sábado, 8 de fevereiro de 2014

Lota


LOTA  

Peça de cerâmica destinada à higienização nasal.
A técnica utilizada designa-se JALA NETI.


Lota
Lota





Design: Vitor Varão
Contactar caso queira adquirir uma lota.


Esta lota é considerada por muitos a melhor lota disponível pois devido à sua forma consegue fechar e obstaculizar toda a narina evitando o retorna da água pela mesma narina.
Devido a isto a técnica torna-se facilmente executável por qualquer pessoa.
Em caso de duvida consulte-nos, pois associado a cada pessoa utiliza-se um liquido apropriado como pode ler a seguir pode ser água, uma infusão, ou outro conteúdo, evitando com isto secura excessiva das mucosas nasais de entre várias outras situações.
O  acabamento final da lota e o vidrado é o que se usa para uso alimentar tornando a peça de uso mais saudável evitando com isto alguns acabamentos com  metais pesados bastante nocivos para a saúde.
Quanto à utilização de lotas plásticas, recomendo para os menos atentos que se informem  dos ultimos estudos sobre o uso de materiais plásticos com o corpo e especialmente o "ftalato e o bisfenol A" ( dois dos constituintes dos plásticos) e penso que vão ficar assustados.



Benefícios orgânicos fisiológicos:
Este método de limpeza das narinas ou higienização nasal traz inúmeros benefícios, fisiológicos, orgânicos, e também psíquicos.

Dentre os maiores benefícios orgânicos podemos citar o combate a rinite, sinusite, resfriados alérgicos, alergias respiratórias de modo geral.

A profilaxia do sistema respiratório superior é muito importante para que o órgão que talvez mais usamos no corpo as narinas funcione na sua plenitude e eficiência.

A função das narinas é filtrar, aquecer, e humidificar o ar que respiramos.

Se tivermos em atenção a qualidade do ar dos diversos ambientes que frequentamos, as mudanças de temperatura, a poluição atmosférica e a humidade a que estamos expostos, então temos de cuidar das nossas narinas com muito carinho!

Em determinadas épocas do ano em que a humidade relativa do ar está mais abaixo do normal, ou seja, o ar está seco, lavar as narinas vai hidratar as mucosas impedindo a sua secura.
Pessoas que trabalham em ambientes com ar condicionado onde o ar está sempre frio e seco devem com regularidade fazer o Neti para hidratar as mucosas pois o ar condicionado retira a humidade.


Com certeza a baixa resistência imunológica a que a maioria das pessoas estão sujeitas vem da insuficiência do ar inalado e também de sua qualidade.

A higienização nasal remove as placas de bactérias que se alojam na cavidade nasal, combate os efeitos nocivos da poluição do ar.

Os efeitos de vaso dilatação e de alívio respiratório que sentimos imediatamente após o uso do LOTA, são fantásticos. Quem usa esta técnica durante algum tempo sabe disso.

Ao respirar melhor, promovemos uma melhor oxigenação cerebral, aumentando a lucidez, capacidade de concentração e memória.


Esta técnica quando utilizada frequentemente auxilia, e muito, no combate aos distúrbios do sono, quando a fazemos antes de dormir. O sono torna-se mais reparador, sentindo uma sensação de descanso pela manhã porque as narinas estão disponíveis para a sua função respiratória. Combate o incomodo do ressonar, da apneia. A pessoa que ressona ao dormir respira pela boca ar frio sem filtrar e sem aquecer e ainda inalando todos os ácaros da roupa, fungos e bactérias do ambiente, que podem provocar problemas e inflamação de garganta devido ao sistema imunológico baixo.

Se adoptar-mos o hábito de usar o LOTA pela manhã vamos então tirando os mucos do corpo (característicos de Kapha), os alimentos derivados dos lacticínios aumentam o muco, o catarro e onde eles principalmente se acumulam é no SÍNUS (osso do frontal), origem da sinusite, (inflamação no sínus).


Os benefícios psíquicos:


Analisemos o termo DEPRESSÃO, a própria palavra diz DE-PRESSÃO, (DE = Ausência, falta, PRESSÃO = Ar, gás), Ou seja, falta de AR!

Muito se pode fazer pelas pessoas que fazem tratamento para a depressão se elas respirassem correctamente e melhor!
Assim alguns dos sintomas mais comuns hoje em dia como a ansiedade, sensação de pressão no peito, como se o ar fosse acabar, seguida da angústia, ou seja aquela sensação de não conseguir fazer tudo o que se tem para fazer e dor no peito...ai vem o sufoco....e a sensação de vazio, vazio existencial...

Nessa hora é que damos o devido valor à respiração, sentindo como é bom respirar, como é boa a sensação de alivio, como é bom sentirmos as narinas limpas e a funcionar na sua plenitude.


Função da Água e do Sal:


A água morna tem função vaso dilatadora, o sal (cloreto de sódio) é imprescindível dissociando-se em cloro e sódio, o CLORO age como bactericida e o SÓDIO como anti-séptico.
Adiciona-se uma colher de café de sal para o conteúdo de um lota, aproximadamente 300ml.
Devemos utilizar um bom sal, sal marinho ou flor de sal. O sal tem ainda a função de ajudar a proteger e revestir as mucosas nasais bem como manter sua hidratação. Por isso é que a água sem o sal irrita as mucosas e cria sensação de secura.
Recomendo usar água natural ou mineral.
Aquecer a água (controlar a temperatura da água pois as narinas são muito sensíveis) e colocar no LOTA e misturar o sal.

Para sinusite pode usar duas gotas de extracto de propólis, e para rinite duas gotas de limão, existem ainda outras possibilidades utilizadas para a lavagem das narinas com infusões em que podemos nos beneficiar das propriedades fitoterapêuticas das plantas desde que usadas com bom senso.
Em caso mais específico consultar ou recorrer a um terapeuta.


O fenómeno da Difusão por Capilaridade:


Quando se derrama uma gota de água numa folha de papel a água infiltra-se pelos capilares e espalha-se através de um processo chamado difusão por capilaridade. O mesmo fenómeno acontece quando lavamos as narinas, por diferença de temperatura, (água morna), e concentração, (o sal). O tempo de passagem da água através do septo nasal, vai proporcionar o mesmo fenómeno, ou seja, a solução infiltra-se pelos capilares dos ossos do sinus frontal e seios nasais e nesse momento acontece o amolecimento das crostas do muco, catarro, ou pus da infecção da sinusite, que estão encastradas porque os ossos são porosos, começando assim a expulsar na forma de secreção, ou seja, limpeza.
Os fármacos que “secam” fazem com que as excreções não se libertem, daí que o uso continuo da limpeza nasal tem muito sucesso na cura da sinusite que se faz de uma forma totalmente natural, sem os efeitos colaterais indesejáveis dos fármacos. Por isso o conteúdo do LOTA tem aproximadamente 300 ml para que o tempo da passagem da água pelo septo nasal ronde aproximadamente de um a três minutos.

Esta informação é sempre generalista consulte um terapeuta em casos específicos e para o seu caso especial.





Livro recomendado
Neti: Segredos Terapêuticos do Yoga e da Ayurveda
DAVID FRAWLEY

Compre e encomende aqui a sua lota.
Esta lota foi desenhada e testada de modo que através da sua forma todas as pessoas consigam efectuar esta técnica e que seja executada com mais facilidade.
Os vidrados desta peça são de uso alimentar, não prejudicando a saúde.
Esta peça foi desenhada e é fabricada em Portugal.






5 comentários:

  1. Boa tarde!
    Obrigada pela otima materia. Tenho um dos tímpanos furados e fiquei na dúvida se posso ou nao utilizar a LOTA.
    Obrigada!!!!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. olá sim pode utilizar, pode sentir um pouco mais de pressão mas vai ajudar até na lubrificação e limpeza tanto da visão e do canal auditivo.
      qualquer duvida diga.

      Eliminar
  2. Boa tarde,

    Como posso encomendar? E qual o preço da lota?

    Obrigado

    ResponderEliminar
  3. pode contactar para o meu Email e definimos os modos de envio

    ayurveda.gdm@gmail.com

    Aguardo o seu contacto

    ResponderEliminar
  4. Olá!
    Será que me pode ajudar :) ,
    Adquiri uma lôta em plástico que é mais económica mas cumpre bem a função.
    Comprei porque tenho rinite alérgica e ando a usá-la à 2 semanas mas não estou a tirar 100% beneficio dela porque não à maneira da solução salina sair pela outra narina oposta. Já experimentei de todas as formas cabeça inclinada inclinado para a frente, etc. Fiz um raio x dos seios perianais à poucos anos e é normal a fisionomia. Porque não está a funcionar, consegue me explicar? Grato pela atenção
    Pedro.

    ResponderEliminar