segunda-feira, 29 de outubro de 2018

dia de Dhanwantari 2018






Dia de Dhanwantari 2018


Dia 5 de Novembro O instituto de Medicina Ayurveda vai comemorar o dia com uma oferenda a Dhanwantari e inicia-se o oferenda as 18.30 as 20.30 
vamos ter mantra,  oferenda e luz 




O dia de Dhanwantari e um pouco da sua história

(Este ano 2018 o dia de Dhanwantari é comemorado dia 5 de Novembro)

Diwali (também designado como, Deepavali, Deepawali ou Dipawali) é uma festa hindu, conhecida também como o festival das luzes.
Deepavali significa “Deep” quer dizer “luz ou lâmpada”, e “avali” significa “em fila”. Ao longo dos séculos Diwali tornou-se um festival nacional que é apreciado pela maioria dos indianos independentemente da fé: hindus, jainistas, budistas e sikhs.
Diwali é celebrado uma vez por ano, e nesse período as pessoas partilham doces, acendem velas e lançam fogo de artifício. É considerado que este festival pelas suas características simboliza a destruição das forças do mal.
Diwali é comemorado durante 5 dias, sendo no terceiro dia do festival  designado por Dhanteras, comemorado o Dhanwantari  jayanti, o aniversário do senhor Dhanwantari , sendo este dia também  conhecido como Dhantrayodashi ou Dhanwantari Triodasi.

As pessoas que adoram o Senhor Dhanvantari, acendendo as lâmpadas de barro (Diya) no limiar de suas casas, sendo abençoadas com boa saúde e protegidas contra a morte prematura.

Quem é o senhor Dhanwantari?
Dhanwantari é uma encarnação de Vishnu. O próprio Vishnu encarna como Dhanwantari e restabelece a tradição do Ayurveda no mundo para ajudar a aliviar o sofrimento da humanidade. Dhanwantari é considerado o deus dos médicos e considerado o pai da Medicina Ayurveda, considerado como o primeiro médico Ayurvédico, sendo o seu mais antigo praticante, o primeiro cirurgião do mundo e o pioneiro das práticas médicas modernas, como cirurgia plástica, também conhecido pela sua prática no departamento de cirurgia. Acharya Sushruta (pai da cirurgia) aprendeu as técnicas e a prática em cirurgia do Lord Dhanwantari.

A história  por trás deste festival

Se as pessoas adorarem a Deus Dhanvantri no dia de Dhanteras, acendendo lâmpadas
no limiar de suas casas, sendo abençoadas com boa saúde e protegidas contra a morte prematura.