente
Inteligência / Consciência
Movimento
Preguiça / aridez
Liga-se por meio do apego ao conhecimento e alegria.
Liga-se pela paixão nasce do desejo e do apego.
Liga-se por meio da ignorância e obstrução.
A característica  dominante, quando a luz do conhecimento brilhe.
A característica dominante, quando a ganância, projectos excessivo, desejos e inquietações surgem.
A característica dominante quando a escuridão, monotonia, estagnação, indolência, confusão, torpor, inércia e aparecem.



Sattvico

Uma pessoa com estas características é benéfico para todas as criaturas do mundo, inculpáveis, e constitui a conduta daqueles que são bons.

Alegria, satisfação, nobreza, iluminação, felicidade, ausência de mesquinhez, ausência de medo, alegria, disposição para a fé, o perdão, coragem, abstenção de ferir qualquer criatura, rectidão, ausência de ira, ausência de malícia, pureza, inteligência, aptidão -estes são o atributos para a qualidade sattvica.


Confiança, pureza, perdão, modéstia, renúncia, ausência de preguiça, falta de crueldade, ausência de ilusão, a compaixão a todas as criaturas, a ausência de disposição para caluniar, alegria, satisfação, êxtase, humildade, bom comportamento, compreensão justa, a emancipação de anexos, a indiferença, liberdade da ideias, liberdade das expectativas,

Toda a conduta que aplica estas qualidades faz definir que o homem esteja ligado a ele mesmo e ao seu ser.


Rajásico

Qualidades rajásicas

Fere os outros, beleza em si próprio, trabalha, tem prazer e dor, frio e calor, o senhorio (ou potência), guerra, paz, tem argumentos, resistência á insatisfação, talvez, valor, orgulho, ira, esforço, disputa, inveja, desejo, malícia, batalha, o sentimento de possessividade, protecção dos outros, o abate, títulos e aflição, compra e venda, cortando, crueldade, ferocidade, difamando, apontando os defeitos dos outros, os pensamentos inteiramente dedicado a assuntos mundanos, animosidade, ansiedade, injúria dos outros, a linguagem mentirosa, hesitação ou dúvida, ostentação de louvor, fala e críticas, destreza, o desafio, ambiciona  por serviço ou administrações, ávido de desejo, esperteza e destreza de conduta, negligência política, injúria, posse, mulheres, animais, coisas inanimadas, casas, as acções com a expectativa (de bom resultado), diversos actos de caridade pública, o desejo de ter este e aquele afecto, gerada pelo mérito do objectivo para o qual ou quais é proposto, traição, decepção desrespeito, e respeito, roubo, assassinato, o desejo de ocultação, vexame, a vigília, ostentação, soberba, apego, dedicação, satisfação, alegria, jogos de azar, indulgência em escândalos.


Todos aqueles que vivem sobre o passado, presente e futuro, que preconizam três aspectos:  religião, riqueza e prazer.
Actuam por impulso exultando o desejo, na obtenção de afluência em relação a todo  o desejo. Repetidamente renasce neste mundo, eles se entregam ao prazer. Eles cobiçam o que pertence ao mundo como também todos os frutos que pertencem ao mundo daqui por diante.



Tamasico

Ilusão completa, ignorância, a indecisão em relação a acção, sono, arrogância, medo, cobiça, tristeza, censura de actos bons, perda de memória, a ausência de fé, violando todas as regras de conduta, discriminação, cegueira no comportamento, afirmações arrogantes de desempenho, quando não houve o desempenho- presunção, sem conhecimento da ignorância, hostilidade, maldade de disposição, falta de fé, raciocínio estúpido, desonestidade, incapacidade para a associação, a acção pecaminosa, insensatez, apatia, cansaço, ausência de auto-controle, degradação, - todas essas qualidades são conhecidos como pertencentes ao estado tamásico.

Frequentemente falam mal de outras pessoas, censuram tudo e todos, ilusão, vaidade, ira, rancor, hostilidade para com todos os outros, são consideradas as características de tamas.

Indulgência em calúnia, falta de perdão, animosidade, vaidade, ausência de fé, apego aos objectos de desejo são também consideradas características de Tamas.


Escuridão, ilusão, ganância, ira e a grande cegueira são estes os cinco grandes atributos que nos levam ao obscurantismo total


Será impossível chegar ao estado sattvico sem passar pelos outros estados porque eles tem de ser o motor, se não estivermos mais rajásicos não conseguimos a mudança portanto todos os gunas estão relacionados e são inseparáveis.




 Horas do dia

Sattvico
Rajasico
Tamasico



4-6 manha
Meio do dia
Fim do dia e  noite




Colocarei posteriorment algumas caracteristicas sobre os tipos de alimentos Sattvicos, Rajásicos e Tamásicos













Sem comentários:

Enviar um comentário