quinta-feira, 6 de julho de 2023

A importância do sono REN e o meu testemunho

 

 

A importância do sono REN e o meu testemunho

Aqui vos deixo o meu relato sobre o sono REM  e ao mesmo tempo o que a minha meditação da manhã apresentou hoje nunca sabemos o que vem mas normalmente vem coisas boas 

Nesta minha meditação da manhã de hoje como podem ver em baixo apresentou 30 minutos de sono REM contínuos que é esplêndido.

consulte abaixo os benefícios do sono REM



 

Por que o sono REM é importante

Atingir o estágio do sono REM é importante para fixar as memórias, processar as experiências e os conhecimentos adquiridos durante o dia. Além disso, o sono REM garante uma boa noite de descanso e equilíbrio geral do organismo, ajudando a prevenir doenças do coração e problemas mentais e psicológicos, como ansiedade e depressão.

Nos bebês e crianças, o sono REM é ainda mais importante pois como estão a passar por um momento de intenso desenvolvimento, o cérebro precisa de organizar todo a aprendizagem adquirida e acumulada diariamente para depois reproduzir o que aprendeu. Desta forma, é natural que as crianças atinjam mais rapidamente e se mantenham mais tempo no sono REM do que os adultos.

Como acontece

Durante o sono existe um ciclo de várias fases e o sono REM acontece na quarta fase, por isso demora-se a chegar a este período.

Primeiro, o corpo passa por um processo de sono Leve, que consiste numa primeira etapa do sono leve, e depois outra etapa, também de sono leve, que pode demorar em média 20 minutos.

Após essas duas etapas é que o corpo atinge o sono REM e a pessoa passa a ter um sono mais estimulante e pode ter alterações no corpo, como alguns movimentos rápidos dos olhos, aumento do funcionamento cerebral, e respiração e batimentos cardíacos ligeiramente mais rápidos.

A duração do sono REM depende de cada pessoa e do tempo total de sono, sendo que durante a noite a pessoa passa por essa fase algumas vezes, repetindo o ciclo de 4 a 5 vezes.

Fases do sono 

Em linhas gerais, podemos dizer que o sono de qualidade depende da regulação do ciclo circadiano e das boas fases sono. O ciclo circadiano (ou ritmo circadiano) é uma espécie de relógio biológico que opera nas 24 horas diárias: à medida que a luz natural cai à noite, o corpo libera a melatonina, o hormônio responsável pela sonolência; ao amanhecer, o corpo secreta o cortisol, que tem a função de deixar o corpo alerta.

O sono é composto por quatro etapas, que são designadas pela sigla REM (Rapid Eye Movement — em português: “movimento rápido dos olhos”). As três primeiras fases são chamadas de não REM (N1, N2 e N3), e a última de REM. Veja, a seguir, as principais características de cada uma delas.

  • Fase N1: é a transição entre a vigília e o sono, quando os movimentos oculares começam a diminuir, bem como a frequência cardíaca e a respiração. Os músculos começam a relaxar, e as ondas cerebrais desaceleram;
  • Fase N2: o sono vai se aprofundando na medida em que a frequência cardíaca e a respiração continuam diminuindo, e os músculos ficam ainda mais relaxados. Os movimentos dos olhos cessam, a temperatura corporal diminui, e as ondas cerebrais também permanecem lentas;
  • Fase N3: o batimento cardíaco, a respiração e a atividade cerebral atingem seus níveis mais baixos, e os músculos alcançam o nível máximo de relaxamento. É a etapa mais profunda do sono e é quando o organismo libera hormônios ligados ao crescimento e promove o processo de recuperação celular;
  • Fase REM: Os sonhos podem ocorrer em todas as fases do sono, mas geralmente são mais comuns, vividos e intensos na fase REM.  Nessa fase, os olhos permanecem fechados, mas movem-se rapidamente de um lado para o outro. A frequência cardíaca e a pressão arterial aumentam, mas os músculos ficam totalmente paralisados. Essa etapa é muito importante para a saúde do cérebro, pois é ela que ajuda a manter as funções cognitivas, como memória, criatividade e capacidade de aprendizagem.

As fases do sono vão-se repetindo durante toda a noite, até voltar à fase REM do sono, que vai ficando cada vez maior em cada ciclo.

Como atingir o sono REM

Como podem verificar devem praticar meditação

Mas também o importante para atingir o sono REM e melhorar a qualidade do tempo de descanso durante a noite é ideal seguir algumas medidas, como estabelecer uma rotina noturna (que no Ayurveda se designa por Ratricharya ) para dormir para preparar o corpo e a mente, sendo necessário reduzir a luz do ambiente, evitar sons altos e não usar o celular e nem assistir televisão logo antes de dormir.

Além disso, deve-se manter a temperatura do quarto entre 19 a 21 graus, pois um clima agradável também é importante para o corpo descansar adequadamente e não é recomendado ingerir alimentos e nem bebidas com muito açúcar, cafeína e álcool pois isto pode influenciar negativamente a qualidade do sono. 

 

aqui vos deixo um conselho pratiquem meditação 

até um dia destes

 

Sem comentários:

Enviar um comentário