quarta-feira, 1 de novembro de 2023

Tâmaras secas

 

 Comemorando o dia Mundial do vegetarianismo aqui vos deixo mais um artigo que considero importante

 

Tamaras secas:

Que importância têm para o nosso corpo?

A tamara é uma fruta que cresce na tamareira (Phoenix dactylifera), que é uma palmeira que se cultiva há milênios. A sua origem é desconhecida, mas acredita-se que seria originária dos oásis da zona desértica do norte de África, embora haja quem admita uma origem no sudoeste da Ásia. Tem uma dimensão média, de 15 a 25 metros de altura, mas em geral crescendo isolada. As folhas são de grandes dimensões, com até três metros de comprimento, com pecíolo espinhoso e cerca de 150 folíolos. Cada folíolo tem cerca de 30 cm de comprimento e 2 cm de largura.  A tamareira possui uma alta diversidade de textura, forma, cor e composição química, dependendo do genótipo, ambiente, estação do ano e práticas de cultivo. Os benefícios da tâmara a tornam um alimento muito saudável.

Segundo vários autores afirmam que existem mais de 300 variedades de Tamaras, que são classificadas em 3 grande grupos:

Moles (por exemplo: Barhee, Halawy, Khadrawy, Medjool),

Semi-secas (por exemplo: Dayri, Deglet Nour, Zahidi) e

Secas (por exemplo: Thoory).

Desidratadas

Neste caso vou falar das tamaras secas que têm sido um ingrediente/ fruta básico utilizado há milhares de anos, o que muitos historiadores dizem que é a fruta cultivada mais antiga.

Eles são especialmente importantes durante o mês do Ramadao, após longos dias de jejum ou para celebrar o final de um mês conhecido como Eid al-Fitr (é uma celebração muçulmana que marca o fim do jejum do Ramadão). Até hoje, as tamaras secas permanecem comuns em todo o Médio Oriente, onde são apreciadas tanto sendo ingeridas como na utilização de diversas receitas.

Muitas pessoas preferem as tâmaras secas em deterimento das tâmaras frescas pois adquirem um melhor sabor, textura, pois o processo de secagem aumenta os níveis de certos minerais.

AS tâmaras são usadas como alimento há mais de 6000 anos, mas também são usadas como medicamento. Neste caso podem ser utilizadas para Induzir o trabalho de parto, desintoxicar o corpo ou mesmo diminuir as inflamações do corpo. As tâmaras têm ainda imensos benefícios.

Informação nutricional

Por 100gr contém:

  • Calorias/ energia: 277 kcal
  • Hidratos de carbono: 75 gr
  • Fibra: 7 gr
  • Proteína: 2 gramas
  • Potássio: 696mg , 20%  (IDR)
  • Magnésio: 54gr,  14% da IDR
  • Cobre: 0,362, 18% da IDR
  • Manganês: 15% da IDR
  • Ferro: 5% da IDR
  • Vitamina B6 (Piridoxina) : 0,249mg,  12% da IDR
  • Vitamina B3 ( Niacina): 1,61mg
  • Açúcares: 66,5 gr
  • Glicose: 33,5gr
  • Frutose: 32gr
  • Gordura:0,15gr
  • Cálcio: 64mg
  • Beta-caroteno 89mg

 (IDR) Ingestão Diária Recomendada

As tâmaras são facilmente digeridas e absorvidas, o que dá à pessoa mais energia e atividade, sendo adequadas para as crianças utilizadas como alimento pois contém os elementos fundamentais e básicos para o seu crescimento.

Importantes para o tratamento do sistema nervoso e neuro-sensor, bem como um excelente tônico geral para o corpo, fígado e rins, e tratamento da obstipação.

As tâmaras secas são os frutos mais ricos em polifenóis. Esses compostos fornecem uma ampla variedade de benefícios para a saúde, melhora a digestão, gere os diabetes, havendo alguma informação que afirma que são muito eficazes na prevenção do câncer. 

 

Benefícios das tâmaras secas

Como vimos atrás as tâmaras secas são uma grande fonte de fibra e também incluem várias vitaminas e minerais importantes, mas com o evoluir dos anos os estudos da medicina tem evoluído muito em relação ao uso das tâmaras. Apresenta vários benefícios em muitos tratamentos como por exemplo:

Benefícios da gravidez

Utilizadas nos últimos estágios da gravidez, pois o seu teor de fibras elevado ajudar na obstipação e outros problemas gastrointestinais que as mulheres grávidas muitas vezes têm. Outra utilização importante como disse atrás é o da indução do trabalho de parto, havendo até quem afirme que substitui a indução de gravidez clinica.

Aumento da energia

Diminuem a fadiga pelas grandes quantidades que têm de ferro. A combinação do alto teor de ferro e hidratos de carbono encontrados em tâmaras secas pode fornecer um impulso útil de energia.

Benefícios para crianças

As tâmaras são consideradas o melhor alimento para crianças pequenas pelas poie elas precisam de muita energia, e, aí as tâmaras preenchem as suas necessidades pois contêm muitos nutriente, hidratos de carbono, proteínas e minerais necessários para toda a sua estrutura física e mental, produzindo um melhor desenvolvimento e a melhoria das suas capacidades e dos sentidos. As tâmaras produzem nas crianças uma diminuição da preguiça e das insónias, mas essencialmente auxilia na estrutura muscular e esquelética e aí melhora e auxilia o crescimento do cabelo, auxilia na formação e na estruturação dos ossos e de todos os tecidos muscular.

Tratamento dos dentes

Como referi atrás os benefícios das tâmaras são imensos entre os quais ajudam no crescimento dos dentes e no tratamento de várias doenças dentárias, pelos minerais e vitaminas que contêm, incluindo vitamina A, vitamina B1 e vitamina B2, contém flúor, que é a substância resistente.     , mas também contém uma grande proporção de cálcio, cobalto, cobre, fósforo, sódio e zinco, todos os quais são importantes para fortalecer os dentes e reduzir as cáries dentária

Tratamento das  gengivas

 
As tâmaras também são um alimento que ajuda a tratar a doença das gengivas porque contém vitamina C, que também ajuda a tratar vasos sanguíneos fracos, vitamina C 2 ou ácido ascórbico, que ajuda a tratar casos de fraqueza global e tratar ossos e dentes fracos, além de conter cálcio, fósforo e vitamina A.

Também pelas quantidades de vitamina B, são usados para tratar a inflamação dos lábios, inflamação das membranas mucosas da cavidade oral e cicatrização de feridas em geral.

Quando falamos de gengivas e dentes temos de considerar por exemplo os vegetarianos que normalmente pelo tipo de comida que ingerem vão ficando com as gengivas mais sensíveis e mesmo os dentes. ( todas as pessoas que têm cães sabem o que estou a dizer pois a todos os cães são dados sticks duros para que possam fortalecer os dentes e as gengivas). Uma das questões que coloco é porque nós não fazemos isso, porque não fortalecemos as nossas gengivas e os nossos dentes, neste caso as tâmaras secas desidratadas são uma boa forma de tratarmos as nossas gengivas e os nossos dentes.

 

Modos de usar

 

Eu pessoalmente uso as tâmaras em fruto mas podem ser utilizadas de várias maneiras em bolos até como adoçante, ou especialmente misturados e batido com leite. Também existe o xarope de tâmaras que pode ser misturado com leite

Riscos potenciais de datas secas

Datas secas podem conter altos níveis de polifenóis (antioxidantes), minerais e fibras, mas essas qualidades também podem ser problemáticas para algumas pessoas. Outra questão importante é que as Tamaras secas podem conter sulfitos (produtos químicos encontrados em alguns alimentos)

Outro elemento a ter em atenção é que as tâmaras podem produzir algumas alergias provenientes não das tâmaras mas sim dos sulfitos e os sintomas podem ser de alguma sensibilidade ocular, alguma comichão, os olhos podem lacrimejar ou ficarem vermelhos ou mesmo algum corrimento nasal depois de comer as tâmaras.

Outros cuidados a ter em atenção

As tâmaras contêm um alto teor de açucar que pode ser potencializado pela relação que as vitaminas e os minerais que estas fornecem. Não se esqueça que quando um fruto é seco vamos aumentar e potencializar mais os níveis de açúcar dessas frutas.

As tâmaras apresentam também um alto teor de calorias, não se esqueça que duas tâmaras contêm 110 calorias. Isto é bom para quem quer um “shot” de energia mas preocupante quando associada com outros alimento. Portanto quando quiser emagrecer tenha muito cuidado na ingestão de tâmaras.

 

qualquer duvida ou se pretender adquirir as tamaras desidratadas para as gengivas não duvide em nos contactar

 

Sem comentários:

Enviar um comentário